Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Gaia vai ter marina no Douro por 8,5 milhões

O projecto é ambicioso: 8,5 milhões de euros de investimento em Gaia, 70 postos de trabalho assegurados e lucros "num prazo de 12 anos". Tudo isto está previsto num projecto de arquitectura de Manuel Cunha, director-geral do Grupo M. Couto Alves para as marinas, que garante ser um projecto "de referência", entregue à firma Barbosa e Guimarães, "criadora do edifício-sede da Vodafone no Porto".

TERMINA ESTE DOMINGO, 14 DE AGOSTO

III Semana Náutica do Município de Ílhavo

Integrada no programa do “Mar Agosto 2011 – Festas do Município de Ílhavo”, a CMI em cooperação com o Fórum Náutico do Município de Ílhavo organiza a “III Semana Náutica do Município de Ílhavo”, que decorrerá até 14 de Agosto, composta por um vasto conjunto de actividades desportivas ligadas à cultura do Mar.

Um paraíso chamado Praia da Ursa

Chama-se Praia da Ursa, fica próximo do Cabo da Roca e é um autêntico paraíso, considerado inclusive pelo Guia Michelin uma das praias mais bonitas do mundo. Não tem acessos fáceis, mas quem a visita nunca mais a esquece.
A Praia da Ursa é a mais ocidental da Europa e é um local selvagem de rara beleza, fruto de milhões de anos de erosão provocada pela força do oceano atlântico.

A bordo da Barca d' Aregos

O Cais Turístico Fluvial de Caldas de Aregos foi inaugurado no dia 26 de Agosto de 2009 e traduziu-se numa obra de elevada importância para o concelho de Resende e para a região, já que transformou este local no segundo maior cais do Douro, através de um investimento de cerca de 3 milhões de euros, suportado pelo município de Resende e pelo Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM).

OS PESCADORES E O MAR COMO PANO DE FUNDO

Festa de N.ª Sr.ª da Boa Viagem, em Peniche

Começou no sábado a Festa de N.ª Sr.ª da Boa Viagem, festa maior da cidade de Peniche, cujo programa pode ser consultado aqui. Destaque para as procissões, no mar em terra, e para a animação nocturna na Ribeira Velha.
Como é habitual, o Dia do Município (e feriado municipal) celebra-se na 2ª feira da Festa - este ano a 8 de Agosto - com as comemorações a decorrerem na Atouguia da Baleia.
 

SUGESTÕES PARA AS SUAS FÉRIAS

Ler, ouvir e ver

A redacção da "ípsilon", do Público, faz a escolha por si. Muitos livros para ler, CD's para ouvir, DVD's para ver nestas férias. Já agora, não se esqueça de dar uns mergulhos...

TERMINA HOJE, 7 DE AGOSTO

Festival de Marisco da Ria de Aveiro

Numa organização conjunta entre a Câmara Municipal de Ílhavo e o Illiabum Clube, com o apoio da Entidade Turismo do Centro, decorre até 7 de Agosto, no Relvado da Costa Nova mais uma edição do “Ria a Gosto” – Festival de Marisco da Ria de Aveiro. Integrado no programa do “Mar Agosto 2011 – Festas do Município de Ílhavo”, o Festival de Marisco tem como principal objectivo divulgar o marisco e todos os produtos da Ria, numa aposta de promoção dos produtos “Ria de Aveiro”, tendo o Relvado da Costa Nova como palco e os típicos Palheiros como cenário.
 

Marina da Horta regista entrada do milésimo iate em 2011

A Marina da Horta registou na última semana de Julho a entrada naquela infra-estrutura portuária do iate com o número 1000 do corrente ano de 2011, sendo assim atingida uma marca mínima de quatro dígitos que se mantém constante, ininterruptamente, desde 1998.
Já em 1992 e em 1996, no ano em que a Marina da Horta completava 10 anos, mais de um milhar de iates havia escalado a ilha do Faial, contabilizando-se naqueles anos totais de, respectivamente, 1086 e 1020 embarcações de recreio.
 

Portugueses deixaram barcos nas garagens por causa da crise

Com o aumento do preço dos combustíveis, muitos dos mais de 160 mil navegadores de recreio habilitados em Portugal continuam a deixar as suas embarcações a seco, nas garagens, ou nos habituais portos de recreio.

DE 5 A 15 DE AGOSTO

Festival da Sardinha de Portimão

Durante onze noites, o melhor da gastronomia algarvia volta a juntar-se à melhor música portuguesa no 17º Festival da Sardinha de Portimão, que marca o Verão algarvio e decorrerá na Zona Ribeirinha entre 5 e 15 de Agosto.

 

Nos Açores, entre as ilhas do Pico e do Faial

A Ilha do Pico deve o nome a uma imponente montanha vulcânica que rasga o céu com os seus 2351 metros de altitude, desafiando os espíritos aventureiros! É possível alcançar este que é o ponto mais alto de Portugal mas não pense que a tarefa é fácil. É fundamental estar bem informado antes de se aventurar. A Abegoaria promove turismo de aventura e as subidas ao Pico estão na lista das actividades possíveis.

FIESA 2011 - SUGESTÃO PARA AS SUAS FÉRIAS

Esculturas em areia de regresso a Silves

É uma das maiores iniciativas do género, única na Península Ibérica e desde 2003 que expõe esculturas dedicadas a um tema diferente. Este ano, o tema da grande exposição feita de toneladas de areia dá pelo nome de Animalândia e ocorre, como habitual, em Pêra, no concelho de Silves, até 15 de Outubro.

HOJE, EM KARLSRUHE, NA ALEMANHA

Corrida anual de patos de borracha

A corrida anual de patos de borracha de Karlsruhe, na Alemanha, realiza-se hoje, dia 24 de Julho. O evento, que já vai na quinta edição, atrai centenas de milhares de visitantes à cidade. Em 2010, 6.500 concorrentes responderam à chamada, colocando os seus “patos de corrida” a evolucionarem no rio que atravessa a cidade. A iniciativa tem cariz solidário e está a ser replicada em várias partes do mundo. Um dia destes é bem capaz de ser replicada em Portugal…

SUGESTÕES PARA AS SUAS FÉRIAS

Bandar Al-Jissah é um oásis à beira-mar

Nas costas do Golfo Pérsico, Omã continua a ser um segredo bem guardado. Porém, os seus recifes de coral já começaram a tornar o país um pólo de atracção para mergulhadores. Andreia Marques Pereira (texto)
e Adriano Miranda (fotos) passearam pelas suas praias que se abrem em baías entre desfiladeiros: algumas
segredos bem guardados, outras poiso de resorts.
 

Marinas e portos com ocupação elevada

As infra-estruturas portuguesas têm registado bons níveis de ocupação, registando-se satisfação com
o desempenho da actividade. A opinião sobre o bom desempenho que as marinas portuguesas têm revelado é unânime, assim como o facto de as taxas de ocupação serem elevadas nas várias regiões do país.

VÍDEO

Turistas estrangeiros associam imagem de Portugal às praias

A crise económica não afecta a imagem que os turistas têm de Portugal. É pelo menos isso que conclui o primeiro barómetro internacional sobre o turismo de Portugal que, sem surpresas, revela serem, o sol e o mar, os principais atractivos para os turistas estrangeiros.

MOÇAMBIQUE

No paraíso de Vasco da Gama

Quilómetros de praias desertas, ilhas selvagens, corais e coqueiros. Perto da Ilha de Moçambique, num areal sem fim, a Fugas passou uns dias na costa onde Vasco da Gama desembarcou em 1498. Visitámos a mesquita mais antiga do país, mergulhámos, passeámos de dhow, fizemos piqueniques de lagosta grelhada em ilhas desertas e caminhadas à beira-mar. Porque o paraíso existe. É preciso é encontrá-lo.

INVESTIMENTO DE 9 MILHÕES DE EUROS

Lajes das Flores com Núcleo de Recreio Náutico

As instalações para o Recreio Náutico das Lajes das Flores – representando um investimento superior a nove milhões de euros – incluíram a construção de um molhe de abrigo da nova bacia de estacionamento, com cerca de cem metros de comprimento, e a criação de um terrapleno de apoio ao recreio náutico, para alagem e estacionamento a seco das embarcações.

BAÍA (BRASIL)

A montanha-russa primeiro, a hipnose depois

As tartarugas e as baleias jubarte são as grandes estrelas nas águas da Praia do Forte, mas estão longe destes mares no início do Inverno baiano. Paulo Curado desafiou as condições meteorológicas para conhecer a beleza marinha nestas paragens tropicais.

AÇORES

No nosso paraíso do Atlântico

Imagem após imagem, vamos passando por retratos de mergulhadores imóveis, suspensos lá no fundo, a meia-água, junto ao voo planado de enormes jamantas, as raias gigantes conhecidas como morcegos-domar que projectam a sua sombra como nuvens passageiras sobre os fundos de areia. Mas não são só as jamantas. São as caudas de baleia a desaparecer no oceano, mais os comentários extáticos sobre encontros com exemplares de tubarão-azul e avistamentos recentes de espécimes de tubarão-baleia.
O “paraíso subaquático do Atlântico”, dizem os folhetos da Direcção-Regional de Turismo já especializados em mergulho recreativo.
 

Total: 608