Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

VIAJANDO PELA HISTÓRIA EM FOTOS | TIM MOTION

Imagens inéditas do Algarve nos anos 60 e 70

Entre 1962 e 1975, o inglês Tim Motion viveu no Algarve e fotografou copiosamente. As imagens, que ficaram guardadas até 2016 no arquivo pessoal do fotógrafo, ilustram uma região sob o jugo da ditadura e em período de transição democrática sob "um olhar quase neo-realista, distinto de todos os já existentes sobre o Algarve".

Tim Motion recorda como era viver na Praia do Carvoeiro durante esse período: "Eu possuía um dos dois únicos automóveis que existiam nesses tempos no Carvoeiro e tinha uma máquina fotográfica muito simples, uma Ricoh 35, destinada a 'apontamentos' rápidos de paisagens". Na altura, Motion não se assumia como fotógrafo, mas sim como um voyeur. "O meu cérebro era a minha película", escreveu. "Nos primeiros meses em que vivi no Algarve eu era apenas um pintor a observar atenta e detalhadamente todos os pormenores e toda a luminosidade de uma qualquer paisagem encantadora com que me deparava. Depois veio um período de emocionante transição, em que procurava capturar em película fotográfica, sem necessidade de posterior reenquadramento, os muito citados e louvados 'momentos decisivos' de Henri Cartier-Bresson e de outros grandes fotógrafos do quotidiano que então admirava.

GALERIA FOTOGRÁFICA PARA VER AQUI