Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
Navio da Marinha investiga e estuda o mar da Madeira
O navio hidrográfico Almirante Gago Coutinho efetuou levantamentos hidrográficos, realizou o lançamento de boias derivantes no âmbito de uma cooperação com o Global Drifter Program – NOAA e ainda a colheita de diversas amostras de água superficial para análise de microplásticos no âmbito do projeto Volta ao Mundo Sagres 2020, naquela região.
![]() |
Nova Estratégia Nacional para o Mar
Ricardo Serrão Santos considera que os Açores têm dado um grande contributo
O ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, considera que os Açores têm dado “um grande contributo” para a nova Estratégia Nacional para o Mar 2021-2030, afirmação feita durante a apresentação da proposta no Teatro Faialense, na cidade da Horta.
Ricardo Serrão Santos enumerou a investigação científica relacionada com o mar, as publicações de relevo produzidas pela Universidade dos Açores e a classificação de várias áreas marinhas protegidas por iniciativa da região autónoma como exemplos dos contributos.
![]() |
VEJA O VÍDEO
Criação de corais mais resistentes em laboratório
Rui Rocha e Ana Costa, Investigadores do CESAM - Laboratório Associado da Universidade de Aveiro tem vindo a desenvolver investigação que visa a criação de corais mais resistentes em laboratório. Este trabalho poderá contribuir para o restauro de recifes de coral em ambientes naturais.
![]() |
Lesmas do Mar que roubam Cloroplastos a Algas
Sónia Cruz e Paulo Cartaxana, Investigadores do CESAM - Laboratório Associado da Universidade de Aveiro falam-nos do seu trabalho com lesmas marinhas. Estes moluscos têm a capacidade de sequestrar e reter cloroplastos funcionais no seu organismo. Descobrir como este mecanismo natural poderá permitir o desenvolvimento de aplicações na área da biotecnologia e desvendar processos evolutivos são objectivos desta equipa de investigação.
![]() |
Aplicação ajuda a navegar na Ria de Aveiro
Para facilitar e dar segurança a quem navega na ria, a equipa de João Dias criou uma aplicação de uso livre chamada HidroRia: "Consegue fazer previsões de maré para cada um dos portos de pesca e de recreio da região. E conhecer a forma como a maré se desloca até à cabeceira dos vários canais", explica.
![]() |
Descobertos novos compostos em algas da costa portuguesa
São anos de investigação, entre os mergulhos junto à costa de Peniche e nas Berlengas para recolher algas e microrganismos marinhos, e o trabalho no laboratório, naquela cidade costeira: o centro MARE-Politécnico de Leiria, que estuda as potencialidades dos recursos marinhos para aplicações em biotecnologia, nas áreas da saúde, alimentar, farmacêutica ou cosmética.
![]() |
10,4 milhões de euros para projecto liderado por investigadora portuguesa
É a primeira vez que um investigador português na área das Humanidades recebe uma bolsa ERC Synergy. O objetivo do projeto é estudar impacto da vida marinha nas sociedades humanas.
O Conselho Europeu de Investigação Europeu (ERC) atribuiu uma bolsa no valor de 10,4 milhões de euros a um projeto liderado por uma investigadora portuguesa da Universidade Nova de Lisboa (UNL). É a primeira vez que uma investigadora (ou investigador) portuguesa da área das Humanidades recebe uma bolsa ERC Synergy.
![]() |
ONLINE, A 16 DE OUTUBRO
5.º Encontro GelAvista
O 5º Encontro GelAvista será já no dia 16 de outubro. Desta vez em formato online, terá início pelas 16H (UTC 01:00), e 15H nos Açores e Madeira.
Este ano o Encontro GelAvista é dedicado aos Açores e nele vão ser apresentados, por videoconferência, os resultados mais recentes do programa GelAvista, obtidos a partir da informação enviada voluntariamente pelos cidadãos sobre as medusas e outras espécies gelatinosas que ocorrem em Portugal.
![]() |
MINISTRO DO MAR:
Pradarias marinhas necessitam de mais investigação científica
"É preciso estimular a ciência a preencher as lacunas de conhecimento ainda existentes sobre as pradarias marinhas, os mangais, as zonas húmidas e outros ecossistemas fulcrais para a vida marinha, que precisam de preservação especial, e que são também sumidouros naturais de dióxido de carbono”, defendeu esta quarta-feira, o Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, na mesa redonda “Build Back Bluer: the Plan for 2020-2021”, organizada pelos Emirados Arábes Unidos, no contexto da Assembleia Geral da ONU e da Cimeira da Biodiversidade das Nações Unidas.
![]() |
Vida em Marte ligada às salinas de Aveiro
Um cientista português que lidera uma unidade de astrobiologia em Macau disse à Lusa que está envolvido em projetos para descobrir vida em Marte, uma missão com paragens previstas em Cabo Verde e nas salinas de Aveiro.
“Temos atualmente saídas de campo, recolhas de amostras programadas para cabo verde, interior da china, salinas em Aveiro, salinas que existem no interior de Espanha, porque todas elas têm condições que são extremamente interessantes e bastante úteis para o estudo de Marte”, salientou o responsável pela unidade de astrobiologia do Laboratório de Referência do Estado para a Ciência Lunar e Planetária da MUST.
![]() |
A Terra primitiva pode ter sido um mundo de água
A Terra primitiva, lar das primeiras formas de vida do planeta, pode ter estado completamente coberta de água, de acordo com um novo estudo.
Publicado na revista científica Nature Geoscience, aproveita uma peculiaridade da química hidrotermal para sugerir que a superfície da Terra estaria completamente coberta por um oceano há 3.200 milhões de anos.
![]() |
Descobertos jardins de corais em misteriosos desfiladeiros subaquáticos
Uma equipa de cientistas encontrou jardins de corais no fundo do mar, durante uma expedição oceânica de um mês na costa do sudoeste da Austrália.
A equipa de investigadores da Universidade da Austrália Ocidental (UWA) explorou áreas nunca antes vistas do desfiladeiro submarino de Bremer, com a ajuda de um veículo operado remotamente apelidado de SuBastian.
![]() |
Secretário do Mar e directora regional da Madeira enaltecem qualidade do trabalho científico do Centro de Ciências do Mar
A investigação a partir de uma abordagem “integradora e holística” que é desenvolvida pelo Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE), mereceu as melhores referências do secretário Regional de Mar e Pescas da Madeira, Teófilo Cunha, e da directora regional do Mar, Mafalda Freitas, no final de uma visita que ambos realizaram às instalações daquele Centro, instalado na Quinta do Lorde Marina, no Caniçal, dirigido pelo investigador principal João Canning Clode.
![]() |
Comportamento emocional em organismos-modelo aquáticos revisto por investigadores da Universidade de Évora
Os investigadores do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE-UE) da Universidade de Évora (UÉ), Filipe Banha e Pedro Anastácio, integraram uma equipa de investigadores que reviu o conhecimento sobre comportamento emocional em organismos-modelo aquáticos, utilizando como objecto de estudo lagostins e peixes-zebra, espécies que têm uma considerável homologia genética, fisiológica e comportamental com mamíferos.
![]() |
Comportamento emocional em organismos-modelo aquáticos revisto por investigadores da Universidade de Évora
Os investigadores do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE-UE) da Universidade de Évora (UÉ), Filipe Banha e Pedro Anastácio, integraram uma equipa de investigadores que reviu o conhecimento sobre comportamento emocional em organismos-modelo aquáticos, utilizando como objecto de estudo lagostins e peixes-zebra, espécies que têm uma considerável homologia genética, fisiológica e comportamental com mamíferos.
![]() |
Navio oceanográfico regressa após oito meses de período de manutenção
O navio hidro-oceanográfico D. Carlos I retoma a atividade operacional com um treino assistido, até 22 de maio ao largo de Sesimbra. O regresso acontece após um período de 8 meses no qual o navio esteve em manutenção e reparação.
![]() |
ECOMARE
Da fase de consolidação à «fase de expansão das suas infra-estruturas e actividades»
Apesar de ser recente, o ECOMARE tem-se vindo a afirmar como um projecto nacional de referência para a conservação e para o uso sustentável dos recursos marinhos. "O ECOMARE está progressivamente a passar de uma fase de consolidação para uma fase de expansão das suas infra-estruturas e actividades", refere Artur Silva, vice-Reitor da Universidade de Aveiro (UA) para a Investigação e coordenador do projecto.
O projecto, localizado junto ao Porto de Pesca Costeira, conta implementar um sistema de captação e tratamento de água marinha, um cais flutuante para acostamento de embarcações e novas valências laboratoriais.
![]() |
Projecto Europeu HOTMIC
Como ocorre a distribuição de microplásticos com origem terrestre, transportados pelos rios europeus, para o oceano aberto? Qual a abundância e composição do lixo, desde a superfície até ao fundo do mar? São perguntas a que o projecto Europeu HOTMIC pretende responder.
De 5 a 27 de março realizou-se a primeira campanha oceanográfica no âmbito deste projeto e Clara Lopes, do IPMA, integrou a equipa técnico-científica a bordo.
![]() |
CIIMAR integra «The Porto Protocol»
Construir uma plataforma aberta e dinâmica de ideias e soluções viáveis para combater o progresso ou os efeitos das alterações climáticas. É este o objetivo do The Porto Protocol, iniciativa à qual se juntou o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR-UP).
![]() |
Navio da Marinha investiga zonas para sucesso de aquicultura
O Navio da República Portuguesa (NRP) Almirante Gago Coutinho prossegue a quarta fase do projecto Aquimar que visa a identificação dos melhores locais para a prática da aquicultura ao longo da costa de Portugal continental. Esta missão, que teve início dia 24 de Fevereiro, irá terminar dia 22 de Março.