Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
VIAJANDO PELA HISTÓRIA | 23.12.1822
Nasce Wilhelm Bauer
Wilhelm Bauer foi um engenheiro e inventor alemão. Construiu diversos submarinos sem motor, accionados manualmente. O submarino Brandtauscheur, de sua autoria, contava com a originalidade de manter a estabilidade a navegar em imersão, uma característica que não era fácil de obter.
Foi no ano de 1850 que Bauer efectuou experiências em Kiel, que tiveram como aspecto relevante o efeito surpresa, pois acabaram por surpreender os navios inimigos que se encontravam a bloquear o porto de Kiel. Contudo, estas experiências não tiveram sucesso na totalidade, pois o submarino assentou no fundo após o casco ter cedido.
Foi necessário fazer entrar água para dentro do submarino equilibrando a pressão interna e externa, caso contrário seria impossíve abrir a escotilha a fim de permitir que os tripulantes saíssem e nadassem até à superfície. Bauer tentou vender o seu modelo junto de Inglaterra e da Áustria, mas sem sucesso, e só com o apoio da Rússia conseguiu projetar o Diabo Marinho. Após várias experiências foi ordenado a Bauer que passasse por debaixo de um navio ancorado, e Bauer assim o fez. No entanto ficou com o Diabo Marinho enterrado na areia, isto porque um fator a ser estudado foi esquecido, a profundidade. Embora Bauer tenha conseguido recuperar o seu submarino, as autoridades russas desinteressaram-se do projeto.