Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

30 DE JULHO DE 1922

O comboio chega a Lagos

A inauguração do caminho de ferro de Portimão a Lagos aconteceu a 30 de Julho de 1922. Foi um verdadeiro momento de júbilo para as populações servidas pela nova linha.

O dia amanheceu em Lagos com uma arruada da banda de música e com salvas de morteiros. Para o jornal “O Século”, a população vivia “horas d’um entusiasmo delirante, chegando a todo o momento forasteiros”.

O comboio especial era aguardado por volta das 11h40, e a essa hora, apesar do intenso calor que se sentia, a estação encontrava-se repleta, populares, entidades oficiais, associações de classe, força de infantaria, mais de dez mil pessoas, na estimativa de “O Século”.

Após uma viagem sem qualquer incidente, e uma breve paragem em Portimão, onde subiram os deputados da região, ministro do Comércio e governador civil, o comboio prosseguiu, agora no novo ramal.

As estações do percurso encontravam-se embandeiradas, repletas de povo, e com bandas de música, tendo a composição ministerial entrado nas agulhas em Lagos à tabela.

Nesse exato momento e de acordo com o “Correio do Sul”, subiram ao ar “inúmeros foguetes, anunciando à cidade a chegada do primeiro comboio”, simultaneamente ecoou nos ares uma sonora salva de palmas, misturada com vivas à República.

para ler na íntegra aqui