Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

E se fôssemos nós as vítimas do plástico nos oceanos?

O projecto CH2=CH2, do fotógrafo Rúben Caeiro, tem por base uma premissa simples: "E se, em vez de animais marinhos, fôssemos nós, os seres humanos, a sofrer na pele, no corpo, os danos que resultam do contacto com o plástico?" Rúben recorda a imagem de uma tartaruga, que o marcou. "Ela estava deformada porque tinha um anel de plástico em torno do dorso", refere, em entrevista ao P3.

Transferir essa deformação para o corpo humano foi o objectivo do estudante algarvio de 23 anos. "Não nos deixemos enganar: o plástico que está espalhado pelos oceanos não é, exclusivamente, um problema da fauna marítima. Os microplásticos já se tornaram, infelizmente, parte da nossa dieta e isso trará, mais cedo ou mais tarde, consequências cada vez mais graves para a saúde humana."

Foi em Berlim, ao abrigo do programa Erasmus+, que Rúben desenvolveu a série de 50 retratos do projecto que estará patente, até ao final de Julho, na Escola de Tecnologias Inovação e Criação (ETIC), em Faro. "A intenção do projecto é alertar para este problema e para a necessidade urgente de reflectirmos e tomarmos uma atitude. Eu já abandonei, em parte, o uso do plástico na minha vida, assim como as pessoas que estão em meu redor." E tu? Quanto tempo irá passar até tomares uma atitude?

VEJA AS FOTOS