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A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



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Notícias

Prémios Cruceroadicto 2024

Porto de Lisboa eleito Melhor Porto Atlântico da Europa

O Porto de Lisboa foi distinguido como o Melhor Porto Atlântico da Europa na terceira edição dos Prémios Cruceroadicto, um prestigiado reconhecimento internacional, promovido pela Cruceroadicto e votado exclusivamente pelos passageiros de cruzeiro. Os vencedores foram anunciados na Fitur Cruzeiros, uma secção dedicada ao setor de turismo de cruzeiros, na feira internacional FITUR Madrid 2025.

O Porto de Lisboa destacou-se entre os finalistas da categoria de Melhor Porto Atlântico da Europa, que incluíam os portos de Reiquiavique (Islândia) e de Santa Cruz de Tenerife (Espanha). A votação, encerrada no passado dia 1 de janeiro de 2025, contou com a participação de viajantes que embarcaram em cruzeiros nos últimos meses.

Este prémio marca uma evolução significativa para o Porto de Lisboa, que em 2023 havia alcançado o terceiro lugar na mesma categoria, atrás de Las Palmas Gran Canária e de La Corunha. A conquista deste ano confirma Lisboa como uma referência no setor e reforça o seu compromisso em proporcionar uma experiência de excelência a todos os turistas que escolhem a capital portuguesa como porto de escala, partida ou chegada.

APDL promove renovação do Parque de Telemetria no Porto de Leixões: Modernização e Eficiência

A APDL, no âmbito do seu compromisso com a inovação, sustentabilidade e eficiência operacional, concluiu a renovação do parque de telemetria dos contadores de água no Porto de Leixões. Este avanço tecnológico representa um marco na gestão inteligente de infraestruturas e recursos hídricos, fortalecendo a capacidade de monitorização em tempo real e promovendo uma utilização mais eficiente e sustentável da água.

A solução adotada integra a tecnologia LoRaWan, que possibilita uma comunicação eficaz entre sensores e dispositivos, combinando transmissões de dados a longas distâncias com baixo consumo energético. Este sistema reduz significativamente o impacto ambiental associado à operação e aumenta a abrangência e versatilidade da rede de telemetria, que atualmente cobre grande parte do Porto de Leixões, as zonas da Ribeira do Porto e o Cais de Gaia. Está também em curso um estudo para a expansão desta tecnologia a outras áreas do Rio Douro, reforçando o compromisso da APDL com a sustentabilidade em toda a sua área de influência.

Carga movimentada registou 11,3 milhões de toneladas

Contentores no Porto de Lisboa cresceram 12% em 2024

O Porto de Lisboa encerrou 2024 com resultados positivos e consolidados no sector da carga, registando um crescimento de 3,6% face ao período homólogo, fechando com um total de 11,3 milhões de toneladas movimentadas de janeiro a dezembro de 2024.

Este crescimento verificou-se principalmente na carga geral e contentorizada e resulta, em grande medida, da recuperação das linhas de contentores e da introdução de novas rotas comerciais que agora ligam Lisboa a mercados estratégicos, como por exemplo ao continente americano.

No segmento de carga geral, o Porto de Lisboa registou 5,28 milhões de toneladas, com um crescimento expressivo de 13,6% em relação ao ano anterior. A carga contentorizada foi outro dos motores deste desempenho, com um crescimento de 12%, totalizando 4,9 milhões de toneladas. Este segmento contabilizou ainda 460.746 TEU (unidades equivalentes a contentores de 20 pés), um aumento significativo de 9,8% em comparação com 2023.

Arranca o Curso de Pós-Graduação em Logística Marítima e Portuária promovido pela Academia NEXUS

Os dois primeiros dias foram lecionados no Edifício Port Cyber Arena, recém-inaugurado pelo Porto de Sines, enquadrando-se no âmbito da Agenda NEXUS e ministrado pelo Instituto Politécnico de Setúbal.

No dia 24 de janeiro foi dado o arranque ao Curso de Pós-Graduação em Logística Marítima e Portuária, uma oferta formativa enquadrada no âmbito da Agenda NEXUS, cumprindo com um dos objetivos definidos na agenda, de capacitar os profissionais do setor na área da logística marítimo-portuária.

A Pós-Graduação, ministrada pela Escola Superior de Ciências Empresariais, do Instituto Politécnico de Setúbal, consistirá em oito meses em regime b-learning, contando com mais de vinte formandos.

FundoPesca activado nos Açores. 700 profissionais vão receber apoio de 416 EUROS

O Conselho Administrativo do FundoPesca — Fundo de Compensação Salarial dos Profissionais da Pesca dos Açores aprovou por unanimidade a sua activação. O Governo Regional estima que cerca de 700 profissionais do sector possam cumprir com os critérios de acesso do Fundo, e assim beneficiar deste apoio extraordinário, num montante de cerca de 415,64 € por profissional.

Nesta reunião, presidida pela Directora Regional das Pescas, tiveram assento representantes da Federação das Pescas dos Açores, das Associações de Pescadores, das Associações de Armadores, dos Sindicatos de Pescadores, da Lotaçor – Serviço de Lotas dos Açores, e dos departamentos do Governo Regional com competência em matéria de segurança social e de emprego, refere uma nota de imprensa do Executivo açoriano.

Quase 22 milhões para modernizar o Porto da Figueira da Foz

As obras de aprofundamento do canal de navegação, da barra e da bacia de manobras (que também será alargada para sul), entre outras intervenções, processo iniciado em 2016, arrancam em breve. A empreitada tem um prazo de execução 452 dias, ou seja, até maio de 2026.

A consignação da empreitada foi assinada dia 24, tendo como subscritores a administração portuária e a Mota Engil. Tem um orçamento de 21,9 milhões de euros.

Em resposta ao Brexit Garland lança rota marítima directa para a Irlanda

O Grupo Garland anunciou o lançamento de uma nova rota marítima direta para a Irlanda, com partidas semanais a partir de Portugal. A operação, que começou oficialmente a 17 de janeiro, surge como uma solução estratégica para contornar as dificuldades impostas pelo Brexit, que tornaram as rotas terrestres via Inglaterra mais lentas, caras e burocráticas.

A nova linha marítima terá saídas semanais às sextas-feiras, com tempos de entrega estimados entre 5 e 7 dias. Setores como têxtil, calçado e cerâmica, onde Portugal mantém uma forte presença internacional, já estão a aderir a esta nova solução, que promete trazer maior eficiência e competitividade.

A 31 DE JANEIRO

Estação Náutica de Moura apresenta projecto «Nautical Alentejo Go International»

A 31 de Janeiro, a Estação Náutica de Moura-Alqueva será palco da sessão de apresentação do projeto Nautical Alentejo Go International, entre as 10h30 e as 13h00. Esta iniciativa, enquadrada no programa Alentejo 2030, é promovida pelo Sines Tecnopolo e pela Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, tendo como principal objeCtivo a valorização e promoção internacional das Estações Náuticas da região.

Ministro das Infraestruturas quer fazer dos portos nacionais os maiores da Península Ibérica

O ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, disse, esta sexta-feira, “ter o sonho” de fazer dos portos nacionais os maiores da Península Ibérica e defendeu a atenção dada pelo Governo ao setor marítimo.

“Eu tenho um sonho e o meu sonho é fazer dos portos nacionais os maiores portos da Península Ibérica, porque não há melhor posição geopolítica estratégica do que a dos portos nacionais”, disse o governante".

Na sua intervenção, Miguel Pinto Luz argumentou que, para tal, os portos têm de ser capacitados e receber investimentos que permitam aumentar o tamanho dos navios que recebem.

Apontou, nesse caso, para a possibilidade de o maior porto português, o de Sines, vir a movimentar 70 a 80 milhões de toneladas por ano (20 a 30 milhões a mais do que os números atuais), aproximando-se daquele que é o maior porto da Península Ibérica, o de Valência, em Espanha, que movimenta 120 milhões de toneladas anuais, ou superiorizando-se a Santos, no Brasil, o maior porto da América Latina, cujos valores ascendem aos 179,8 milhões de toneladas.

Porto de Aveiro escolhe empresa para modernizar VTS

A empresa GMVIS SKYSOFT S.A. venceu o concurso público lançado pela Administração do Porto de Aveiro (APA) para a modernização tecnológica do sistema de VTS dos Portos de Aveiro e da Figueira da Foz.

O serviço de tráfego de navios – Vessel Traffic Service (VTS) é um sistema de monitorização do tráfego marítimo, semelhante ao controlo de tráfego aéreo, permitindo, também, comunicação com entidades de auxílio e socorro.

Seis empresas apresentaram propostas, tendo sido escolhida a que apresentou o valor de 2.185.915,03 €. O prazo de execução do contrato é de 270 dias.

Um Mergulho na História | Por Alexandre Monteiro

Neste dia 25 de Janeiro, o naufrágio da escuna britânica «Leander», na barra de Portimão

A escuna britânica” Leander” tinha 155 toneladas de porte, pertencia ao porto de Dartmouth e navegava de Cartagena, em Espanha, para Newcastle, no Reino Unido com 2500 quintais de chumbo em lingotes.

No dia 25 de Janeiro de 1849, a “Leander” chegou ao largo de Portimão, onde pretendia fazer escala, para carregar cortiça.

Como era costume, pediu um piloto local, pelo que o Patrão-mor da Vila Nova de Portimão embarcou na sua catraia e se dirigiu até à escuna, que pairava ao largo da barra. Quando chegou ao navio britânico, averiguou quantos pés de água aquele demandava, com aquela carga toda, e deixou a bordo um prático. Depois, foi até ao banco de areia que convinha evitar na barra, para o sinalizar, e fez sinal ao prático para por a escuna dentro do rio Arade.

Portos de Lisboa e Setúbal crescem em 2024 e reforçam papel estratégico na Área Metropolitana de Lisboa

Os Portos de Lisboa e Setúbal registaram resultados positivos em 2024, consolidando a sua importância estratégica e afirmando-se como o maior ecossistema portuário a servir a Área Metropolitana de Lisboa. Juntos, os dois Portos movimentaram um total de 17,8 milhões de toneladas de mercadorias e 616.618 TEU (unidades equivalentes a contentores de 20 pés), que representa um crescimento homólogo conjunto de 3,7% em toneladas e de 7% em TEUs.

Porto de Leixões recebeu maior número de sempre de cruzeiros em 2024

O Porto de Leixões, em Matosinhos, recebeu 152 cruzeiros e 196 mil passageiros em 2024, os maiores números de sempre e aumentos superiores a 30% face a 2023, divulgou hoje a administração portuária.

"O Terminal de Cruzeiros recebeu, ao longo de 2024, 152 escalas de navios de cruzeiro, o que representou a chegada de aproximadamente 196.000 visitantes ao Porto e Norte de Portugal", pode ler-se num comunicado hoje enviado às redações pela Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).

Em 2023, o porto de Leixões tinha recebido 116 cruzeiros e quase 150 mil pessoas, pelo que no ano passado "verificou-se um crescimento de 32% no número de passageiros e de 31% no número de escalas de cruzeiros", refere a APDL.

Porto de Aveiro investe 4 milhões de euros para receber navios maiores

A Administração do Porto de Aveiro anunciou hoje um investimento superior a quatro milhões de euros na melhoria das condições para poder receber navios de maior tonelagem.

“O conselho de administração do Porto de Aveiro deliberou abrir um concurso público internacional com vista à substituição das defensas e cabeços de amarração no setor comercial norte”, refere uma nota de imprensa.

Segundo a administração portuária, o projeto representa um investimento base de quatro milhões de euros, com um prazo de execução estimado em 480 dias.

Requalificação do molhe da Ericeira

O molhe do Porto da Ericeira vai ser requalificado. A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) assinou o auto de consignação da empreitada de recarga da cabeça do quebra-mar do porto. A cerimónia, presidida pela Secretária de Estado das Pescas, Cláudia Monteiro de Aguiar, decorreu na Galeria Orlando Morais da Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva (Ericeira).

Contribuindo não só para operacionalidade do porto, mas também para a segurança marítima e para a preservação ambiental, esta intervenção visa a recarrega da cabeça do quebra-mar, reconstruída em 2020, com o objetivo de reduzir destruições mais gravosas durante os próximos invernos marítimos, e enquanto se desenvolvem os estudos necessários a uma intervenção definitiva do molhe.

APS reforça gestão de risco

A Administração dos Portos de Sines e Algarve continua a promover a gestão de risco no seu sistema de governação, estratégia e operações, garantindo a continuidade e resiliência da organização e negócio portuário.

Em 2024, avançou com iniciativas que fortaleceram o sistema integrado, promovendo a implementação de três novas certificações e a transição de duas normas:

Inovação e Segurança no Porto de Leixões

Dia 17, o Porto de Leixões foi palco de um exercício operacional inovador realizado pela Polícia Marítima, com o uso de “bodycams” (câmaras corporais). Esta iniciativa, acompanhada por uma equipa de reportagem da SIC, sublinhou a relevância da tecnologia no reforço da segurança portuária.

O simulacro demonstrou a utilização das “bodycams” durante situações de apreensão, posicionando a Polícia Marítima como a primeira força policial em Portugal a adotar este equipamento, promovendo maior transparência e eficiência nas suas operações.

Um Mergulho na História | Por Alexandre Monteiro

Neste dia 22 de Janeiro, o naufrágio do NRP «Fataça»

A Classe Azevia era composta por lanchas de fiscalização construídas no Arsenal do Alfeite, em Portugal, durante os anos de 1941 a 1945, em plena Segunda Guerra Mundial, concebidas com o objetivo de fortalecer a capacidade da Marinha de Guerra Portuguesa na fiscalização das atividades piscatórias ao largo da costa de Portugal Continental.

A classe recebeu o nome de Azevia, sendo os navios batizados com nomes de peixes, seguindo a ordem alfabética para indicar a sequência de lançamento. O último navio desta classe a ser lançado foi o NRP “Fataça”, em 1945, encerrando-se assim a construção das embarcações desta série.

VIAJANDO PELA HISTÓRIA DO PORTO DE AVEIRO

Desapareceu a tabuleta

Segundo averiguações a placa informativa ainda se encontrava no local pelas 11h da noite como comprovou o cantoneiro n.º 2, Joaquim Barbosa. Foi identificado como suspeito do furto o grupo que passou no local durante a noite vindo da Taberna do Forte da Barra: Manuel José Pinho reis, casado, banheiro e residente no Farol; Manuel Gandarinho, casado, Padeiro, residente na freguesia da Gafanha da Nazaré e João Casqueira, solteiro, padeiro, residente na Gafanha do Carmo.

Investimento superior a 1 milhão de euros moderniza FOR-MAR, da Nazaré

“O Pólo da Nazaré do FOR-MAR (Centro de Formação Profissional das Pescas e do Mar) está mais moderno e preparado para atender às exigências da formação marítima. A inauguração das obras de requalificação marca um passo relevante na valorização das condições oferecidas aos profissionais que dependem do mar para exercer suas actividades, reforçando a importância da economia azul e do sector marítimo no desenvolvimento do concelho da Nazaré”, realça o município em nota de imprensa.

Este projecto, refere a autarquia, teve como foco “a modernização das instalações formativas, adequando-as às novas exigências de ensino e promovendo maior conforto e bem-estar para os utentes”.

“O edifício passou por uma renovação completa, incluindo a actualização de sinalética de acordo com a nova imagem institucional do FOR-MAR. Foram instalados simuladores de navegação e máquinas de última geração, além de criado um centro de exames, iniciativas que visam aumentar significativamente a qualidade da formação oferecida”, prossegue a câmara.