Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
PORTO DE SETÚBAL
Plataforma Janela Única Logística entra em actividade em Março de 2020
A Janela Única Logística (JUL) entra em aCtividade no Porto de Setúbal já em março DE 2020, constituindo um passo significativo para tornar o porto mais competitivo, com processos totalmente digitais, mais rápidos e mais baratos, e concretizando um projeto integrado na “Estratégia para o Aumento da Competitividade da Rede de Portos Comerciais do Continente — Horizonte 2026”, aprovada por Resolução do Conselho de Ministros sob iniciativa do Ministério do Mar.
Para preparar a entrada em funcionamento da JUL, a APSS realizou em 10 de Outubro uma demonstração dessa plataforma a agentes de navegação, autoridades e prestadores de serviços, a qual se revelou bastante útil pois permitiu proporcionar bastante informação e esclarecer muitos aspetos relacionados com o funcionamento, objetivos e vantagens decorrentes da sua utilização.
A JUL é um alargamento da Janela Única Portuária (JUP) a todos os modos de transporte terrestre, desenvolvendo a ligação aos portos secos e plataformas logísticas, irá contribuir para o aumento da competitividade das cadeias logísticas nacionais através da desmaterialização e redução do tempo de transporte, englobando os modos de transporte terrestre e os diferentes intervenientes na cadeia logística de transporte de mercadorias situados no hinterland dos portos.
O projeto JUL é desenvolvido pela Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), sob a tutela do Ministério do Mar que coordena e envolve outros organismos deste ministério e a Associação dos Portos de Portugal (APP).
O primeiro projeto-piloto foi lançado, em abril deste ano, nos portos da região Autónoma da Madeira, vocacionado para a gestão das escalas de navios nos portos sob administração da APRAM, um segundo foi apresentado, em setembro, no porto de Sines.