Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
Equipa FEUP/INESC TEC brilha no Campeonato Mundial de Veleiros Robóticos
Uma equipa de estudantes e investigadores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e da Unidade de Robótica e Sistemas Inteligentes (ROBIS) do INESC TEC conquistou dois títulos no Campeonato Mundial de Veleiros Robóticos, que decorreu em Brest (França).
![]() |
Maior observatório subaquático do mundo vai permitir estudo do oceano em tempo real
No nordeste do Oceano Pacífico, está a ser criado um sistema de sensores de alta tecnologia e cabos de fibra óptica que vai permitir o monitoramento e recolha de dados a partir do fundo do mar, em tempo real. Quando estiver concluído, este será o maior observatório submarino do mundo.
![]() |
Novo chip consegue dessalinizar água do mar de forma simples
Um avanço recente na tecnologia de dessalinização tem levado ao desenvolvimento de um novo método de remoção do sal da água do mar, a uma velocidade de um nano litro de cada vez. Tornar o método mais eficaz, barato e energicamente eficiente poderá permiti-lo contornar o problema da escassez de água para consumo.
![]() |
Cientistas descobrem novas espécies de algas e corais no Havai
Um grupo de cientistas fez recentemente uma nova descoberta, enquanto mergulhava em profundidade nos recifes de coral dos atóis do noroeste do Havai – regressaram da expedição com exemplares até então desconhecidos de algas das profundezas. Os cientistas trouxeram também os primeiros espécimes registados de coral preto do Atol Johnston.
![]() |
Portugal cria autómatos para trabalho no ar e no mar
Faculdade do Porto e a Marinha têm tecnologia que permite buscas por barcos afundados, deteção de minas e levantamentos hidrográficos quase sem a intervenção humana.
![]() |
Recolhidas bactérias no mar dos Açores que podem vir a combater o cancro
Cientistas portugueses e dos EUA recolheram bactérias marinhas ao largo de São Miguel e Santa Maria, duas ilhas dos Açores, que podem vir a ser utilizadas no combate de várias patologias, entre as quais o cancro.
![]() |
Conheça a história dos 28 mil patinhos de borracha que se perderam no mar
A 10 de Janeiro de 1992, uma tempestade surpreendeu um navio de contentores que se deslocava no Pacifico, entre Hong Kong e Washington. Doze contentores caíram ao mar, um dos quais se abriu e libertou milhares de patinhos de borracha nos oceanos. Vinte anos depois os patinhos continuam a dar à costa em vários pontos do globo.
Este caso tem ajudado os cientistas a perceber a influência das correntes marítimas na distribuição do lixo marinho.
![]() |
Estudante constrói submarino com 1500 euros
Não será exactamente o Nautilus do Capitão Nemo, mas devem ser poucos os estudantes de 18 anos que se podem orgulhar de ter construído um submarino, como Justin Beckerman que, com apenas 2000 dólares (1500 euros), criou um subaquático.
![]() |
OCEANOGRAFIA
Dinheiro norueguês vai servir para equipar novo navio
O próximo navio oceanográfico português deve ser doado pela Noruega e vai ser equipado com verbas do EEA Grants, um mecanismo financeiro financiado na quase totalidade por este país, afirmou a ministra da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território.
![]() |
Cavalos-marinhos da ria Formosa já tiveram trinetos em cativeiro
Trabalho pioneiro de biólogos do Algarve reproduziu em cativeiro o cavalo-marinho de focinho comprido, com uma taxa elevada de sobrevivência. O mercado da aquariofilia pode ganhar uma nova espécie.
![]() |
A 17 E 18 DE JUNHO, EM LISBOA
Simpósio de Ciências Marinhas 2013
O Centro de Oceanografia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa organiza o Simpósio de Ciências Marinhas, que ocorrerá anualmente, tendo como principal objectivo juntar os investigadores que desenvolvam actividade nas diversas disciplinas científicas que contribuem para o conhecimento do Mar e Sistemas Costeiros.
![]() |
Flutuador Argo lançado ao largo do cabo Espichel
Assim que são lançados ao mar, mergulham até mil metros e andam aí nove dias ao sabor das correntes. Vão depois até aos dois mil metros, para subirem logo, enquanto medem a temperatura e salinidade. Uma vez na superfície, enviam os dados por satélite. Cerca de três mil flutuadores, os Argo, estão a fazer isto numa rede global de observação dos oceanos - e agora um deles foi lançado a 25 milhas do cabo Espichel pelo Centro de Oceanografia da Faculdade de Ciências de Lisboa, levado pelo navio Noruega, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
![]() |
Universidade do Algarve quer lançar no mercado choco produzido em cativeiro
A Universidade do Algarve (UAlg) quer lançar no mercado choco produzido em cativeiro no espaço de cinco anos, ao abrigo de um projecto pioneiro na Europa, disse à Lusa o investigador José Pedro Andrade.
![]() |
Aluno da Universidade de Coimbra vence desafio da World Aquaculture Society
Submeter um projecto científico que visasse simultaneamente a redução de custos e aumento de produção, mitigando o impacto ambiental em aquacultura, de modo a que esta se torne mais sustentável, foi o desafio lançado pela World Aquaculture Society (WAS) em parceria com a NOVUS, uma das maiores empresas mundiais de produção e investigação em aquacultura (EUA) a alunos de Mestrado e Doutoramento de todo o globo.
![]() |
Muco de peixe poderá ser tecido para criar roupa do futuro
O myxa, uma espécie de peixe do Pacífico e do Atlântico sem maxilar e espinha dorsal, solta uma substância viscosa extremamente concentrada que serve de autodefesa e esta poderá ser usada como tecido para fabricar a roupa do futuro, segundo uma equipa de investigadores da Universidade de Guelph, no Canadá.
![]() |
Português participa na descoberta de quatro novas espécies de baleias
Quatro novas espécies de baleias-de-bico foram descobertas nas profundezas do Oceano Atlântico, disse à Lusa um investigador português na área da paleontologia e membro da equipa científica internacional responsável pelos achados dos fósseis. “Estes novos achados destas espécies de baleias são um avanço para a ciência, porque ajudam a compreender melhor a evolução deste tipo de baleias, que existem atualmente, mas estas são espécies fósseis e, portanto, são antepassados das atuais”, explicou o cientista Octávio Mateus.
![]() |
Sensores podem ajudar a prevenir cheias
Os diques que protegem as áreas urbanas da subida dos rios falham, por vezes, causando cheias catastróficas. O que pode ser feito para prever esses desastres?
“Debaixo dos meus pés há 48 sensores que nos dizem, constantemente, qual é o estado deste dique e como se está a comportar. Com essa tecnologia, este é o dique mais inteligente do mundo”, garante Robert Meijer, professor da Universidade de Amesterdão e coordenador do projeto UrbanFlood.
![]() |
Tubarão-toiro de duas cabeças encontrado no Golfo do México
Os cientistas afirmam ter descoberto no Golfo do México um espécime inédito de tubarão-toiro, que tem duas cabeças mas é um animal só, não se tratando de gémeos siameses.
![]() |
Superfície dos pinguins-imperador fica mais fria do que a noite antárctica
A excepcional regulação térmica destas aves, que passam vários meses a chocar os ovos, todas juntinhas, aos milhares no meio de nenhures, e conseguem sobreviver ao frio profundo da Antárctida, acaba de revelar mais um segredo.
![]() |
TERMINA ESTA TERÇA-FEIRA
D. Carlos I em missão científica
No âmbito das missões da Marinha de apoio a projetos científicos e de proteção do ambiente marinho, o NRP D. Carlos I encontra-se a efectuar um cruzeiro científico ao longo da costa de Portugal continental, em apoio ao Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), no período de 09 a 26 de fevereiro.