Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
INVESTIGAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE AVEIRO
Alfaces-do-mar removem metais pesados de águas contaminadas
Na vulgar alface-do-mar pode estar a solução para limpar águas contaminadas pela indústria e pelo consumo doméstico. Uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) descobriu que esta alga tem uma grande capacidade para remover elementos potencialmente tóxicos da água, a maior parte deles perigosos para a saúde humana e para o meio ambiente.
![]() |
27 DE MARÇO
CIIMAR organiza Workshop Final do Projeto SpilLess
O CIIMAR- Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental, organiza esta quarta-feira, dia 27, o Workshop Final do Projeto SpilLess - First-line response to oil spills based on native microorganisms cooperation.
O workshop decorre entre as 14:30h e as 17:00h, nas instalações do CIIMAR, no Novo Terminal de Cruzeiros de Leixões em Matosinhos.
![]() |
Marinha coopera com Instituto Português do Mar e da Atmosfera
A Marinha e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA, I.P.) assinaram dia 25 de janeiro, um protocolo de cooperação no âmbito do apoio logístico aos navios de investigação “Mar Portugal” e “Noruega”, daquele instituto.
![]() |
A 14 DE FEVEREIRO, EM LISBOA
Conferência Internacional «Innovation for a Sustainable Ocean: Observatories and Knowledge Networks»
A DGPM promove a conferência internacional sobre Innovation for a Sustainable Ocean: Observatories and Knowledge Networks, promovida pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) em cooperação com a República Portuguesa, presidida pela Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, e pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, que terá lugar a 14 de fevereiro de 2019 no Auditório do IPMA, em Algés.
![]() |
Primeiro doutoramento do programa Do*Mar faz simulação de correntes no NW da Península
A simulação dos mecanismos físicos de circulação costeira no noroeste da Península Ibérica foi o tema do primeiro doutoramento defendido em Portugal do Programa Doutoral Internacional em Ciência, Tecnologia e Gestão do Mar (Do*Mar). Nuno Cordeiro prestou provas a 14 de janeiro de 2019. O estudo foi desenvolvido sob orientação de Jesus Dubert (Departamento de Física, DFis, da Universidade de Aveiro), de Eric Desmond Barton (Instituto de Investigaciones Mariñas, Vigo) e de Rita Nolasco (DFis/UA).
![]() |
Medidas de gestão da raia curva em Diário da República
Foi publicada em Diário da República a Portaria que estabelece as medidas de gestão para a raia curva “e define as condições a observar relativamente à recolha de informação para a avaliação científica desta unidade populacional, na zona 9 do Conselho Internacional para a Exploração do Mar”, refere o diploma, em vigor desde 1 de Janeiro deste ano.
![]() |
90 SEGUNDOS DE CIÊNCIA | ÁUDIO
Projecto CORAL desenvolve sensores para explorar o mar profundo
Filipe Castro, investigador no Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR) e professor na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), participa no projeto CORAL – Sustainable Ocean Exploitation: Tools and Sensors, um projeto de parceria entre o CIIMAR e o INESC TEC, que recorre ao uso de novas ferramentas tecnológicas para a exploração sustentável dos recursos marinhos do mar profundo.
“Nós procuramos conhecer aquilo que em muitas circunstâncias é designado como a última fronteira, ou seja, o mar profundo. Uma zona do Planeta que se mantém ainda muito pouco conhecida e que tem seguramente desafios ao nível do conhecimento biológico mas também das tecnologias que é preciso ultrapassar”, conta.
![]() |
Laboratório de Nanotecnologia disponibiliza 1 milhão de euros para acelerar empresas do sector do mar
Laboratório Ibérico Internacional lidera um projeto financiado por fundos europeus destinado a apoiar PME do sector do mar interessadas em adotar novas tecnologias para competirem a nível global. As candidaturas estão abertas até 10 de dezembro para áreas da construção naval, navegação, pesca ou aquicultura.
![]() |
90 SEGUNDOS DE CIÊNCIA | ÁUDIO
Estudo quer conhecer o impacto de uma espécie invasora de peixe no ecossistema algarvio
Conhecido por chanchito, esta espécie de peixe originária da América do Sul está a desenvolver-se com sucesso na bacia do Guadiana; contudo, é ainda desconhecido o impacto da espécie no ecossistema local.
Pedro Miguel Guerreiro, biólogo marinho e investigador do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) da Universidade do Algarve (UAlg), quer conhecer os mecanismos que este peixe usa para viver e proliferar nas nossas águas.
![]() |
90 SEGUNDOS DE CIÊNCIA | ÁUDIO
Estudo quer conhecer o papel das algas e das plantas marinhas nos ecossistemas costeiros
A Ria Formosa no Algarve foi o espaço escolhido por este projeto para estudar o impacto das plantas e algas marinhas no seu ecossistema.Rui Santos, professor da Universidade do Algarve (UAlg) e investigador do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) da mesma universidade, estuda o papel das plantas e algas marinhas no funcionamento dos ecossistemas costeiros.
Atualmente, o investigador quer usar este conhecimento para educar as pessoas sobre o impacto que estas plantas têm, não só no seu ecossistema, mas também sobre os benefícios que as mesmas podem trazer para a população local.
![]() |
Conheça o Projecto UBEST
O projeto UBEST visa melhorar a compreensão global da capacidade de regulação biogeoquímica dos estuários e da sua vulnerabilidade face a cenários futuros de alterações climáticas e de pressões antropogénicas. O UBEST pretende apoiar a gestão efectiva, a curto e a longo prazo, destes sistemas.
![]() |
Estudos em modelo reduzido de obras marítimas da Região Autónoma dos Açores
Desde a fundação do Ser viço de Hidráulica do LNEC, em 1948, foram inúmeros os estudos em modelo físico reduzido realizados para obras marítimas da RA A. O primeiro estudo em modelo reduzido de que há registo foi iniciado na segunda metade da década de 50, tendo o respetivo relatório sido publicado em março de 1958.
![]() |
CIIMAR coordena estudo sobre genoma da sardinha agora divulgado em revista científica
Um consórcio internacional coordenado pelo Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) da Universidade do Porto, e com participação de investigadores do Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA), “produziu um primeiro esboço do genoma da sardinha que permitiu elucidar sobre a capacidade endógena da biossíntese de ácidos gordos polinsaturados, os famosos ómega-3, nesta espécie”.
![]() |
EEA Grants poderá financiar Observatório do Atlântico
O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia dos Açores, Gui Menezes, revelou que o Observatório do Atlântico “deverá tomar a forma de associação privada sem fins lucrativos, com sede na Horta”, durante uma interpelação ao Executivo regional, na Assembleia Legislativa açoriana.
Segundo afirmou, “já existem identificadas várias fontes potenciais de financiamento, incluindo dois milhões de euros dos fundos EEA Grants” e já foi criada uma comissão instaladora, na qual os Açores estão representados pelo biólogo Frederico Cardigos.Já terão sido realizadas cinco reuniões, ouvidos vários investigadores e já existirá mesmo um esboço sobre o plano de trabalhos e modo de funcionamento do Observatório do Atlântico.
![]() |
Cientista portuguesa descobriu que os tubarões gostam de jazz
Já se suspeitava de que os tubarões eram capazes de detetar a aproximação das embarcações. Basta reparar no que acontece nas experiências de mergulho em gaiola, nas quais os animais são atraídos pelo barulho e recompensados com comida para se manterem por perto e entreter os turistas.
Numa investigação feita na Universidade Macquarie, em Sydney, a bióloga portuguesa, que trabalha no laboratório de peixes (Fish Lab), sob orientação do perito mundial Culum Brown, provou que os tubarões também têm um gosto musical apurado e são capazes de distinguir música jazz.
![]() |
Expedição científica pretende desvendar o processo de desacidificação dos oceanos
Uma equipa de investigadores irá realizar, a bordo dos navios de pesquisa Roger Revelle e Sally Ride, em Agosto, uma expedição científica no nordeste do Oceano Pacífico para estudar o ciclo de vida dos micro-organismos que representam um papel fundamental na desacidificação dos oceanos, segundo comunicado oficial da NASA (National Aeronautics and Space Administration), que chefia o projecto em conjunto com a National Science Foundation (NSF).
![]() |
MADEIRA
OOM testa Wirewalker em águas portuguesas
Investigadores do Observatório Oceânico da Madeira(OOM), testam, pela primeira vez em Portugal, nas águas da Madeira, o instrumento inovador – Wirewalker – para levar a cabo o estudo da Campanha Oceanográfica da OOM 2018, no campo da oceanografia física. Estudos que têm sido executados a bordo do NRP “Almirante Gago Coutinho”, navio da Marinha Portuguesa, ao serviço do Instituto Hidrográfico, segundo a ARDITI – Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação Tecnologia e Inovação.
![]() |
Falkor já chegou aos Estados Unidos
Já chegou aos Estados Unidos a equipa multi-disciplinar coordenada por João Tasso de Sousa, responsável do Laboratório de Sistemas e Tecnologia Subaquática da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (LSTS – FEUP), que durante três semanas testou novas metodologias de observação do oceano com veículos autónomos subaquáticos, de superfície e aéreos, numa frente sub-tropical situada a mil milhas náuticas ao largo da costa do sul da Califórnia.
![]() |
GAFANHA DA NAZARÉ
ECOMARE garante financiamento para Estação piloto para testes de aquacultura
Uma estação piloto para teste de novos sistemas de aquacultura sustentável vai ser construída no ECOMARE – Laboratório para a Inovação e Sustentabilidade dos Recursos Biológicos Marinhos da Universidade de Aveiro (UA) -, instalado na Gafanha da Nazaré (Ílhavo).
O projeto apresentado pela UA, designado AquaMMin, foi aprovado recentemente no âmbito do programa Mar 2020 e financiado num montante superior a 1,4 milhões de euros.
![]() |
AVEIRO
Os 4,9 milhões do Ecomare geraram 7,8 milhões milhões de euros
O investimento de 4,9 milhões de euros aplicado na construção do ECOMARE, um equipamento que inclui um Centro de Extensão e de Pesquisa Ambiental e Marinha e uma Unidade de Pesquisa e Recuperação de Animais Marinhos, conseguiu nos dois primeiros anos de funcionamento, captar 7,8 milhões de euros para financiar 29 projectos de investigação que não era possível executar no campus da Universidade de Aveiro (UA).