Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
3 DE FEVEREIRO DE 1488
Bartolomeu Dias chega à Baía de Mossel
…Como lhes pareceram hostis, os navegadores continuaram para leste, entrando numa baía a que puseram o nome de Aguada de S. Brás, por ser dia 3 de Fevereiro, onde desembarcaram e se abasteceram de água fresca. É a actual Mossel Bay (Baía dos Mexilhões). Sem se aperceberem disso, tinham dobrado a África.
Seguindo viagem, foram cartografando todos os pontos de interesse, como o Cabo Talhado e o Golfo dos Pastores (actuais Cape Seal e St. Francis Bay), o Cabo da Roca (Cape Recife) e a Angra da Alagoa (Algoa Bay), tão extensa que nela acharam os ilhéus de Santa Cruz primeiro e os Chãos mais à frente (St. Croix e Bird Islands).
Aqui, Bartolomeu Dias teve de ceder à pressão de toda a tripulação que queria regressar à pátria. Há cerca de sete meses que navegavam, tendo já ultrapassado em 350 léguas a anterior expedição de Diogo Cão, sem que descobrissem a passagem para o Índico! È certo que tinham desfeito o mito do terrível Atlântico… Não havia águas ferventes, nem monstros com cabeça de cão, ou sem cabeça e com os olhos na barriga… Nem tinham caído no precipício que havia no fim desse mar, porque nada mais havia para além dele! Mas estavam fartos e cansados, com falta de vitaminas, além de que não se via nada onde pudessem fazer aguada… Embora contrariado, aceitou, pedindo apenas mais três dias de navegação, o que lhe foi concedido.