Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Terminal de Cruzeiros de Leixões reabre ao público todos os domingos

O Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões volta a abrir as portas ao público, durante todo o dia, em todos os domingos do mês. As visitas são limitadas a 15 participantes e decorrem em horários previamente definidos da parte da manhã e também no período da tarde.

DOCAPESCA REABILITA CAIS FLUTUANTE DE GUERREIROS DO RIO NO GUADIANA

A Docapesca concluiu a reabilitação do cais flutuante de Guerreiros do Rio, no Guadiana, concelho de Alcoutim, tendo sido reposta a flutuabilidade do pontão, efetuada a substituição das madeiras que se encontravam degradadas e a decapagem e pintura de toda a estrutura metálica da ponte de acesso ao cais.

TOP 10 DAS PRAIAS COM MAIOR LOTAÇÃO NO PAÍS

Praia da Barra (Ílhavo) - Capacidade para 11.800 banhistas

Situada junto ao pontão que marca a entrada do Porto de Aveiro e onde desagua a Ria, a Praia da Barra é a que tem maior lotação na zona centro do país (pode receber 11.800 banhistas).

O areal é extenso e conta com o Farol de Aveiro como um dos principais pontos turísticos: foi construído há mais de um século; com 62 metros de altura é o mais alto do país.

Bandeiras Azuis são hasteadas esta sexta-feira na Barra e na Costa Nova

Barra e Costa Nova recebem as bandeiras símbolo de qualidade em cerimónia de hasteamento na manhã desta sexta-feira.

É o dia em que a autarquia formaliza o protocolo com a Administração do Porto de Aveiro e a Associação de Nadadores-Salvadores “RESGATÍLHAVO” para Vigilância e Segurança Balnear de 2020 nas Praias da Barra, da Costa Nova e do Jardim Oudinot.

Fórum Oceano avança com Portal da Rede das Estações Náuticas de Portugal

A Fórum Oceano, em colaboração com as entidades coordenadoras das Estações Náuticas de Portugal e com o acompanhamento do Turismo de Portugal, IP, encontra-se a desenvolver um Portal online que agregará informação sobre as Estações Náuticas certificadas.

O Portal permitirá aos visitantes pesquisar sobre as ENP, visualizando serviços, produtos, pontos de interesse turístico e especificações de cada uma.

COM VÍDEO

Iatistas já podem desembarcar nos portos dos Açores

As fronteiras marítimas abriram dia 15 nos Açores. No porto da Horta, foram criadas duas salas para realização de testes à COVID-19.

O desembarque de passageiros e tripulações de navios de cruzeiro continua proibido.
 

O Verão começou há bocadinho...

O Verão começou há bocadinho, vai prolonga-se por 93,66 dias até ao próximo Equinócio, a 22 de Setembro de 2020. Hoje, 21 de Junho, é também o Dia do Relógio de Sol, que se celebra por altura do solstício de Verão desde 1990.

S. JACINTO É A PRIMEIRA PRAIA A ABRIR NA REGIÃO:

«Estamos prontos!»

Todas as praias da região inauguram a época balnear no dia 20 de Junho. Todas menos uma. São Jacinto, no concelho de Aveiro, antecipou-se e está oficialmente em época de banhos. “Estamos prontos”, garantiu o presidente da Câmara, Ribau Esteves, na cerimónia em que foram hasteadas a Bandeira Azul, a Bandeira de Praia Acessível e a Bandeira de Praia com Qualidade de Ouro. Ao acto simbólico associaram-se o capitão do Porto de Aveiro, Humberto Rocha, e o vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Pimenta Macha­do.

Como a Nazaré se prepara para o Verão mais quente (e atípico) de sempre

Com apenas cinco casos de covid-19, uma das praias mais típicas do país aposta nesse chavão de limpa e segura. Ao fim de tanto investimento na promoção internacional, está preparada para voltar ao princípio: o mercado interno. Mas na Nazaré nem a pandemia afastou a abertura de novos negócios.

SETÚBAL

Semana do Mar 2020 cancelada

A Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra e a Câmara Municipal de Setúbal decidiram cancelar esta edição da Semana do Mar por considerarem que, com a atual crise sanitária, não é possível realizar em segurança um evento com milhares de pessoas.

A Semana do Mar promove, anualmente, no final do Verão, um vasto e diversificado conjunto de iniciativas gratuitas centradas na zona ribeirinha, de que se destacam visitas a navios emblemáticos da Armada e de outras instituições.

APDL

Actividade marítimo-turística no rio Douro restabelecida

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) esclarece que foi restabelecida esta segunda-feira a actividade marítimo-turística na Via Navegável do Douro (VNA), salientado que esta deve cumprir as recomendações emanadas pelas autoridades de saúde.

NO DIA MUNDIAL DA CRIANÇA - VEM CONHECER O MEU SITE

Olá, eu sou o Vasco!

O Vasco é um menino curioso e simpático que nasceu na Atlântida, a 8 de Junho, o Dia Mundial dos Oceanos. Este super-herói, defensor dos oceanos, age a favor da natureza e do planeta. O seu carácter, forte e determinado, é admirado no Oceanário de Lisboa e o seu estilo de vida incentiva todos que o conhecem, miúdos e graúdos, a agirem como ele.

MARINA DE LISBOA

Doca de Santo Amaro volta a receber o galardão do Programa Bandeira Azul

A Doca de Santo Amaro da Marina de Lisboa volta a receber o galardão do Programa Bandeira Azul.
Este prémio, atribuído pela primeira vez em 2015 e sucessivamente renovado, tem contribuído para um crescimento sustentado bem como para o contínuo desenvolvimento de uma estratégia integrada, tendo sempre como meta criar, desenvolver e potenciar condições e formatos que acompanham a atividade náutica, nomeadamente no melhoramento das condições e serviços disponibilizados aos utentes das docas de recreio do Porto de Lisboa.

O NAVIO-ESCOLA SAGRES ESTÁ DE REGRESSO A LISBOA

A tristeza e o alívio de voltar a casa

O navio-escola Sagres regressaria da volta ao mundo em janeiro de 2021, mas a pandemia trocou as voltas aos 142 marinheiros, que hoje voltaram a casa entre o alívio por estarem bem e a tristeza pela missão em pausa.

“Tenho aqui três sentimentos simultâneos. Um é de alívio por regressarmos bem. Há um segundo de tristeza porque efetivamente saímos dia 05 de janeiro para uma viagem de circum-navegação que infelizmente não se pode concretizar e um sentimento de esperança de que as coisas rapidamente voltem àquilo que é normal e, num futuro mais ou menos próximo, podermos voltar a ter a Sagres a navegar”, confidenciou aos jornalistas o comandante do navio, Maurício Camilo.

Navio-escola Sagres regressa este domingo a Lisboa

O navio-escola Sagres regressa este domingo, 10 de Maio de 2020, a Lisboa, um mês e meio depois de ter sido cancelada a viagem de celebração dos 500 anos da circum-navegação de Fernão Magalhães devido à pandemia de covid-19.
Assinalamos a data com a difusão de uma newsletter temática, newsletter que é também uma homenagem a todos os membros da tripulação, assim como à Marinha Portuguesa.
 

ERA A VIAGEM DE UMA VIDA E FOI CANCELADA

Como a tripulação do Navio Sagres geriu a pandemia em alto-mar e também o regresso a casa

Um comandante com muito sentido prático e alguns toques de humor. Imprevistos atrás de imprevistos. Adia-se a frustração, aceita-se a tristeza, assume-se o que é inevitável. Com brilho na voz, fica a expectativa de poder retomar a viagem. Assim está a ser vivida a pandemia a bordo do Navio-Escola Sagres, aos olhos do homem com o comando do navio e do médico da missão.

The Tall Ships Races Lisboa 2020 anuncia adiamento para 2021

A Aporvela — Associação Portuguesa de Treino de Vela, em acordo com a Tall Ships Races International (responsável pela organização do evento à escala mundial) e os restantes portos anfitriões do evento, acaba de anunciar o adiamento da The Tall Ships Race Lisboa para os dias 2,3,4 e 5 de Setembro de 2021.

A decisão surge na sequência do surto pandémico causado pelo Coronavírus que, de acordo com os responsáveis, coloca em risco a saúde e segurança de todos os envolvidos na realização do evento.

AGORA COM UM NOVO USO

Em Alcácer do Sal, há um galeão novamente apto a ser utilizado

Em Alcácer do Sal, o galeão Pinto Luísa, embarcação originalmente utilizada para transporte de pessoas e mercadorias, sobretudo o ouro do rio Sado – o sal - foi reabilitado com o apoio do PO Mar 2020, voltando a navegar agora com um novo uso.

A embarcação, símbolo incontestável da cultura da região de Alcácer do Sal, está agora novamente apta a ser utilizada proporcionando um contacto com as atividades náuticas numa perspetiva de aprendizagem, sensibilização, recreio e lazer.

FIQUE EM CASA, COM O PORTO DE SINES

Sintonizado com a campanha nacional para que todos os que possam fiquem em casa neste período crítico, o Porto de Sines iniciou há dias a publicação de uma série de passatempos nas suas redes sociais – Facebook, Twitter, Linkedin e Instagram.

O cenário para estes passatempos é sempre o Porto de Sines. Atendendo ao sucesso do post inaugural, com muitas centenas de participantes desempoeirando o livrinho da tabuada, resolvemos partilhá-lo com os milhares de leitores que visitam o portal da APP, recebendo também a sua newsletter diária.
 

Vamos viajar sem sair do sítio?

Estamos numa fase de contenção e recolhimento. E as viagens vão ter de ficar para segundo plano. Mas somos otimistas, sabemos que esta fase vai passar e, em breve, estaremos todos a pensar nas próximas aventuras e a contar os dias para as próximas férias.

Total: 678