Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

«Lisboa pode voltar a ser uma grande capital marítima», admite Jorge d Almeida

O Presidente da Comunidade Portuária e Logística de Sines marcou presença na última edição do programa ‘Fronteiras’, emitido pela RTP3, tendo analisado a economia do Mar portuguesa e as capacidades do sector marítimo-portuário em gerar mais-valias para Portugal. Jorge d’Almeida frisou, quando questionado sobre uma possível falta de aposta nas potencialidades do Mar, que «Lisboa pode voltar a ser uma grande capital marítima».

Para que Lisboa volte a deter esse estatuto de «capital marítima», explicou Jorge d’Almeida, será necessária uma confluência de interesses pujante o suficiente para dar corpo a um caso de sucesso como aquele que se viveu e ainda se vive no Porto de Sines – uma coordenada e profícua sinergia de interesses entre a esfera privada e a pública, algo que esteve na origem da acentuada evolução do porto alentejano nos últimos 15 anos.

Lisboa como «grande capital marítima» – é preciso «convergência de interesses»

«Lisboa pode voltar a ser uma grande capital marítima, mas, para isso, é preciso haver uma convergência de, essencialmente, interesses públicos e de privados. Depois, também é preciso um pouco de sorte. Posso contar a história do que se passou em Sines», afirmou o presidente da comunidade portuária e logística de Sines, narrando depois a origem da «história de sucesso»: a cooperação entre a operadora PSA e a visão estratégia auxiliar da então Secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino (que viria depois, a desempenhar o papel de Ministra do Mar).

A origem do sucesso do Porto de Sines (hoje líder portuário crónico da movimentação de mercadorias) contém em si o playbook para criar conexões úteis que conjuguem interesses em prol de um desenvolvimento de grande escala – para Jorge d’Almeida, esta será a receita a seguir por Lisboa. A aposta da PSA, um dos maiores operadores de terminais do mundo, arrastou consigo o interesse de um dos maiores armadores, a MSC. Depois de várias décadas devotado a um plano secundário, o porto alentejano ascendeu a uma posição de incontestável domínio.

«Sines é hoje um porto de sucesso que teve um princípio difícil. Mas foi um sucesso porque houve uma combinação única, de facto, do interesse do maior operador portuário do mundo, a PSA, em Sines, que depois conseguiu trazer um dos maiores operadores marítimos do mundo, a MSC, mas houve também a felicidade de haver uma grande convergência com a tutela, na altura, à frente da qual estava a engenheira Ana Paula Vitorino, enquanto , e, depois, como Ministra do Mar. Essa cooperação foi absolutamente crítica», explicou Jorge d’Almeida.

fonte