Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




AÇORES

Navio «Dori» passa a ser Parque Arqueológico Visitável

O sítio do naufrágio do navio ‘Dori’, ao largo de Ponta Delgada, em S. Miguel, foi considerado pelo Governo dos Açores Parque Arqueológico Visitável, devido ao “impacto significativo” que tem na comunidade local de mergulhadores.

O CONTRIBUTO DA APPR

Promoção externa do «Portugal Náutico»

Ficheiro de suporte à apresentação de Isolete Correia, Presidente da Associação Portuguesa de Portos de Recreio, no seminário "Náutica - Desenvolvimento Económico e Cultura Marítima".

HOJE, QUINTA-FEIRA, PELAS 17:30

«ALEXANDER VON HUMBOLDT» aberto a visitas

O “ALEXANDER VON HUMBOLDT” está disponível para visitas hoje, quinta-feira, 8 de Março, pelas 17:30.
Os interessados deverão estar junto da Gare Marítima da Rocha Conde d’Óbidos pelas 17:15. A informação é da APORVELA.
 

PAVILHÃO DO CONHECIMENTO - CIÊNCIA VIVA

Associação Naval Sarilhense colabora na «Tarde Oceânica» dedicada aos Recursos Marinhos

“Ao longo da história, o mar tem desempenhado um papel importante no desenvolvimento da humanidade. Grandes cidades e metrópoles desenvolveram-se em torno de portos naturais e estão ainda muito dependentes do mar, tanto ao nível económico como cultural”. Este é o mote da Exposição “O mar é fixe mas não é só peixe”, patente no Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva (Parque das Nações, Lisboa) até Agosto de 2012. Uma exposição que convida os visitantes a viajar, de forma interactiva, pelo mundo das embarcações, dos faróis ou dos portos, entre muitas outras dimensões intrínsecas ao mar.

ESTE DOMINGO, 26 DE FEVEREIRO

De Olho nas Aves do Tejo

A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (Spea) organiza, a 26 de Fevereiro, mais uma actividade de observação de aves no Parque Tejo, em Lisboa, das 10h às 13h.
A Spea estará "no Parque Tejo a observar aves, numa acção de sensibilização aberta a todos os interessados. Escolhemos um único local para as observações e estaremos aí durante cerca de 3 horas", explicam os organizadores.

VAI ATÉ 2 DE MARÇO

Semana Subaquática 2012

Divulgação e debate em torno da importância estratégica do Mar, para o Algarve e para o país.
O programa da Semana Subaquática 2012 é diversificado e inclui actividades como baptismos de mergulho, passeios e saídas de mergulho, concurso de fotografia, conversas de piscina e sessões de cinema.

Gare Marítima da Madeira já está «vestida» para o Carnaval

O Carnaval já chegou à Gare Marítima da Madeira, com decoração alusiva, associando-se assim à época que mobiliza milhares de residentes e turistas um pouco por todo o arquipélago, mas sobretudo na baixa do Funchal, onde o ambiente de animação e folia comprovam que este é um dos principais cartazes turísticos da Região.
Na segunda-feira de Carnaval, quando no Porto do Funchal estiverem ancorados os navios Thomson Destiny, o Independence of the Seas e o AidaSol, grupos das trupes que desfilaram no cortejo do sábado irão animar a Gare e convidar os passageiros a um "pezinho" de dança e a sentirem o espírito do entrudo nesta ilha do Atlântico.

FÓRUM EMPRESARIAL DA ECONOMIA DO MAR DISPONIBILIZA FOTOS E APRESENTAÇÕES NA WEB

Conferências e seminários de promoção da Náutica em Portugal

Já se encontram disponíveis, no site http://www.fem.pt/Nauticampo2012, fotografias e apresentações efectuadas na série de conferências e seminários de promoção da Náutica em Portugal, realizados de 8 a 12 de Fevereiro, por ocasião da Nauticampo, numa organização conjunta do Gabinete do Secretário de Estado do Mar, AIP/FIL, Turismo de Portugal, Fórum Empresarial da Economia do Mar e Oceano XXI.

Navio-Escola Sagres despediu-se de Alcântara com concerto da Banda da Armada

No âmbito dos 50 anos do Navio-Escola Sagres, realizou-se este domingo, no Cais de Alcântara, um concerto pela Banda da Armada que contou com a participação muito especial de Vitorino. A Banda da Armada, com mais de três séculos de existência, é dirigida pelo Maestro 1.º Tenente Délio Gonçalves. Fazem parte dos seus quadros alguns dos mais conceituados instrumentistas da actualidade portuguesa.

VAI SER AFUNDADA AO LARGO DE PORTIMÃO

Corveta «Oliveira e Carmo» deixou Lisboa pela última vez

A Corveta portuguesa NRP OLIVEIRA E CARMO, a última das dez corvetas portuguesas da década de 1970, deixou esta quinta-feira, 9 de Fevereiro de 2012, o rio Tejo pela última vez, seguindo a reboque para o Algarve onde vai ser afundada juntamente com a fragata NRP COMANDANTE HERMENEGILDO CAPELO, o patrulha NRP ZAMBEZE e o navio oceanográfico ALMEIDA CARVALHO, com a finalidade de criação de uma frota visitável por mergulhadores, como acontece no Porto Santo com o cargueiro MADEIRENSE de 1962.
 

Três turistas alemães mortos em acidente com submarino no Egipto

Três turistas alemães, da mesma família, morreram esta quinta-feira afogados no Egipto depois do submarino de turismo onde se encontravam ter afundado perto da cidade de Hurghada, na costa do Mar Vermelho.
Um responsável das forças de segurança egípcias disse, citado pela agência 'Associated Press', que a família - um casal e o seu filho - participava numa excursão para observação de um recife de coral quando o submarino embateu no recife partindo uma das janelas de observação.

Navio-escola Sagres regista grande afluência de visitantes

O Navio-Escola Sagres, que esta quarta-feira comemorou meio século ao serviço de Portugal, recebeu durante o passado fim de semana quase 8.000 visitantes, informou a Marinha.
Ancorado na Doca de Alcântara, onde recebe visitantes até domingo, o Navio-Escola Sagres foi visitado por um total de 7.760 pessoas, 3.298 das quais no sábado e 4.462 no domingo.

A FUNCIONAR NO «GIL EANNES»

Autarquia de Viana do Castelo investe para evitar encerramento da Pousada da Juventude

A Câmara de Viana do Castelo vai gastar 25 mil euros em dormidas na rede de Pousadas da Juventude para evitar o encerramento da única que funciona num navio, naquela cidade.
Segundo revelou hoje o autarca de Viana do Castelo, este acordo foi alcançado nos últimos dias com a Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto e prevê a compra, pela Câmara, de dormidas no valor de 25 mil euros.
Metade deste valor será gasto em dormidas na própria pousada do antigo navio-hospital Gil Eannes, a disponibilizar em iniciativas do município que envolvam necessidades de alojamento.

HOJE, NO CAIS DE ALCÂNTARA

Lançamento das edições comemorativas dos vinhos «Sagres» e «Creoula»

Hoje, dia 9 de Fevereiro, no Cais de Alcântara, às 17:30 horas, vai proceder-se ao lançamento das edições comemorativas dos vinhos “Sagres” e “Creoula”. A iniciativa insere-se no âmbito das Comemorações dos 50 anos do Navio-Escola Sagres.

SUGESTÃO PARA OS MAIS INTRÉPIDOS | COM VÍDEO

Mergulho com tubarões em gaiola

O método mais comum de mergulhar com tubarões é o mergulho de gaiola. Este método é, de longe, o mais seguro, e ainda permite que os mergulhadores cheguem bem perto dos tubarões. A gaiola, que fica presa a um barco, é geralmente um rectângulo em que cabem até quatro mergulhadores de uma vez só. Uma vez na água, os mergulhadores têm uma vista enorme e desobstruída dos tubarões nadando a poucos metros ou centímetros da gaiola.

DOURO MARINA | COM VÍDEO

Inaugurada a primeira fase

Está concluída e inaugurada a primeira fase da "Douro Marina". Para já, o investimento de quase nove milhões de euros contou apenas com capital privado. Um novo porto de recreio que o Presidente da Câmara de Gaia sugeriu se venha a chamar Fernão de Magalhães.

ESTE SÁBADO, 4 DE FEVEREIRO

Douro Marina comemora finalização da 1ª fase de construção

A Douro Marina inaugura, dia 4 de Fevereiro, a zona para estacionamento de embarcações e os apoios básicos de suporte aos clientes. A cerimónia oficial de inauguração da 1.ª fase de construção contará com a presença do Presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, Luís Filipe Menezes, e do Presidente do Conselho de Administração da M. Couto Alves S.A, Manuel Couto Alves.
O acto culmina com um concerto de Rui Veloso, agendado para as 17h00, no parque de estacionamento da marina. O convite a participar na cerimónia de inauguração da Douro Marina é dirigido a toda a população.

DIA DOS NAMORADOS

Fluviário de Mora troca beijos por entradas

Este ano, o Fluviário de Mora celebra o Dia dos Namorados com a oferta de uma entrada aos casais que derem um beijo na entrada do estabelecimento, provando que o amor pode ser celebrado em qualquer lugar.

Visite o Fluviário de Mora

A concretização do Fluviário de Mora visou a criação de um equipamento único em Portugal, de natureza científica, cultural e de lazer que, recriando o universo aquático, consolidasse uma vertente educativa e ambiental. O conjunto das exposições, visualizadas através de modelos vivos e dinâmicos é uma mais valia na apreensão de amplos e abrangentes conhecimentos relacionados com a percepção da importância da biodiversidade e da riqueza ecológica associada, dos programas de conservação da natureza.
 

JOAQUIM MAGALHÃES DE CASTRO

Heróis do Mar

16 de Novembro, nove da manhã, uma hora antes da largada da Sagres do porto de Mormugão, Sul de Goa. Dezenas de embarcações de pesca engalanadas com balões, grinaldas de flores e bandeiras portuguesas, repletas de centenas de homens, mulheres e crianças, muitas delas envergando camisolas da selecção nacional, aproximaram-se dessa barca construída num estaleiro de Hamburgo em 1937 mas que a Cruz de Cristo faz nossa, e largaram a música, os panchões e a alegria que traziam com sentidos vivas a Portugal.

Total: 608