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A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



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Notícias

Governo quer apostar no crescimento e na transição energética dos portos do continente

Porto de Sines assinou memorando de entendimento com o Complexo Industrial e Portuário do Pecém

O secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Espírito Santo, disse esta sexta-feira que o Governo definiu cinco prioridades para o sector marítimo-portuário, com o foco no crescimento da carga movimentada nos portos do continente e na transição energética.

“É absolutamente fundamental contrariar a tendência de redução dos volumes de carga nos portos do continente”, defendeu o governante, apontando para os 96 milhões de toneladas movimentadas, em 2017, e os 83 milhões, em 2023. No entender do governante, que falava em Sines, durante a cerimónia de assinatura do Memorando de Entendimento entre o Porto de Sines e o Complexo Industrial e Portuário do Pecém, no Brasil, a tendência de queda na movimentação dos portos tem de ser invertida.

Sines, a expansão da cidade depois do porto (conclusão)

O artigo aborda as mudanças no território de Sines devido à implementação do complexo industrial e do porto de águas profundas. As características naturais da Costa de Sines, aliadas à sua posição estratégica, proporcionaram as condições ideais para o desenvolvimento de um porto de águas profundas. Este porto trouxe à cidade de Sines um maior conforto económico.

EM 2024

Princess aposta nas Auroras Boreais no Alasca

As icónicas imagens de luzes verdes e roxas no céu, conhecidas como Auroras Boreais, são uma visão inesquecível e algo pelo qual todos os passageiros que navegam neste verão com a Princess Cruises para o Alasca têm a garantia de as poder ver.

Esta nova experiência imersiva faz parte do premiado programa “Northern Alaska with Princess”, que será lançado na temporada de cruzeiros e excursões de 2024. Este ano, os convidados da Princess entrarão no planetário do Princess Theatre para testemunhar uma apresentação em primeira mão da “Aurora Boreal”, mostrando a beleza e a maravilha do fenómeno com imagens ao vivo projetadas para atrair adultos e crianças.

FÓRUM OCEANO

Renovação do reconhecimento do Cluster de competitividade

A Associação Fórum Oceano (FO) é a entidade reconhecida pelo Governo de Portugal para gerir o Cluster do Mar Português. Este reconhecimento foi obtido no ano de 2015 e necessita de renovação nos termos definidos pelo despacho 2920 de 23 de março de 2015, que estabelece os novos termos para o reconhecimento dos Clusters de Competitividade para os próximos seis anos.

E se nestas férias plantasse um coral?

As Caraíbas são um destino atraente para os turistas que não resistem ao calor tropical, praias de areia branca e água turquesa. No entanto, o aumento do turismo na Praia de Bávaro, na República Dominicana, tem levado à diminuição dos recursos marinhos e à degradação das zonas costeiras. O SAPO Viagens foi conhecer formas de recuperar os recifes e tornar o turismo mais sustentável.

Carta Náutica do Porto de Lisboa | Abril 2024

Mais um número da Carta Náutica do Porto de Lisboa disponível para consulta. Trata-se da edição n.º 164. Boas leituras!

O Centro de Documentação e Informação adquire, disponibiliza e difunde informação relevante para o Porto de Lisboa, sob a forma impressa ou electrónica, tendo em vista não só as necessidades funcionais dos colaboradores da APL – Administração do Porto de Lisboa, S.A., mas também do público em geral.

POR SILVANO SILVA

Sines, a expansão da cidade depois do porto (4)

A organização das diferentes áreas consideradas durante a elaboração do plano geral foi realizada por meio de um processo de eliminação, levando em consideração os objetivos e restrições mencionados ameriormente. A necessidade de assegurar a dimensão das áreas,juntamente com o facto de o Porto admitir apenas uma localização alternativa, entre a baía de Sines e São Torpes, e a obrigação de garantir continuidade entre as áreas portuárias e industriais levaram o GAS a propor duas hipóteses.
 

FOR-MAR PRESENTE NA FEIRA DE EMPREGO E CARREIRAS AZUIS

O For-Mar vai estar presente como expositor na Feira de Emprego e Carreiras Azuis, que se realiza a 17 de outubro de 2024, em Lisboa.

O For-Mar realiza formação e consultoria nos vários sectores de atividade da economia azul. As suas competências abrangem as áreas do transporte marítimo, atividades portuárias, pesca e aquicultura, construção naval, marítimo-turística, náutica de recreio, energias renováveis oceânicas, certificação STCW, sustentabilidade, entre outras.

Sines, a expansão da cidade depois do porto (6)

O artigo aborda as mudanças no território de Sines devido à implementação do complexo industrial e do porto de águas profundas. As características naturais da Costa de Sines, aliadas à sua posição estratégica, proporcionaram as condições ideais para o desenvolvimento de um porto de águas profundas. Este porto trouxe à cidade de Sines um maior conforto económico.

9.ª EDIÇÃO: 19 a 22 de NOVEMBRO de 2024 | Inscrições abertas

PROGRAMA DE ESPECIALIZAÇÃO E LIDERANÇA EM ECONOMIA AZUL (PLEA)

O Programa de Especialização e Liderança em Economia Azul (PLEA) tem um objetivo claro: potenciar o aproveitamento económico, social e ambiental do oceano e recursos aquáticos, de forma sustentável e regenerativa, através da capacitação de pessoas com o conhecimento e as ferramentas fundamentais.

Para alcançar este objetivo foi desenvolvido um programa curricular holístico, que inclui a abordagem aos pilares do direito e da economia do mar; a caracterização dos setores de atividade tradicionais e emergentes; a identificação de desafios e oportunidades; a partilha de estratégias eficazes e boas práticas de planeamento, gestão e inovação; e a visão das atuais e futuras carreiras profissionais relacionadas com o oceano.

O Oceano Atlântico está a «morrer»?

Sempre que se tenta fazer uma projeção dos impactos das alterações climáticas no planeta, a questão mais difícil de prever é o comportamento dos oceanos e mares. Sabe-se pouco sobre os resultados do degelo e as consequências das antropogénicas que estão a transformar o mundo.

Tendo em conta que os oceanos produzem oxigénio e captam um terço das emissões de dióxido de carbono lançadas para a atmosfera, o estado de saúde dos oceanos e mares é uma prioridade. No entanto, apenas uma pequena parte destes ecossistemas estão mapeados.

4.ª edição do Prémio Mário Ruivo - Gerações Oceânicas

A 4.ª edição do Prémio Mário Ruivo - Gerações Oceânicas, dirigida a jovens entre os 14 e os 21 anos, visa reforçar a consciencialização sobre a relação crucial entre o Oceano e o clima e continuar a homenagear o legado de Mário Ruivo, pioneiro na defesa do Oceano e no lançamento das temáticas ambientais em Portugal, figura inspiradora na proteção e conhecimento do mar português.

Os jovens ‘cineastas’ podem concorrer individualmente ou em equipa, com filmes com a duração máxima de sete minutos que foquem a temática “O Oceano e as Alterações Climáticas” e que serão avaliados em quatro categorias: Mensagem, Criatividade, Cultura Científica e Futuro.

POR SILVANO SILVA

Sines, a expansão da cidade depois do porto (5)

Em 1972, foi criado o Complexo de Sines, gerido pelo GAS, dando origem ao grande desenvolvimento da região. Com o início das obras portuárias, Sines sofreu um aumento demográfico significativo. Estima-se que apenas 9% das construções em Sines tenham sido feitas antes de 1919. De acordo com Alcídio Carvalho, "uma parte significativa das edificações terá sido construída entre 1971 e 1980, abrangendo a implantação do empreendimento de Sines e a constituição do GAS" (Carvalho, 2005. P.55).

Na década de 1970, o GAS procedeu à expropriação de quase 60% do território, numa iniciativa em grande escala com vários projetos para a implantação de indústrias. Na época, não houve uma grande preocupação com a infraestrutura construída. Os projetos de execução do empreendimento de Sines visavam transformar a cidade num aglomerado de apoio ao complexo portuário.

Tubarões à vista em Portugal?

Estão à procura de alimento, não de banhistas

Com a entrada do Verão, não se alarme se avistar um tubarão na água. No raro acontecimento de se aproximarem da costa, estes animais vêm à procura de comida e o perigo de ataque é quase nulo.

A costa portuguesa torna-se atractiva para estes predadores, especialmente no Verão, por causa de um fenómeno geográfico chamado upwelling (afloramento, em português). Este fenómeno, que consiste na subida das águas das profundidades à superfície, não só faz que a água fique mais fria, mas também traz nutrientes do fundo que desencadeiam maior concentração de zooplâncton, o que atrai presas e predadores.


 

SUGESTÃO DE LEITURA

Manual de segurança no trabalho em navios roro - José Manuel Almeida, Mário Pedro Alexandre

A importância da segurança ocupacional em navios Ro-Ro e do desenvolvimento de uma cultura de segurança focalizada na promoção de atitudes e de boas práticas de trabalho/segurança é o principal tema abordado nesta publicação de carácter técnico, que pretende, de uma forma ordenada e sistemática, propiciar aos trabalhadores marítimos que exerçam funções a bordo de navios Ro-Ro, um instrumento de apoio que lhes permita consolidar os conhecimentos necessários ao desenvolvimento das competências que lhes são exigidos em matéria de segurança.

CLUBE DE ROBÓTICA DA ENIDH

O Clube de Robótica é aberto a todos os professores e alunos da Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (ENIDH) que queiram transmitir aprender e consolidar conhecimentos no âmbito da Robótica.

Transpor a teoria para a prática é um dos objetivos da criação deste Clube. Através dele, os professores e estudantes da ENIDH conseguem chegar a projetos reais nas áreas de automação, visão computacional, machine learning e controlo, proporcionando, desta forma, uma cultura de empreendedorismo e independência.

O que são as áreas marinhas protegidas e porque são tão importantes?

A ideia de que as AMPs não são incompatíveis com atividades económicas – e que até podem resultar numa maior produtividade pesqueira – foi demonstrada num estudo recente, publicado na revista científica Scientia Marina. A análise concluiu que a criação destas zonas resultou em benefícios para a pesca comercial em 25 países e para o turismo em 24.

Comemorações do Dia do Porto de Sines aproximam a comunidade do porto

A celebrar o quinquagésimo terceiro aniversário da criação do Gabinete da Área de Sines no dia 19 de junho, o Porto de Sines voltou a abrir portas à comunidade e proporcionou aos participantes atividades variadas, desde a oportunidade de realizar um passeio marítimo pela área portuária, bem como visitar o laboratório de Ciências do Mar (CIEMAR) e realizar batismos de stand up paddle e mergulho, ou ainda experimentar um jogo de street basket no Pontal.

JOSÉ ARCHER

Vigilância balnear devia ser alargada «idealmente» para todos os fins de semana

O presidente da Associação Bandeira Azul da Europa defende o alargamento do período oficial de vigilância balnear, considerando que idealmente deveria abranger todos os fins de semana com bom tempo, de forma a reduzir o número de acidentes.

“Idealmente, se tivéssemos todos os fins de semana [com bom tempo], pelo menos, as zonas balneares vigiadas, garantidamente que iríamos reduzir drasticamente o número de acidentes”, disse José Archer, à margem da apresentação das praias, marinas e embarcações com Bandeira Azul este ano.

3.º Encontro da Rede de Estações Náuticas

Decorreu, com grande sucesso, o 3.º Encontro da Rede das Estações Náuticas de Portugal, em Vilamoura. O evento teve o apoio financeiro e logístico dos anfitriões: Estação Náutica de Vilamoura, coordenada pelo Município de Loulé, a Marina de Vilamoura e a Entidade Regional de Turismo do Algarve.

A “bordo” tivemos uma grande “tripulação” (93 “marinheiros”), vinda de todos os cantos de Portugal (do litoral e de águas de interior). Foram dois dias de diálogo e trabalho cooperativo e inspirador para a economia azul sustentável.