Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
Sabia que...
Cid Perestrelo apresentou, no 1.º Congresso Nacional de Engenharia, uma importante comunicação intitulada "O futuro do pôrto de Setúbal como pôrto comercial, industrial e de pesca"?
![]() |
«Gil Eannes» de regresso à doca comercial
O antigo navio-hospital Gil Eannes regressa esta quinta-feira à doca comercial de Viana do Castelo depois de concluída a reparação do casco nos estaleiros da cidade, na empresa que o construiu em 1955.
Segundo fonte dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), a partida para o local onde o navio foi ancorado em 1998, como museu, está prevista para as 14:30.
![]() |
NA GULBENKIAN
Exposição 360 graus
Os portugueses e os espanhóis, nas viagens marítimas dos séculos XV e XVI, foram os primeiros a verem povos diferentes, novos animais e plantas. Essas descobertas fizeram avançar a ciência até aos nossos dias. O tema é assunto para uma exposição na Gulbenkian, em Lisboa.
![]() |
ESTA SEXTA-FEIRA
Inauguração da exposição «Submarinos em Portugal - 100 Anos»
No âmbito das comemorações do Centenário dos Submarinos em Portugal, é inaugurada esta sexta-feira, dia 01 de março às 17h30, a exposição “SUBMARINOS EM PORTUGAL – 100 ANOS”, no Museu de Marinha. A cerimónia de inauguração será presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Armada e terá como convidados de honra o General Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas e os Chefes de Estado-Maior do Exército e da Força Aérea Portuguesa.
![]() |
Portimão recebe moeda do século II, 43 anos depois
O diretor do Museu de Portimão espera receber em breve a moeda de ouro romana Aureus de Faustina, do século II, descoberta há 43 anos no Rio Arade, para integrar em definitivo as colecções museológicas.
"Espero que, em maio, por altura das comemorações do quinto aniversário do museu, a moeda possa estar na nossa posse para ser exibida", disse José Gameiro, diretor do Museu Municipal de Portimão.
![]() |
Museu dos Baleeiros nos EUA investe 300 mil dólares
O Museu dos Baleeiros de New Bedford, no estado norte-americano de Massachusetts, vai investir cerca de 225 mil euros durante os próximos três anos para contar a história dos baleeiros açorianos e cabo-verdianos na Nova Inglaterra.
Os fundos são provenientes de uma bolsa atribuída pela fundação William M. Wood, criada por um magnata da indústria têxtil filho de um baleeiro açoriano.
![]() |
Sabia que...
... O Museu Virtual do Porto de Setúbal é um álbum virtual, de consulta livre, que pretende recolher e divulgar memórias do porto através de fotografias, livros, folhetos e outros documentos que testemunhem o seu passado nos aspectos económico e sócio-cultural? Sabia?
![]() |
Antigo navio-hospital Gil Eannes regressa aos estaleiros de Viana
O antigo navio-hospital Gil Eannes regressa na terça-feira aos estaleiros de Viana do Castelo, onde foi construído em 1955, para os primeiros trabalhos de docagem desde que foi transformado em museu. O presidente da fundação Gil Eannes, José Maria Costa, confirmou à Lusa que a partida do navio, fundeado na doca da cidade desde 1998, deverá acontecer pelas 08:00 do dia 19 de fevereiro.
![]() |
HOJE, SÁBADO
Lançamento do projecto «O Museu de Marinha faz anos»
No âmbito da comemoração dos seus 150 anos o Museu de Marinha apresenta este sábado, 2 de fevereiro, às 16h00, no Pavilhão das Galeotas do Museu de Marinha, um procjeto que consiste na escolha dos 150 objetos mais representativos das colecções do Museu aos olhos dos visitantes mais jovens.
![]() |
ESTE SÁBADO A TARDE
RTP estreia programa «Aqui Portugal» no Museu Marítimo de Ílhavo
Este sábado, 19 de Janeiro, a RTP estreia o novo programa de televisão “Aqui Portugal”, numa emissão de quatro horas em directo a partir do Museu Marítimo de Ílhavo. Com apresentação de Sónia Araújo e Jorge Gabriel, o novo programa “Aqui Portugal” proporcionará a todos os espectadores da RTP uma tarde de aventura e descoberta do melhor que há, numa viagem pela história, cultura, património e gastronomia do nosso País.
![]() |
ARTHUR BISPO DO ROSÁRIO, AUTOR DE «VINTE VELEIROS»
Azul dos ventos, em exposição no Museu da Cidade de Lisboa
Integrada na programação do Ano do Brasil em Portugal, a exposição Azul dos Ventos, de Arthur Bispo do Rosário, é um evento organizado pela Câmara Municipal de Lisboa em colaboração com a Funarte/ Ministério da Cultura Brasileira e o Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea. Esta exposição pode agora ser vista em Lisboa, até 3 de Fevereiro, depois de ter estado patente no Victoria and Albert Museum, em Londres.
![]() |
Portugal já tem em Ílhavo o seu primeiro Aquário de Bacalhaus
A enchente era a esperada, numa terra que se afirma como a "Capital portuguesa do Bacalhau”. O auditório e o átrio do Museu Marítimo de Ílhavo (MMI) foram pequenos demais para acolher todos aqueles que quiseram assistir neste domingo à festa de inauguração do Aquário de Bacalhaus, a nova aposta do espaço museológico dedicado à cultura do mar.
![]() |
EM 2013
Museu de Marinha comemora 150 anos
Durante este ano o Museu de Marinha irá comemorar 150 anos de existência. Criado por decreto de 22 de julho de 1863, começou por ser um museu didático, ligado à Escola Naval. Ao longo deste século e meio de existência viu a sua coleção crescer significativamente, facto que implicou a transferência do espólio para instalações com a dimensão adequada. Desde 1962 encontra-se em Belém, numa ampla área que inclui as alas norte e poente do Mosteiro dos Jerónimos.
![]() |
AQUÁRIO DE BACALHAUS DO MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO
Inauguração a 13 de Janeiro de 2013
No seguimento da decisão de cancelamento da inauguração do Aquário do Museu Marítimo de Ílhavo (prevista para 16 de Dezembro), consequência das condições meteorológicas adversas que se registaram nas Regiões Centro e Norte de Portugal no dia 14, a nova infra-estrutura vai ser inaugurada a 13 de Janeiro, pelas 16:30.
![]() |
OBRA ATESTA A IMPORTÂNCIA DA MADEIRA NAS ROTAS MARÍTIMAS DO IMPÉRIO COLONIAL INGLÊS
Madeira não está obrigada a devolver pintura reivindicada por lorde inglês
O Governo Regional da Madeira não tenciona devolver o quadro do pintor Thomas Buttersworth, adquirido há quatro anos pelo Museu Quinta das Cruzes à leiloeira Christie’s. “A nossa compra é totalmente legítima”, garantiu ao PÚBLICO a secretária regional do Turismo e Cultura, Conceição Estudante, com a tutela do Museu Quinta das Cruzes.
A governante sublinha que o museu madeirense seguiu escrupulosamente os procedimentos da licitação internacional pública, quando o arrematou à famosa casa de leilões londrina Christie’s.
![]() |
Cancelada a inauguração do Aquário do Museu Marítimo de Ílhavo
O temporal que assolou o Município de Ílhavo e as Regiões Norte e Centro de Portugal causou danos no edifício do Aquário do Museu Marítimo de Ílhavo que necessitam de vários dias para serem reparados, além de impedir que sejam terminadas algumas pequenas tarefas de acabamentos.
Considerando estas circunstâncias atípicas, a inauguração desta obra da Câmara Municipal de Ílhavo marcada para domingo, 16 de dezembro de 2012, é cancelada, ficando a sua realização para data a anunciar nos próximos dias.
![]() |
Novos bacalhaus chegaram sãos e salvos ao Museu de Ílhavo
Chegaram quarta-feira à noite, a Ílhavo, os primeiros 20 bacalhaus que vão viver no Aquário do Museu Marítimo de Ílhavo (MMI) – que estava para abrir ao público este domingo –, provenientes da Noruega, no âmbito de uma parceria com o Museu Marítimo de Alesund.
![]() |
15 DE DEZEMBRO
Visitas guiadas - Itinerários Culturais e Patrimoniais na Marinha
Vai realizar-se no dia 15 de dezembro de 2012 mais uma Visita Guiada no âmbito do programa “Itinerários Culturais e Patrimoniais”. A visita inicia-se às 09h45 nas Instalações da Marinha, na Praça da Armada – Alcântara, com a concentração dos participantes a partir das 09h15. A visita engloba ainda a Biblioteca Central de Marinha, em Belém – Jerónimos e o Arquivo Histórico de Marinha, terminando às 13h00 horas.
![]() |
PROTECÇÃO CONTRA OS PERIGOS DO MAR
Formas de Devoção
Conjunto de objectos de devoção, entre o registo popular e o erudito, colocando em evidência as contaminações figurativas entre as peças cerâmicas e outras de paramentaria, ourivesaria, pintura, escultura, gravura e mosaico, entre o século XVI e o XIX. A protecção contra os perigos do mar suportados em viagens, levavam à utilização de objectos de devoção de pequena dimensão, expressão de religião e fé.
![]() |
Faróis franceses
A exposição temporária “Faróis”, patente no Museu Nacional da Marinha francês já terminou em sala, mas há muito deste universo fora do comum para ver na web.