Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
Celebrações dos 500 anos da circum-navegação de Fernão de Magalhães
Portugal apresenta um plano de iniciativas que visa celebrar o V Centenário da Circum-Navegação do navegador português Fernão de Magalhães, precisamente no dia em que se celebram 499 anos da partida dessa expedição.
A tarefa de conduzir as celebrações durante os próximos quatro anos cabe à Estrutura de Missão, na dependência da área do Mar, criada com esse objetivo.
A missão foi apresentada esta quinta-feira, dia 20 de setembro, no contexto do Oceans Meeting 2018, encontro internacional sobre oceanos. A sessão teve como convidados elementos das delegações internacionais presentes no evento, membros do Governo e outros convidados institucionais. Será a primeira iniciativa oficial da Estrutura de Missão, sendo que outras iniciativas a realizar brevemente irão completar a divulgação pública do plano.
As celebrações acontecerão entre 2019 e 2022, com iniciativas estruturadas de forma participada e aberta, com o envolvimento de entidades públicas e privadas dos vários setores da sociedade. Por outro lado, espera-se que tenham um alcance global, em particular nos países da Rota d e Magalhães, potenciando contactos entre países, bilaterais ou multilaterais, e redes existentes sobre o tema.
A 20 de Setembro de 1519, Fernão de Magalhães, acompanhado por 260 homens e com uma frota de cinco navios, iniciou a viagem que acabaria por provar a ligação entre os oceanos Atlântico e Pacífico e que o mundo era esférico. A odisseia modificou para sempre o conhecimento do nosso planeta e a sua importância é mundialmente reconhecida.
As comemorações são uma oportunidade para assinalar a importância deste evento, bem como para uma reflexão alargada sobre a atual globalização, a diversidade cultural, as alterações climáticas e a sustentabilidade ambiental, a exploração além das fronteiras terrestres, entre outros domínios.
Até ao momento estão já estruturados mais de 70 projetos e ações da responsabilidade de diferentes Ministérios, instituições e sociedade civil, num programa aberto ao longo dos próximos quarto anos.