Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




ATÉ DIA 11

Navio patrulha oceânico Sines aberto ao público na Madeira

O NRP Sines está no porto do Funchal, aberto a visitas até dia 11 no horário das 15h00 às 17h00.

Segundo refere a Marinha, esta é "uma oportunidade a não perder de conhecer o Navio de Patrulha Oceânico da Marinha Portuguesa". O NRP Sines foi batizado em julho de 2018 e tem como principal função a busca e salvamento marítimos, a vigilância marítima, a prevenção e combate à poluição e outras tarefas de interesse público.

A Praia do Sul da Ericeira corre-nos nas veias há cinco gerações

Sair de Lisboa, com o tempo quente e abafado, e chegar à Ericeira, onde passa uma brisa fresca, é uma alegria constante e sempre renovada. Há um condicionamento qualquer, que Pavlov explicará, que nos faz cantar o hino da terra, mal vemos uma pontinha daquele mar: “Ericeira, Onde o Mar é Mais Azul / Nas belas praias do sul / De doirada e fresca areia / Ericeira, és tão bela e tão formosa...” Embora já sejamos todos crescidos, não resistimos a acompanhar o ritmo com palmas e gargalhadas, de tão ridículos que somos. Mas repetimos, sempre, porque ver aquele mar imenso enche-nos o peito; imaginar o seu cheiro tão característico, por causa das algas, faz-nos esquecer de imediato as correrias da semana.

À VOLTA DA PRAIA

Os areais do Malhão-Aivados não têm nada e por isso têm tudo

Ao contrário das praias talhadas pela falésia noutras zonas da costa alentejana, a extensão Aivados-Malhão é acompanhada apenas pelas dunas. Escapou às tentativas de desenvolvimento regional e aos interesses imobiliários. E hoje é um paraíso.

À VOLTA DA PRAIA

Mega Fundeira: esta praia não é para todos

Sob o quilómetro 306 da icónica EN2, na fronteira entre Góis e Pedrógão Grande, esconde-se uma pequena área de recreio onde, no Verão, se vive de refrescantes mergulhos em plena comunhão com a natureza.

Guia para descobrir os animais marinhos da sua praia

Chegados à praia, começamos por ver pouco da vida selvagem marinha. A ave que sobrevoa o mar ao longo da costa, a concha meio partida no areal junto à rebentação das ondas, os fiapos de algas agarrados a cascas de mexilhão.

DE 2 A 5 DE JULHO

Terminal de Cruzeiros de Lisboa recebe a Tall Ships Race 2020

A APORVELA - Associação Portuguesa de Treino de Vela, estabeleceu uma parceria com o LCP – Lisbon Cruise Port – que, entre outros, fará com que o Terminal de Cruzeiros de Santa Apolónia seja o recinto escolhido para receber a Tall Ships Race Lisboa 2020. A próxima edição deste evento, cuja organização ambiciona bater todos os recordes de embarques de jovens marinheiros, conta igualmente com a coorganização da Câmara Municipal de Lisboa e da Administração do Porto de Lisboa.

ESTA SEXTA-FEIRA

Superiate KRISS no Porto da Figueira da Foz

O Superiate KRISS chega esta sexta-feira ao Porto da Figueira da Foz. O M/Y KRISS está de visita a Portugal tendo começado o seu itinerário no Douro a 24 de agosto, mais tarde em Aveiro, seguindo para a Nazaré, Peniche, Lisboa, Cascais, Sagres, Portimão e Vilamoura.

AÇORES

Nova marina da Povoação já está operacional

Já está concluída na Povoação, mesmo no porto, a nova marina, com capacidade para 58 embarcações.
O projecto da nova marina representou um investimento de 260 mil euros, que em parte foi financiado pelo ProRural (196 mil euros) e os restantes 64 mil euros foram assegurados pela tesouraria da autarquia.

A 21 DE SETEMBRO

Porto de Leixões aberto à comunidade com visitas de barco, concertos e exposições

A 11ª edição do "Dia do Porto de Leixões", a iniciativa que abre as portas da infraestrutura portuária à cidade com atividades para todas as faixas etárias, realiza-se no próximo dia 21 de setembro. A grande novidade desta edição são as visitas ao Porto de Leixões a bordo da embarcação “Independência”, nas quais os visitantes podem conhecer a área portuária e o dia a dia daquele que é um dos maiores portos da Península Ibérica, numa viagem de barco.

À VOLTA DA PRAIA

O Canal é uma das últimas praias selvagens (e desertas) do Algarve

O acesso pode ser desafiante e, ao contrário da vizinha Arrifana, não tem apoios de praia, restaurantes nem nadador-salvador. Mas é toda só para nós. Quantas vezes se pode dizer isto no Algarve?

Nova fase de candidaturas para certificação de Estações Náuticas de Portugal até 31 de outubro

Os territórios que pretendam constituir-se como Estação Náutica, integrando a Rede “Estações Náuticas de Portugal” (ENP), poderão apresentar uma candidatura à Fórum Oceano, entidade responsável pela certificação, até 31 de outubro.
A Rede “Estações Náuticas de Portugal” conta actualmente com 16 territórios certificados e um em fase final de certificação, no Continente, distribuídos pelo litoral e pelo interior, com o envolvimento de 52 municípios e 4 Comunidades Intermunicipais, contando com mais de 680 parceiros, dos quais mais de 60% são empresas. Até ao final de 2019, a Rede das ENP crescerá com a certificação de novos territórios, mobilizando mais de 800 entidades.

DE 7 A 11 DE AGOSTO

Festival do Bacalhau, Ílhavo 2019

O Município de Ílhavo acolhe de 7 a 11 de Agosto aquele que é um dos maiores festivais gastronómicos do país, celebrando o bacalhau durante cinco dias e com inúmeras acções, desde showcookings, degustações, concursos, workshops, oficinas, mostras de artesanato, etc.
Terra de lendários e corajosos marinheiros, que arriscaram a vida nos frios mares da Terra Nova e da Gronelândia, o Município de Ílhavo é, por excelência e tradição, a capital portuguesa do Bacalhau, cuja epopeia ocupa notável parte da sua história.

Esta é a praia que representa Portugal na lista dos 15 «tesouros escondidos» da Europa

De casas construídas sob rochas na Andaluzia, em Setenil de las Bodegas, a uma bela baía “escondida” em Creta, na Grécia, ou até à pitoresca Lauterbrunnen na Suíça, a lista da European Best Destinations (EBD) de Europe's best hidden gems 2019 tem propostas para todos os gostos. E, pelo meio, não podiam faltar praias: eis que surge a beleza natural da praia de Odeceixe.

Nas «melhores praias do mundo», o Brasil é rei. Mas Portugal tem uma praia no top

O top 25 inclui "paraísos" das Caraíbas a Espanha, passando pela Florida ou Havai, Itália ou Grécia, da Costa Rica à Austrália e Tailândia; inclui, claro, as Seychelles mas também Portugal e Cabo Verde.
No top mundial, Portugal consegue apenas uma presença, em 11.º lugar, graças ao Algarve e à praia da Falésia, nos Olhos de Água, Albufeira.
Nos tops continentais, Portugal consegue mais duas praias entre as melhores da Europa: a Praia da Rocha, de Portimão, e a Praia do Camilo, de Lagos.

A 10 DE AGOSTO

Corrida mais Louca da Ria de Aveiro

O programa do Festival do Bacalhau de 2019 conta, mais uma vez, com a realização da “Corrida mais Louca da Ria”, que irá animar o Esteiro Oudinot, no dia 10 de agosto, a partir das 15h00, mas este ano em versão alargada às empresas.

Para além da habitual participação das Associações e Instituições do Município, a Câmara Municipal de Ílhavo vai alargar as inscrições às empresas locais, ampliando, desta forma, a exploração da criatividade, as soluções lúdico-desportivas e a “competitividade saudável”.

Conheça as 375 praias portuguesas com «qualidade de ouro» neste Verão

Portugal tem, em 2019, 375 praias com “qualidade de ouro”, menos 15 do que em 2018. A região Tejo e Oeste é a que reúne mais distinções. Das praias galardoadas, 326 são costeiras, 40 são interiores e nove são de transição.
Veja a lista completa.

COPENHAGA

Esta antiga grua marítima é agora um alojamento de luxo com vista para o oceano

No processo de renovação do Porto de Copenhaga (Dinamarca), o estúdio de arquitetos Arcgency decidiu dar uma segunda vida a uma antiga grua do mar. Dedicada ao carregamento e descarga de carvão, tornou-se agora num acolhedor refúgio de luxo para duas pessoas.

O espaço dispõe de spa, sauna e de um terraço com vista para o mar com cerca de 50 metros quadrados (m2). Em homenagem à antiga actividade, onde o carvão era rei, o preto foi a cor escolhida para decorar o alojamento de luxo.

Cabedelo, a praia que alimenta a arte bruta

Joaquim Pires fala da praia do Cabedelo, em Viana do Castelo, como ninguém. Joaquim, aliás, vive a sua praia como ninguém. É lá que se abastece para criar “peças bonitas”, feitas de paus, galhos, “pinheiros tortos”.

“Não está. Foi aos paus”, informou-nos Emília. À segunda, depois de um copo na Taberna do Poita, não foi preciso bater à porta da arrecadação, onde o seu marido vai acumulando paus e coisas que vai esculpindo enquanto cria arte bruta.

DE 20 DE JULHO A 4 DE AGOSTO

Porto de Setúbal na Feira de Santiago

O Porto de Setúbal marca presença na Feira de Sant’iago 2019, entre 20 de julho e 4 de agosto, com um stand que aposta na mostra de alguns dos melhores produtos regionais com ligação ao mar. Ostras e conservas são apenas dois exemplos. Vai saber bem uma visita ao stand do Porto de Setúbal para conhecer melhor as suas atividades.

19 A 21 DE JULHO

Festa dos Pescadores de Matosinhos

A Festa do Mártir São Sebastião é toda dos pescadores de Matosinhos. Da Igreja Matriz sai uma majestosa procissão que vai até à Doca Pesca. Os pescadores exprimem ao seu santo padroeiro toda a sua devoção e pedem-lhe um mar farto e seguro. Vestem os seus filhos de anjinhos, carregam o andor do Mártir S. Sebastião e engalanam os seus barcos para que sejam benzidos, juntamente com o mar.

Total: 608