Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Tempestades, piratas e uma metralhadora

Embarcou no navio Sagres para cumprir um sonho antigo. Recorda ameaças de borrascas e piratas, marinheiros a jogar “futeconvés”, enjoos curados com cafeína e a primeira vez que pegou numa metralhadora.

Tínhamos fuzileiros a bordo para proteger a barca. É impressionante como a pirataria somali, com embarcações todas podres, pode constituir uma ameaça. Os fuzileiros contaram-me que têm as armas enferrujadas, mas que os marinheiros temem-nos, ao ponto de as marinhas mercantes terem fragatas a acompanhá-las. É impressionante, porque os piratas somalis são esquálidos, mas intimidam.

Douro tem novo portal de turismo online que permite «construir a sua própria viagem»

A região do Douro tem desde esta segunda-feira um novo portal de divulgação e promoção turística, disponível em www.dourovalley.eu, com notícias, eventos, pontos de interesse e itinerários, que permitem ao utilizador “construir a sua prórpria viagem”.
 

Mais quatro barcos-hotel a cruzar o Douro até 2014

Para fazer face ao aumento de turistas, o Douro deverá contar com mais quatro barcos-hotel até 2014, a juntar aos oito que já cruzam o rio desde o Porto até Barca de Alva, disse recentemente o presidente da Entidade Regional Turismo do Douro à agência Lusa.
António Martinho referiu que o Douro é cada vez mais procurado por turistas, verificando-se também "um crescimento claro" a nível do cruzeiro fluvial, nomeadamente dos barcos-hotel.

LÁ DO ALTO

Miradouro do Padrão dos Descobrimentos

A 50m de altura, o Miradouro do Padrão dos Descobrimentos oferece ao visitante um outro olhar sobre Lisboa.

 

Garrafas ao mar levam mensagens para 2012

Em Março, uma mensagem de um rapaz norte-americano foi lançada ao mar na Carolina do Norte e encontrada oito meses mais tarde nos Açores. Na viragem para 2012, o PÚBLICO pediu a algumas figuras públicas que colocassem também numa garrafa os seus desejos e expectativas para o novo ano.

REPORTAGEM SIC

Como se faz o bacalhau da ceia de Natal?

A poucos dias da ceia de Natal, e porque há quem não saiba como confeccionar o típico bacalhau, a SIC foi a um curso de culinária perceber truques e dicas para não falhar à mesa de Natal.

HOMENAGEM AOS BRAVOS DA PESCA DO BACALHAU

Vinho «Dory»

O nome escolhido dos vinhos “Dory”, que funcionará como marca umbrella dos vinhos da Adega Mãe, tem origem na pesca antiga do bacalhau, que era feita nos mares gelados do Atlântico por frotas portuguesas, em pequenas embarcações – os dóris –, fazendo assim um paralelismo com o core business do grupo Riberalves: o comércio de bacalhau.

Ilhas no roteiro das suas férias de Natal

Uma ilha não é só um pedaço de terra rodeado de água por todos os lados. Maior ou menor, montanhoso ou nem por isso, com vegetação exuberante ou não, é sempre um território muito especial, onde nos sentimos aconchegados cada vez que contemplamos o imenso horizonte. Eis uma dúzia de sugestões para umas férias insulares, neste período de Natal.

FOTOGALERIA

O Pai Natal aquático

No aquário da capital da Coreia do Sul, um sui generis Pai Natal surge às crianças entre sardinhas e outros peixes. Folheie aqui a fotogaleria.

Iates de luxo vão ter casa de Inverno no porto de Faro

Inverno no mar, tripulações em terra. É esta dicotomia que a Prime Yates pretende explorar com a instalação de um "campus" internacional para "skippers" no porto de Faro. O projecto de Carlos Sousa arranca em 2012.

PORTO RICO

Baía Luminescente : O Mar que brilha de noite

Entre as muitas maravilhas que fazem parte do planeta terra, não existe nada como a baía biológica ou baía bioluminescente, localizada em Puerto Rico. Esta baía é única porque brilha de noite, tornando-se uma das vistas mais bonitas no mundo inteiro.

Turismo deverá bater recorde de receitas em 2011

As receitas do turismo "deverão bater o recorde dos oito mil milhões de euros este ano, representando cerca de 11% do produto interno bruto português", estimou o presidente da Associação Portuguesa das Agências de Viagens (APAVT) em declarações ao Diário Económico.
João Passos afirmou que o turismo é "extremamente transversal a toda a economia e Portugal tem todas as condições para continuar a consolidar os seus mercados turísticos".

É NATAL!

Praia dos Reis Magos

Os Reis Magos têm direito a praia, em Portugal. Fica no Caniço, Ilha da Madeira. a Praia dos Reis Magos convida a banhos em águas claras e limpas. Apesar de pequena, tem uma grande beleza natural, sendo um verdadeiro pretexto para o contacto com a natureza.

PROCESSO COMEÇOU ESTE DOMINGO, DIA 27

Praias de Portugal são as próximas 7 Maravilhas a eleger

As próximas 7 Maravilhas a eleger em 2012 pelos portugueses serão as Praias de Portugal, começando as candidaturas a ser recebidas já este mês; o modelo de selecção e de votação é semelhante às edições anteriores.
O processo para eleger as “7 Maravilhas – Praias de Portugal” começou domingo, 27 de Novembro.

 

Baía da Horta integra Rede Mundial de baías do Clube das mais Belas Baías do Mundo

A Baía da Horta já é, por direito próprio, membro oficial do Clube das Mais Belas Baías do Mundo. Depois de um processo de avaliação da candidatura apresentada em Maio, a Câmara da Horta acaba de receber, formalmente, a comunicação da distinção atribuída à única baía dos Açores na rede mundial de baías.

Contentor-guitarra

Nunca sonhou andar dentro de uma guitarra? Impossível? Nada disso! Os artistas Marcelo Ertorteguy, Takahiro Fukuda e Sara Valente transformaram o interior de um contentor de carga… no interior de uma guitarra. Agora é só experimentar…

Faróis do Algarve abertos aos turistas

Os seis faróis do Algarve vão passar a estar abertos ao público às quartas-feiras, das 14.00 às 17.00, já a partir desta semana e de forma gratuita. Atrair turistas e corresponder aos pedidos de muitos residentes são os principais objectivos. Para já, trata-se de uma fase “experimental” de um ano, após o que será feita uma “avaliação” sobre o trabalho desenvolvido, disse ao DN o comandante da Zona Marítima do Sul, Marques Ferreira, admitindo que durante o Verão possam receber visitantes também aos fins-de-semana.

FUNCHAL ENGALANADO JÁ A PARTIR DE 25 DE NOVEMBRO

Passagem de ano na Madeira

Apesar da crise, nas festividades de fim de ano 2011/2012 na Madeira não vai faltar animação. A baía do Funchal é um lugar único. Há imensas luzes acesas na cidade e nos vários cruzeiros e barcos que se encontram no mar. Para completar toda esta beleza, depois da meia-noite, os espectáculos de fogo-de-artifício são imperdíveis.

Projecto da maior piscina do mundo vence concurso de construção sustentável

A Flussbad, que envolve a transformação de parte do rio Spree, no centro de Berlim, numa piscina de 745 m de comprimento, cuja água seria filtrada naturalmente pelo caniçal associado, é a grande vencedora da 3ª edição dos Holcim International Awards.

 

AÇORES

Bienal de Turismo Subaquático defendeu mergulho sob uma marca e mais diversidade

A aposta na promoção dos Açores como «destino de excelência» para a prática do mergulho, que inclua a criação de uma marca identificadora e tarifas aéreas mais económicas, foi uma das principais conclusões da III Bienal de Turismo Subaquático.
 

Total: 608