Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
VIAJANDO PELA HISTÓRIA
Carvoeiro em 1918
Carvoeiro constituía a terceira praia sugerida pelo guia "“As nossas Praias – indicações gerais para uso de banhistas e turistas”. Povoação piscatória, com “uma bela praia de banhos e excelentes casas de habitação, tanto permanente como temporária”.
Durante o Verão, funcionava um casino com interessantes diversões e com todas as comodidades para os banhistas.
Construído por Patrício Eugénio Júdice, era então, em 1918, explorado pela sua viúva. Nas imediações, localizavam-se quatro armações de sardinha e uma de atum. O principal comércio da área era vinho, figo, amêndoa e alfarroba, que exportava com profusão.
Tinha ainda indústrias de conserva de sardinha e atum e diversas fábricas de louça ordinária, bem como lagares de azeite.
Só existia um hotel e uma hospedaria, mas em Lagoa. Distância que os banhistas faziam de carro ou a pé, às primeiras horas da manhã.
Também na sede de concelho havia um Ateneu, onde eram permitidos jogos legais, leitura de jornais e revistas e se realizavam, de quando em vez, “diversões instrutivas, soirées, etc.”