Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Janela Única Logística avança no Porto de Sines

Uniformizar procedimentos dentro dos portos portugueses na liderança dos processos de digitalização portuária, possibilitando que na mesma plataforma todas as entidades envolvidas numa escala possam intervir, é a grande meta do projecto Janela Única Logística (JUL), cujo segundo piloto foi esta semana apresentado no Porto de Sines.

O segundo piloto da JUL no Porto de Sines tem por objectivo alargar o conceito da Janela Única Portuária a toda a cadeia logística, "integrando os meios de transporte terrestres, rodovia e ferrovia, incluindo as ligações aos portos secos e plataformas logísticas, garantindo ainda aplicação para a 'última milha', numa lógica de total intermodalidade", explica a Administração dos Porto de Sines e do Algarve (APS) em comunicado.

Durante a sessão, o presidente da APS salientou a importância deste investimento enquadrado nos objectivos definidos pelo Ministério do Mar no âmbito da Estratégia para o Aumento da Competitividade Portuária.

Com efeito, disse José Luís Cacho, "a JUL contribuirá para portos cada vez mais modernos e simplificados, e integrará toda a cadeia logística, oferecendo fiabilidade, celeridade, eficiência e elevados índices de conectividade no hinterland e no foreland".

Já José Simão, director-geral da DGRM e coordenador nacional do projecto JUL, ressalvou a importância do decreto-lei, recentemente aprovado em Conselho de Ministros, que define as condições de funcionamento e acesso aplicáveis à JUL, designadamente quanto à sua governação, gestão e operação.

fonte