Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
VIAJANDO PELA HISTÓRIA | 28.01.1608
Nasce Giovanni Borelli | Biomecânica, Barbatanas e Submarinos
As primeiras referências às barbatanas aparentemente são de aproximadamente 1680, na obra do médico italiano Giovanni Borelli (1608-1679), famoso por ter previsto diversos avanços da ciência que só viriam a tornar-se realidade muitos anos depois. Borelli estudou os movimentos de diversos animais (incluindo homens, focas, sapos e peixes) e projetou um equipamento que permitiria ao homem permanecer debaixo d’agua por muito mais tempo ou, nas suas palavras, “andar no fundo como um caranguejo, ou nadar como um sapo com suas mãos e pés”.
Durante anos elas apareceram em ilustrações, como em uma obra alemã entitulada Theatrum Pontificale oder Des Schau-Platzes der Brücken-Baues, publicada em Leipzig em 1726. Mas a popularização das barbatanas como as conhecemos hoje parece ter acontecido somente por volta de por volta de 1935, quando o francês Louis de Courlieu patenteou e fabricou os primeiros modelos de borracha com bolsos moldados para os pés.
Em 1937 Philippe Tailliez Jacques Cousteau utilizavam barbatanas (nadadeiras no Brasil), óculos, snorkels e arpões no Mediterrâneo e poucos anos depois, logo antes do início da Segunda Guerra Mundial, as nadadeiras podiam ser encontradas com grande facilidade. A partir daí, poucos mergulhadores se aventurariam na água sem um par de “pés-de-pato”...
fonte
Também no século XVII, o padre italiano Giovanni Alfonso Borelli produziu teorias que fizeram com que ele fosse considerado até hoje o pai da biomecânica. Foi ele que escreveu o tratado de “Motu Animalium”, lançado em 1630 ou 1631, que descreveu a quantidade de força produzida por vários músculos e a perda de força em conseqüência de uma ação mecânica desfavorável.
Além disso, Borelli é o responsável por contribuições fundamentais ao estudo do movimento, como a determinação do centro de gravidade do corpo humano, a interligação da inspiração com a ação muscular e da expiração com a elasticidade dos tecidos e o funcionamento dos ossos como alavancas para o movimento.
O avanço concebido com os estudos de Borelli sobre o movimento foi complementado pelas teorias de Isaac Newton, que estabeleceu as leis da dinâmica moderna, formulou a lei de gravitação universal e sistematizou a física a partir de leis que regem o movimento e o repouso dos corpos.