Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




EkranoYacht – O iate voador

Meio iate meio avião, este conceito de origem Soviética foi desenhado para sobrevoar acima da superfície da água ao contrário de um barco comum, que desliza sobre a superfície. EkranoYacht foi projectado por Jaro Dickson, um estudante da Universidade Monash, na Austrália. Dickson baseou-se nos princípios realistas do projecto pioneiro Soviético Ekranoplan, um veículo GEV (Ground Effect Vehicle).
 

INSCRIÇÕES ATÉ 10 DE AGOSTO

A Corrida Mais Louca da Ria – Corrida de Embarcações Originais

Com o objectivo principal de promover e incentivar a prática desportiva na Ria de Aveiro, a Câmara Municipal de Ílhavo promove mais uma da “Corrida Mais Louca da Ria – Corrida de Embarcações Originais” que, à semelhança do ano passado, evoluirá no Jardim Oudinot, estando englobada na realização do Festival do Bacalhau, conferindo-lhe mais criatividade e diversão.
A prova encontra-se dividida em duas categorias, “Demonstração” e “Corrida” sendo cada categoria composta por duas sub-categorias “Construção” e “Transformação”, diversificando as possibilidades de presença nesta iniciativa.
 

SEMANA DO MAR EM PORTO MONIZ, NA MADEIRA

Mega arroz de lapas de 850 kg

Ainda não se sabe se vai entrar mesmo no Guinness, apesar da candidatura ter sido formalizada, em Londres, à respectiva entidade,mas o mega arroz de lapas servido a 1500 pessoas no Porto Moniz, neste fim-de-semana, foi o maior até agora confeccionado.
A Cãmara Municipal do Porto Moniz mandou fazer uma panela com capacidade para mil litros, necessária para levar 356 kg de lapas, 100 kg de arroz, 100 kg de cebolas, 50 kg de pimentos, 10 kg de manteiga, 5 kg de alhos, 30 litros de azeite, 10 kg concentrado de tomate e 330 litros de água, eis a receita do maior arroz de lapas do mundo, uma iniciativa do restaurante Cachalote que assim respondeu a um desafio do presidente da Câmara local.
 

MADEIRA

Semana do Mar em Porto Moniz termina este domingo

A Semana do Mar em Porto Moniz, norte da Madeira, tem vindo em cada ano a ganhar mais projecção; na edição que começou na quinta-feira e hoje termina são muitas as actividades programadas, onde se inclui, pela primeira vez, uma regata de veleiros, da classe cruzeiros, para disputar o Troféu de Vela Costa da Laurissilva e a candidatura ao Guinness de um arroz de lapas gigante.

REGATA DOS MOLICEIROS REALIZA-SE ESTE SÁBADO

Ria de Aveiro vai ficar cheia de cor

A Regata dos Moliceiros, que este ano celebra a sua 26ª edição, realiza-se hoje, 2 de Julho, com partida do Porto de Abrigo dos Pescadores na Torreira, pelas 14h00, e chegada prevista à antiga lota do Peixe, em Aveiro, pelas 16h00.
A regata insere-se no evento Ria de Aveiro 2011, que decorre entre 1 e 3 de Julho, e que abrange diversas iniciativas náuticas, culturais, e visa promover o conhecimento do património náutico tradicional de Aveiro.
 

FESTIVAL DO ATLÂNTICO, NO FUNCHAL

França venceu e Ucrânia ganhou votação do público

A empresa francesa Feerie S.A.S. foi a grande vencedora da edição deste ano do Festival do Atlântico com o espectáculo piromusical "Life ou l´histoire d´une vie", composto por 14 temas musicais, alguns bastante conhecidos do´público como "Your song" e "El tango de Roxane". Entre os três concorrentes, Áustria, Ucrânia e França, o júri escolheu este último país, embora na votação on line o público tenha votado na Ucrânia.


 

A 5 DE JULHO, NOS AÇORES

Cock Robin no terceiro aniversário das «Portas do Mar»

A banda norte-americana de pop-rock Cock Robin actua a 5 de Julho em Ponta Delgada num concerto destinado a comemorar o terceiro aniversário do empreendimento “Portas do Mar”, anunciou a organização das celebrações.
Construído na baia de Ponta Delgada por iniciativa do Governo Regional dos Açores e com financiamentos comunitários, o empreendimento “Portas do Mar” integra um cais para embarcações de cruzeiro, marina e piscina, além e diversos espaços comerciais e de lazer.
 

Turismo Centro lança Guia Praias Fluviais e Oceânicas 2011

A Turismo Centro de Portugal (CTP) apresentou a edição deste ano do Guia de Praias Fluviais e Oceânicas, que contém informação sobre 66 praias, acessibilidades, e equipamentos.
O guia publicado em formato de bolso apresenta 26 praias oceânicas e 50 praias fluviais. Este ano, 18 praias da região receberam a bandeira azul e 25 foram galardoadas com bandeira praia dourada.
A edição deste ano contempla a área territorial dos quatro Pólos de Marca Turística Centro de Portugal (as três praias fluviais indicadas no Pólo de Marca Turística de Viseu/Dão Lafões não constavam do Guia 2009).

FUNCHAL

Festival do Atlântico encerra hoje, 25 de Junho

O festival do Atlântico encerra este sábado com o espectáculo de Portugal, extra-concurso, promovido pela empresa HC&Filhos, intitulado 'Noite Encantada'.
Ao som de uma banda sonora extraordinária os madeirenses e todos os turistas presentes no encerramento do Festival do Atlântico 2011 vão poder assistir a uma Noite Encantada de fogo de artifício, apresentado pela empresa HC&Filhos.
 

HOJE É DIA DA «CHEGADA LANCHA DE PESCADORES»

ERICEIRA – o Mar e sua Gentes

O ICEA – Instituto de Cultura Europeia e Atlântica tem estado a desenvolver um conjunto de eventos no corrente mês de Junho. O programa “ERICEIRA – o Mar e sua Gentes” teve início no passado dia 10 de Junho, prolongando-se até ao dia 28. Este domingo não perca a repetição da "CHEGADA LANCHA DE PESCADORES - Recriação 1950).
Este vasto conjunto de iniciativas conta com o apoio do IPTM.

S. JOÃO NO PORTO SANTO

Ferry «Lobo Marinho» duplica viagens por causa de mini-férias

O fim-de-semana prolongado e o arraial de S.João no Porto Santo levaram a uma grande procura de passagens no navio "Lobo Marinho", tendo o armador decidido abrir uma viagem extraordinária esta quinta-feira, dia 23.
Assim, o ferry que liga a Madeira ao Porto Santo vai fazer duas viagens na quarta e na quinta-feira. Na sexta-feira e no sábado, o navio fará apenas uma viagem, devendo voltar a duplicar no domingo, dia em que muitos regressarão das mini-férias.
 

FESTIVAL DO ATLÂNTICO, NO FUNCHAL

França contou a história de uma vida

A empresa francesa "Feerie S.A.S." foi a responsável pelo espectáculo piromusical que na noite do passado sábado, durante 21 minutos, encheu de cor a baía do Funchal, convidando o muito público presente em vários pontos da marginal a uma viagem "desde a infância até ao fim da vida". Intitulado "Life ou l`histoire d´une vie", o espectáculo trouxe melodias francesas, mas também outros temas internacionais conhecidos.

FUNCHAL

Festival do Atlântico - Hoje é a vez da França

Muitos madeirenses e turistas assistiram na noite de 4 de Junho ao primeiro espectáculo piromusical do Festival do Atlântico, da responsabilidade da Áustria que trabalhou o tema "World music fantasy", enchendo a baía do Funchal de cor, luz e magia. A 11 foi a vez da Ucrânia. Este sábado é a vez da empresa francesa Feerie S.A.S. apresentar o tema "Life ou l´histoire d´une vie", com 14 músicas diferentes, algumas muito conhecidas, como é o caso de "Your song" e "Mythodea", de Vangelis.

Praia artificial proporciona Verão diferente em Mangualde

Após três meses de obras, abriu esta quarta-feira ao público a praia artificial de Mangualde, um investimento privado que promete proporcionar um Verão diferente nesta cidade do interior. Entre miúdos e graúdos, muitos foram os que fizeram questão de ir à Live Beach logo no primeiro dia e experimentar mergulhar na piscina de água salgada com 1.200 metros quadrados e apanhar sol nos 10.856 metros quadrados do areal.
 

Os dez melhores sítios do mundo para mergulhar

Há tanto mar, tanto mar, que a escolha é naturalmente subjectiva. Mas há uma garantia: se sonha com a viagem aquática perfeita, qualquer um destes dez destinos, espalhados pelo mundo, é garante de beleza pura.

INVESTIMENTO DE UM MILHÃO DE EUROS

Mangualde com praia a partir de hoje

Mangualde vai ter a funcionar, a partir de hoje, quarta-feira, 15 de Junho, uma praia artificial com areal e água salgada, um investimento privado que a autarquia acredita que vai ajudar a combater o despovoamento. Representando um investimento de um milhão de euros, é um projecto da organizadora de eventos portuguesa Live it Well, que patenteou este conceito de praia no interior do país - adianta a Lusa.
A praia artificial irá funcionar durante três meses, disponibilizando um areal, água salgada e muitas outras componentes habitualmente encontradas nas praias verdadeiras. Tem também um recinto com restaurantes e bares e uma zona com um palco preparado para concertos.

 

SUGESTÕES PARA AS SUAS FÉRIAS

Mergulhar nos Açores, paraíso do Atlântico

Vanessa Rato já não mergulhava há quase dois anos. Não levou luvas, a água estava gelada e ia morrendo de frio. Mas o mar do Faial esconde um mundo tão admirável que rapidamente esqueceu tudo. Só não tira da cabeça aquelas algas que parecem grandes flores amarelas e brancas e os imensos cardumes que viu debaixo de água. Gostou tanto que em Julho quer voltar.
 

Só 5% dos portugueses vai abdicar das férias

Menos de 5% dos portugueses vai deixar de fazer férias este ano. E os que não abdicam delas por causa da crise, vão optar por estadias mais curtas ou gastos mais baixos. Estas são duas das conclusões do inquérito ‘Férias Fora de Casa 2011', levado a cabo em Portugal pela Marktest entre 2 e 11 de Maio, via internet, a 400 cidadãos residentes em Portugal, para o Hotéis.com, ‘website' de reservas ‘online'.

Câmara de Lisboa prevê piscina flutuante para a Ribeira das Naus

A maior parte das áreas sem uso portuário geridas há um ano pela Câmara de Lisboa ainda estão sem obras, mas já têm destino traçado. Uma piscina flutuante e um parque urbano vão nascer junto ao rio Tejo.

SUGESTÕES PARA AS SUAS FÉRIAS

Praia Fluvial do Poço da Corga

Situada no leito da Ribeira de Pêra, de águas límpidas e cristalinas, a Praia Fluvial do Poço da Corga proporciona ao visitante a tranquilidade e serenidade necessárias para renovar forças e deliciar o corpo e o espírito.
As paisagens bucólicas, que misturam o verde da Serra da Lousã com o azul do céu, o colorido das flores e o chilrear dos pássaros, propiciam um contacto pleno com a natureza. Nos terrenos anexos à praia, um esplêndido carvalhal centenário oferece as indispensáveis sombras a um parque de merendas e o Museu 'Lagar do Corga', antigo lagar movido a energia hidráulica, recorda aos visitantes como os nossos antepassados produziam o azeite.
 

Total: 608