Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

INICIATIVA CONJUNTA DA APA E DA UA

Livro «Dragagens, Questões Ambientais e Monitorização»

Foi publicado em Abril de 2018 o livro “Dragagens, Questões Ambientais e Monitorização”, numa iniciativa conjunta da Administração do Porto de Aveiro (APA) e da Universidade de Aveiro (UA), envolvendo os Departamentos de Engenharia Civil, Física e Geociências. Este livro vem na sequência de outras iniciativas da Universidade de Aveiro e da APA sobre este tema, nomeadamente a organização do 1º Curso Técnico de Dragagens (2009) e do 2º Curso Técnico de Dragagens (2013), bem como da publicação do livro “Dragagens, Fundamentos, Técnicas e Impactos”, em 2011.

A Dragagem é uma atividade de extrema importância na zona costeira, assumindo um papel fundamental no desenvolvimento económico e social do país. É imprescindível para a atividade portuária, quer do ponto de vista de construção de novas infraestruturas, quer na manutenção das já existentes. Permite incrementar a competitividade dos portos e pode contribuir para uma melhor gestão e planeamento da zona costeira.

O livro pretende proporcionar um aprofundamento de alguns dos assuntos relacionados com o tema da dragagem, estando dividido em quatro capítulos, que abordam vários tópicos relacionados com as operações de dragagens portuárias, as técnicas de monitorização, bem como a própria monitorização, gestão e aplicação dos dragados e os impactos ambientais relacionados com a realização deste tipo de intervenção. O primeiro capítulo apresenta as questões de dragagens na perspetiva de 3 portos portugueses, Aveiro, Lisboa e Sines.

O segundo capítulo descreve técnicas de monitorização, nomeadamente a questão dos levantamentos hidrográficos na prospeção de agregados marinhos e monitorização dos impactos de dragagens e a utilização de sistemas de multifeixe para monitorização de águas pouco profundas, retirando a máxima informação dos dados recolhidos.

O terceiro capítulo inicia se com a avaliação do efeito da agitação marítima na morfologia de uma embocadura sujeita a dragagens e apresenta também o litoral da Vagueira como um caso de estudo da proteção costeira a longo prazo com eventual aproveitamento de dragados. Este capítulo apresenta, por fim, o recurso à modelação numérica da aplicação de dragados no reforço do perfil transversal de praia.

O quarto capítulo descreve o enquadramento legislativo dos principais impactos ambientais das dragagens e os principais impactos ao nível dos recursos hídricos. Refere também os efeitos na dinâmica e transporte sedimentar, abordando a caracterização de manchas de empréstimo e exemplos de aplicação no âmbito de operações de alimentação artificial de praias. Este capítulo termina com o tema da remobilização de contaminantes durante operações de dragagem.

Este livro pretende complementar a informação publicada em 2011, no livro “Dragagens, Fundamento, Técnicas e Impactos”, e voltar a ser um documento integrador sobre o tema das dragagens, dirigido a profissionais da área e estudantes universitários.