Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
VIAJANDO PELA HISTÓRIA
As Citroen-peixarias do SAPP
Com a generalização do equipamento de frio no comércio a retalho, a partir de 1967, e com a entrada em funcionamento, em simultâneo, com a nova doca de Pedrouços e da “Docapesca”, e ciente do aumento do consumo dos congelados por parte da população, o Comandante Tenreiro, lança na imprensa, rádio e televisão uma ampla e ambiciosa campanha de propaganda ao consumo de peixe congelado, conduzida pelo seu secretário Henrique Parreirão, e celebrizada pelos desenhos de José de Oliveira Cosme e pela locução de Artur Agostinho. Esta, ficaria célebre como a campanha da “Menina Pescadinha”, apesar do Comandante Henrique Tenreiro recomendar que «O Parreirão deve incluir na propaganda o peixe fresco e todas as espécies de congelados. Não podemos estar só a fazer propaganda da pescada congelada.»
Além da publicidade, com o plano definido para os anos de 1966 e 1967 e financiado pelo Ministério da Economia com 10.000 contos (10 milhões de escudos) anuais, foi contemplada «a oferta de 400 câmaras de frio ao comércio a retalho, num primeiro momento, e, mais tarde, a venda a crédito desse equipamento, fornecido à Gel-Mar na sua maior parte pelo accionista Empresa Industrial de Frio, Lda., e depois cedida por aquela ao comércio.».
Esta iniciativa foi simultânea com a criação de uma frota, de 152 viaturas-peixarias, “Citröen” HY, entre carros frigoríficos e isotérmicos, para venda ambulante de peixe fresco, pelo “SAPP - Serviço de Abastecimento de Peixe ao País”. Ao mesmo tempo a partir dessa data, o “SAPP” é dotado de 132 postos em todo o território continental. Situação que para alguns técnicos explica que se tenham registado falhas de funcionalidade na rede de frio de apoio à distribuição, dado que fora instalada em conjugação com os circuitos de comercialização do pescado fresco.
A CITROEN HY
Em Portugal são recordadas as famosas bibliotecas itinerantes, (Gulbenkian, CML) que grandes serviços prestaram à comunidade. Foi através destas bibliotecas que grande parte da população portuguesa entrou pela primeira vez em contacto com a leitura.
A (SAPP) com os seus 150 carros-peixarias (1970), também foi uma referência e outras empresas portuguesas também utilizavam a HY, como por exemplo a Autosil, Cidla, CRGE, Grandela, Sonap, Sagres, Ucal , Tinturaria Portugália, Ministério das Finanças...
mais detalhes