Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
30 DE JULHO DE 1922
O comboio chega a Lagos
A inauguração do caminho de ferro de Portimão a Lagos aconteceu a 30 de Julho de 1922. Foi um verdadeiro momento de júbilo para as populações servidas pela nova linha.
O dia amanheceu em Lagos com uma arruada da banda de música e com salvas de morteiros. Para o jornal “O Século”, a população vivia “horas d’um entusiasmo delirante, chegando a todo o momento forasteiros”.
O comboio especial era aguardado por volta das 11h40, e a essa hora, apesar do intenso calor que se sentia, a estação encontrava-se repleta, populares, entidades oficiais, associações de classe, força de infantaria, mais de dez mil pessoas, na estimativa de “O Século”.
Após uma viagem sem qualquer incidente, e uma breve paragem em Portimão, onde subiram os deputados da região, ministro do Comércio e governador civil, o comboio prosseguiu, agora no novo ramal.
As estações do percurso encontravam-se embandeiradas, repletas de povo, e com bandas de música, tendo a composição ministerial entrado nas agulhas em Lagos à tabela.
Nesse exato momento e de acordo com o “Correio do Sul”, subiram ao ar “inúmeros foguetes, anunciando à cidade a chegada do primeiro comboio”, simultaneamente ecoou nos ares uma sonora salva de palmas, misturada com vivas à República.