Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Praias do Barlavento com bandeira que sinaliza radiação ultravioleta

O projecto "Há UV" na praia está presente em duas praias do município de Portimão (Praia da Rocha e Praia do Vau), uma na Praia Grande, concelho de Lagoa e duas, no concelho de Lagos, na Meia Praia e Praia de Porto de Mós.

Segundo o coordenador do projecto, o professor Francisco Pereira, o objectivo passa por evidenciar aos banhistas um conjunto de 5 bandeiras de cor diferente, indicativas da intensidade solar em termos de radiação ultravioleta, sendo que a mais grave é a cor vermelha

Na Berlenga, longe de tudo

Menos de 13km separam a costa continental da Berlenga Grande. Mas ela é outro mundo, garantem os habitantes e exploradores da ilha agora limitada a 550 visitantes por dia. Uma medida para proteger um lugar pequeno de coisas únicas.

Embarcações tradicionais do Tejo vão ancorar em Lisboa

A Câmara Municipal da Moita aprovou, na sua última reunião, um protocolo com a Administração do Porto de Lisboa (APL), com o propósito de serem disponibilizados, gratuitamente, pontos de acostagem na cidade de Lisboa para as embarcações tradicionais municipais.

A APL pretende promover o acesso das embarcações municipais aos locais de acostagem que estão sob a sua gestão, na cidade de Lisboa: docas de Alcântara, Santo Amaro, Belém, Bom Sucesso e Pedrouços, como forma de promover as embarcações tradicionais do Tejo, enquanto parte de um património associado à história e identidade dos municípios ribeirinhos.

REMETENTE: ABAE

Carta ao Banhista

Caro banhista, serve esta carta para o felicitar por escolher uma das 352 praias com Bandeira Azul e para o relembrar que uma escolha responsável, implica comportamentos sustentáveis.

Para uma praia poder hastear uma Bandeira Azul tem de cumprir 33 critérios, agrupados em 4 grandes áreas Informação e Educação Ambiental, Qualidade da Água Balnear, Gestão Ambiental, Segurança e Serviços. E, se a candidatura depende, maioritariamente, do trabalho dos promotores, manter uma Bandeira Azul e a excelência da zona balnear galardoada depende de si e todos os dias do ano.

Ilhas Canárias

Farol-hotel Punta Cumplida

O farol Faro Punta Cumplida, localizado mais a norte da ilha La Palma, foi inaugurado em 1867, sendo o mais antigo de Espanha.

Localizado em La Palma, Ilhas Canárias, o farol agora transformado num boutique hotel de luxo. O farol encontra-se na cidade de Barlovento, um local tranquilo mas que oferece uma beleza natural e diversas atracções, como as piscinas de água salgada nas Piscinas de la Fajana e no Parque Nacional Caldera de Taburiente.

VEJA OS VÍDEOS!

Dive Bahrain afunda Boeing 747 para atracção turística

O Dive Bahrain, parque temático submarino no Golfo Pérsico, prepara-se para afundar um avião – Boeing 747 de 70 metros – para fornecer uma atracção de mergulho.
Construído em 1981, será o maior avião a ser submerso até à data e fará parte do maior parque temático subaquático do mundo.

21 praias que parecem saídas directamente do paraíso

Serão estas as 21 praias mais paradisíacas do planeta Terra? Espalhadas por vários continentes, diversas entre si, fique extasiado com estas autênticas belezas naturais e escolha a sua preferida.

Peixe, música, guarda-chuvas e uma regata. A festa ao sabor da Ria de Aveiro

“Olha a marola!”, berra o mestre do ‘Marco Silva’. A azáfama é grande. Entre tirar água do moliceiro, agarrar as velas e pensar na vitória, a tripulação de três homens do barco que lidera a regata não tem descanso. Vão com um avanço significativo face ao segundo classificado — mas mesmo assim não vacilam.

Agência Portuguesa do Ambiente lança aplicação sobre as Praias

A Agência Portuguesa do Ambiente lançou a aplicação móvel “Info praia” para smartphones ou tablets, para disponibilização rápida de informação actualizada sobre as praias e a qualidade das águas balneares costeiras, de transição ou interiores do continente. Pode ser descarregada gratuitamente através do “Google Play” ou da “App Store”.

São disponibilizados, de forma simples e direta, os dados de classificação anual de cada água balnear, as principais características (tipo de água balnear, existência do galardão bandeira azul e praia acessível, existência de obras, risco de erosão das arribas) e os serviços existentes – restaurantes, apoio balnear, nadador salvador, existência de cadeira anfíbia, entre outros.

VEJA ÁLBUM COM 75 FOTOS NO FLICKR

Grande Regata dos Moliceiros da Ria de Aveiro 2019 (1)

Álbum com 75 fotografias destacando a Grande Regata dos Moliceiros da Ria de Aveiro, um evento histórico e emblemático que decorreu este sábado, dia 6. Com saída da Praia da Torreira, Murtosa, a Grande Regata dos Moliceiros contou com 15 esplendorosas embarcações, que, engalanadas, ofereceram uma competição única, repleta de cor e muita animação.
Selecção mesclada com fotos de outros moliceiros, vogando pelos canais da cidade, pejados de turistas que quiseram associar-se aos dias de festa proporcionados pelo “Ria de Aveiro Weekend”.
 

Graças ao voluntariado jovem

Faróis de Santa Maria e da Alfanzina abertos ao público em julho e agosto

Foi assinado, na manhã do dia 1 de julho, um protocolo de colaboração entre a Autoridade Marítima Nacional e o Instituto Português do Desporto e Juventude que permitirá, através de voluntariado e com a colaboração das Câmaras Municipais de Faro e Lagoa, a abertura diária ao público dos Faróis de Santa Maria, na Ilha do Farol, e da Alfanzina, em Lagoa. No terreno, o apoio na recepção aos visitantes será feito por via da Associação Designers do Sul e do Lagoa Académico Clube.

RIA DE AVEIRO WEEKEND REGRESSA ENTRE 5 E 7 DE JULHO

O Ria de Aveiro Weekend (RAW) está de regresso à Região de Aveiro, com um programa de eventos que convida a descobrir o território através da cultura, do património, das artes, da música, das festas e da gastronomia, entre outras atividades. Entre 5 e 7 de julho, os 11 municípios que integram a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) celebram em rede a riqueza da Região nas suas mais diversas expressões, com particular enfoque no recurso turístico de maior relevância da região: a Ria de Aveiro.

Ílhavo investe mais de 28 mil euros na segurança e vigilância balnear

Após a cerimónia do Hastear da Bandeira Azul que atesta a qualidade ambiental e de acessibilidade das praias do Município, a Câmara Municipal de Ílhavo, a Administração do Porto de Aveiro e a Associação de Nadadores-Salvadores “RESGATÍLHAVO” assinaram no Apoio de Praia “Makai”, o protocolo para Vigilância e Segurança Balnear nas Praias da Barra, da Costa Nova e do Jardim Oudinot, no ano de 2019.

Dia do Porto de Sines reuniu mais de 700 participantes

A edição de 2019 das comemorações do Dia do Porto de Sines, que se celebra anualmente a 19 de junho, reuniu mais de 700 pessoas nas diversas atividades promovidas pela APS em conjunto com várias empresas da comunidade portuária. Este dia tem o objetivo de abrir o porto e a sua componente operacional à sociedade envolvente, com particular incidência sobre as escolas, aproximando o porto e as empresas da comunidade.

19 DE JUNHO

Dia do Porto de Sines abre as portas à população

Esta quarta-feira, dia 19 de junho, data em que se celebra o Dia do Porto de Sines, a APS abre as suas portas à comunidade, com várias iniciativas que visam aproximar o porto e as empresas da população.

Pretende-se que este seja um dia diferente, em que os participantes tenham a possibilidade de aceder a áreas que normalmente não estão abertas ao público, sendo possível assim, conhecer o quotidiano de uma infraestrutura portuária de cariz internacional, como é o Porto de Sines.

Dia do Porto de Sines comemora-se a 19 de Junho

O Dia do Porto de Sines foi estabelecido pela APS, S.A., com o objetivo de abrir o porto e a sua componente operacional à sociedade envolvente, com particular incidência sobre as escolas. O evento tem lugar anualmente no dia 19 de junho, o dia da publicação do Decreto-Lei n.º 270/71, que constituiu o Gabinete da Área de Sines que foi o início de todo o processo.

Pretende-se que este seja um dia diferente, em que os participantes podem aceder a áreas que normalmente não estão abertas ao público, sendo possível conhecer o quotidiano de uma infraestrutura portuária de cariz internacional, como o Porto de Sines.

DE 7 A 9 DE JUNHO, NA FIGUEIRA DA FOZ

32.º Festa da Sardinha no Coliseu Figueirense

A 32ª Festa da Sardinha, promovida pela Associação Malta do Viso, realiza-se de 7 a 9 de Junho no local da sua origem e da Associação, o Coliseu Figueirense. A organização espera ultrapassar os cinco mil visitantes durante os três dias.

Portos da Madeira atraem cada vez mais iates de luxo

Desde 2017 que a Administração dos Portos da Madeira (APRAM) tem vindo a reforçar a promoção e divulgação dos Portos do Funchal, Caniçal e Porto Santo, enquanto destinos para os super e megaiates, conseguindo nos últimos dois anos 85 escalas. Este segmento tem crescido tanto que levou a APRAM a trabalhar num projecto para fazer destas águas uma rota alternativa no Atlântico.

Rede «Estações Náuticas de Portugal» no Vê Portugal - 6.º Fórum de Turismo Interno

A rede "Estações Náuticas de Portugal" foi um dos assuntos em destaque no Painel sobre "Turismo na Orla Costeira - Ativos Diferenciadores", que decorreu no âmbito do Vê Portugal - 6º Fórum de Turismo Interno, promovido pelo Turismo Centro de Portugal, associado da Fórum Oceano.

1 DE JUNHO

Dia Mundial da Criança no Museu Marítimo de Ílhavo

Vai ser um dia em cheio! Teatro de marionetas, oficinas, cinema de animação, hora do conto, visitas especiais, insufláveis, uma rádio divertida e muito mais. São estas algumas das propostas para o Dia Mundial das Crianças em Ílhavo, que este ano se comemora em família, no Museu Marítimo de Ílhavo, sob o mote da protecção dos oceanos. De manhã à noite, haverá diferentes actividades a decorrer, sempre com a preocupação de sensibilizar os mais novos para a preservação da vida marinha. Todas as acções são gratuitas e algumas requerem inscrição.

Total: 608