Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
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Notícias
INICIATIVA CONJUNTA DA APA E DA UA
Livro «Dragagens, Questões Ambientais e Monitorização»
Foi publicado em Abril de 2018 o livro “Dragagens, Questões Ambientais e Monitorização”, numa iniciativa conjunta da Administração do Porto de Aveiro (APA) e da Universidade de Aveiro (UA), envolvendo os Departamentos de Engenharia Civil, Física e Geociências. Este livro vem na sequência de outras iniciativas da Universidade de Aveiro e da APA sobre este tema, nomeadamente a organização do 1º Curso Técnico de Dragagens (2009) e do 2º Curso Técnico de Dragagens (2013), bem como da publicação do livro “Dragagens, Fundamentos, Técnicas e Impactos”, em 2011.
A Dragagem é uma atividade de extrema importância na zona costeira, assumindo um papel fundamental no desenvolvimento económico e social do país. É imprescindível para a atividade portuária, quer do ponto de vista de construção de novas infraestruturas, quer na manutenção das já existentes. Permite incrementar a competitividade dos portos e pode contribuir para uma melhor gestão e planeamento da zona costeira.
O livro pretende proporcionar um aprofundamento de alguns dos assuntos relacionados com o tema da dragagem, estando dividido em quatro capítulos, que abordam vários tópicos relacionados com as operações de dragagens portuárias, as técnicas de monitorização, bem como a própria monitorização, gestão e aplicação dos dragados e os impactos ambientais relacionados com a realização deste tipo de intervenção. O primeiro capítulo apresenta as questões de dragagens na perspetiva de 3 portos portugueses, Aveiro, Lisboa e Sines.
O segundo capítulo descreve técnicas de monitorização, nomeadamente a questão dos levantamentos hidrográficos na prospeção de agregados marinhos e monitorização dos impactos de dragagens e a utilização de sistemas de multifeixe para monitorização de águas pouco profundas, retirando a máxima informação dos dados recolhidos.
O terceiro capítulo inicia se com a avaliação do efeito da agitação marítima na morfologia de uma embocadura sujeita a dragagens e apresenta também o litoral da Vagueira como um caso de estudo da proteção costeira a longo prazo com eventual aproveitamento de dragados. Este capítulo apresenta, por fim, o recurso à modelação numérica da aplicação de dragados no reforço do perfil transversal de praia.
O quarto capítulo descreve o enquadramento legislativo dos principais impactos ambientais das dragagens e os principais impactos ao nível dos recursos hídricos. Refere também os efeitos na dinâmica e transporte sedimentar, abordando a caracterização de manchas de empréstimo e exemplos de aplicação no âmbito de operações de alimentação artificial de praias. Este capítulo termina com o tema da remobilização de contaminantes durante operações de dragagem.
Este livro pretende complementar a informação publicada em 2011, no livro “Dragagens, Fundamento, Técnicas e Impactos”, e voltar a ser um documento integrador sobre o tema das dragagens, dirigido a profissionais da área e estudantes universitários.