Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

VIAJANDO PELA HISTÓRIA

As Citroen-peixarias do SAPP

Com a generalização do equipamento de frio no comércio a retalho, a partir de 1967, e com a entrada em funcionamento, em simultâneo, com a nova doca de Pedrouços e da “Docapesca”, e ciente do aumento do consumo dos congelados por parte da população, o Comandante Tenreiro, lança na imprensa, rádio e televisão uma ampla e ambiciosa campanha de propaganda ao consumo de peixe congelado, conduzida pelo seu secretário Henrique Parreirão, e celebrizada pelos desenhos de José de Oliveira Cosme e pela locução de Artur Agostinho. Esta, ficaria célebre como a campanha da “Menina Pescadinha”, apesar do Comandante Henrique Tenreiro recomendar que «O Parreirão deve incluir na propaganda o peixe fresco e todas as espécies de congelados. Não podemos estar só a fazer propaganda da pescada congelada.»

Além da publicidade, com o plano definido para os anos de 1966 e 1967 e financiado pelo Ministério da Economia com 10.000 contos (10 milhões de escudos) anuais, foi contemplada «a oferta de 400 câmaras de frio ao comércio a retalho, num primeiro momento, e, mais tarde, a venda a crédito desse equipamento, fornecido à Gel-Mar na sua maior parte pelo accionista Empresa Industrial de Frio, Lda., e depois cedida por aquela ao comércio.».

Esta iniciativa foi simultânea com a criação de uma frota, de 152 viaturas-peixarias, “Citröen” HY, entre carros frigoríficos e isotérmicos, para venda ambulante de peixe fresco, pelo “SAPP - Serviço de Abastecimento de Peixe ao País”. Ao mesmo tempo a partir dessa data, o “SAPP” é dotado de 132 postos em todo o território continental. Situação que para alguns técnicos explica que se tenham registado falhas de funcionalidade na rede de frio de apoio à distribuição, dado que fora instalada em conjugação com os circuitos de comercialização do pescado fresco.

mais detalhes

A CITROEN HY

Em Portugal são recordadas as famosas bibliotecas itinerantes, (Gulbenkian, CML) que grandes serviços prestaram à comunidade. Foi através destas bibliotecas que grande parte da população portuguesa entrou pela primeira vez em contacto com a leitura.
A (SAPP) com os seus 150 carros-peixarias (1970), também foi uma referência e outras empresas portuguesas também utilizavam a HY, como por exemplo a Autosil, Cidla, CRGE, Grandela, Sonap, Sagres, Ucal , Tinturaria Portugália, Ministério das Finanças...

mais detalhes