Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




INICIATIVA DN

Construções na Areia arrancam esta sexta-feira, 3 de Agosto

A edição de 2012 das Construções na Areia, uma iniciativa do Diário de Notícias que completa já 60 anos, começa esta sexta-feira, 3 de Agosto, nas praias de Santa Cruz e Tavira - ilha. Este ano os construtores na areia poderão mostrar o seu talento nas etapas que irão realizar-se entre os dias 3 e 23 agosto um pouco por todo o país, passando por praias como Areia Branca, São Martinho do Porto, Carcavelos, Furadouro, Mira, Âncora, entre muitas outras.

CONSTRUÇÕES NA AREIA 2011 - INICIATIVA DO «DIÁRIO DE NOTÍCIAS»

Varina vence final na Praia Azul de Espinho

O sol resolveu ser a grande surpresa da Final Nacional da 54.ª edição das Construções na Areia, evento organizado pelo 'Diário de Notícias'. No areal da Praia Azul, famílias em peso compareceram para apoiar os 'seus' finalistas. O primeiro lugar foi conquistado Juliana Lima Freixo, de 14 anos. Depois de arrumar a concorrência com a escultura de Amália nas areias de Vila Praia de Âncora, decidiu prestar uma homenagem à cidade que acolheu a final das Construções na Areia. "Escolhi a varina de Espinho porque era para ser uma homenagem a esta cidade", explica.

17 deixas a Luís Sousa

Luís Sousa, 43 anos, nasceu e reside em Aveiro. O Técnico de Informática do Porto de Aveiro e habitual colaborador do portal da APP aceitou o desafio para reagir às 17 deixas que lhe propusemos.

ÍLHAVO SEA FESTIVAL 2012

Os veleiros participantes

Até ao momento está confirmada a presença de 10 veleiros de 6 nacionalidades (Alemanha, Portugal, Polónia, UK, Bélgica e Rússia). Destaque especial para a participação portuguesa, através dos históricos Creoula, Santa Maria Manuela e “Argus”, magníficos representantes Frota Branca Portuguesa (Portuguese White Fleet), que durante décadas sulcou os mares difíceis do norte, pescando bacalhau, epopeia a que, pela sua extrema dureza e importância económica, se dá o nome de Faina Maior.

SUGESTÃO PARA AS SUAS FÉRIAS

Passeios a bordo do varino municipal «O Boa Viagem»

Os passeios a bordo do varino municipal “O Boa Viagem” estão de volta ao Tejo, para continuar a proporcionar aos participantes a oportunidade única de conhecer o Município da Moita e os concelhos limítrofes uma perspectiva diferente, divulgando igualmente os barcos típicos do Tejo e as suas caraterísticas únicas.

DE 3 A 6 DE AGOSTO - COM EMBARCAÇÕES TRADICIONAIS DO ESTUÁRIO DO TEJO

Associação Naval Sarilhense organiza Exposição nas Festas do Rosário 2012

As Festas em Honra de N. Sr.ª do Rosário 2012 (Rosário, Moita), de grande tradição no concelho da Moita, decorrem entre os dias 3 e 6 de Agosto. A convite da Comissão de Festas e da Junta de Freguesia do Gaio-Rosário, a Associação Naval Sarilhense (ANS) marcará presença neste evento com uma exposição dedicada às embarcações tradicionais do Estuário do Tejo.

VÍDEO

Comunidade de golfinhos no distrito de Setúbal atrai cada vez mais turistas

Há cada vez mais turistas a visitar o estuário do rio Sado, em Setúbal, atraídos pelos golfinhos. A comunidade tem agora mais duas crias. A SIC fez reportagem sobre o assunto.

DE 3 A 6 DE AGOSTO

Navio-Escola Sagres visita Leixões

De 3 a 6 de Agosto Leixões recebe o Navio-Escola Sagres, onde já não atraca há mais de uma década, no âmbito da 59.ª Viagem de Instrução de cadetes da Escola Naval e no ano em que celebra 75 anos desde o seu lançamento à água (em 1937) e 50 anos ao serviço de Portugal (desde 1962), possibilitando também à população desta região dar os parabéns à barca neste ano particularmente simbólico.

17 deixas a António Nabo Martins

António Nabo Martins, 47 anos, nasceu em Alpalhão e reside em Cardal (Vila Nova da Barquinha). O Responsável da Área de Transporte Combinado e Internacional da CP-Carga é casado, tem um filho; aceitou o desafio para reagir às 17 deixas que lhe propusemos, nesta rubrica do portal da Associação dos Portos de Portugal.

EM ÍLHAVO, ATÉ 31 DE AGOSTO

Mar Agosto 2012

Reforçando a aposta na divulgação do Município de Ílhavo, a CMI, em parceria com várias Associações, realiza entre os dias 1 e 31 de agosto mais uma edição do “Mar agosto – Festas do Município de Ílhavo”, com um programa cheio de atividades das mais diversas áreas.

17 deixas a Joaquim Sotto Maior

Joaquim Sotto Maior, 50 anos, nasceu e reside na Figueira da Foz. O Oficial da Marinha Mercante e Coordenador Portuário é casado, tem dois filhos; aceitou o convite para reagir às 17 deixas que lhe propusemos, nesta rubrica do portal da Associação dos Portos de Portugal.

ÍLHAVO SEA FESTIVAL 2012

Museu Marítimo de Ílhavo, Creoula e Santa Maria Manuela celebram 75 Anos de vida

Uma das principais particularidades do Ílhavo Sea Festival reside no facto de proporcionar o histórico e seguramente memorável encontro de três aniversariantes, marcos incontornáveis da nossa história marinheira, que este ano de 2012 completam o seu 75.º aniversário ao serviço da cultura, da economia e do bom nome do Município de Ílhavo e de Portugal: o Museu Marítimo de Ílhavo, o Creoula e o Santa Maria Manuela.
 

Boas Férias!

17 deixas a Ricardo Paulo

Ricardo Paulo, 35 anos, nasceu e reside em Aveiro. O Gestor da Área Desenvolvimento de Negócio do Porto de Aveiro aceitou o convite para reagir às 17 deixas que lhe propusemos, nesta rubrica do portal da Associação dos Portos de Portugal.

PORTO DE AVEIRO É PARCEIRO OFICIAL DO EVENTO

Maiores e mais belos veleiros do mundo páram em Ílhavo

No ano em que se comemoram os 75 anos do Museu Marítimo de Ílhavo - que se associa ao 75.º aniversário do “Creoula”, do “Santa Maria Manuela” e da “Sagres” -, a Câmara Municipal de Ílhavo promove, dias 3 e 6 de Agosto, o “Ílhavo Sea Festival 2012”, que integra um vasto conjunto de acções de índole cultural e desportiva e que contará com a presença de alguns dos maiores e mais belos veleiros do mundo.

ESTE DOMINGO, 29 DE JULHO - PROGRAMA CIÊNCIA VIVA NO VERÃO 2012

Visite o Farol de Aveiro

A Marinha/Autoridade Marítima Nacional, através da Direcção de Faróis, encontra-se a participar no programa “Ciência Viva no Verão - 2012”. As actividades consistem em palestras e visitas abertas ao público em geral, aos fins-de-semana.
As palestras têm início às 18:00, em Julho e Agosto, e às 17:45 em Setembro. O programa teve início a 15 de Julho, terminando a 15 de Setembro. Ao todo, são 13 os faróis portugueses incluídos.
Destacamos o Farol de Aveiro, um dos que pode ser visitado este domingo, 29 de Julho, a par dos faróis do Penedo da Saudade, Farol de Leça e Farol de S. Vicente.

VISITE-O ESTE SÁBADO

Navio-escola indonésio no Porto de Leixões

O navio-escola indonésio, KRI Dewaruci, chegou quinta-feira ao Porto de Leixões, Matosinhos, e aí pode ser visitado pelo público até hoje, sábado, 28 de Julho, contando com espetáculos de dança tradicional e comida indonésia.
Conhecido também por Dewa Ruci ou Dewarutji, o grande veleiro, que já esteve em Lisboa em 2005, fez a sua última paragem no Canadá, tendo de seguida realizado uma viagem de doze dias até chegar a Portugal, com 70 homens a bordo.

17 deixas a Vítor Caldeirinha

Vítor Caldeirinha, 43 anos, nasceu em Setúbal (Praça do Brasil) e reside em Palmela, à beira do Castelo. O Economista Portuário, Director no Porto de Setúbal e Presidente da ADFERSIT é casado, tem dois filhos.
Aceitou o convite para reagir às 17 deixas que lhe propusemos, nesta nova rubrica do portal da Associação dos Portos de Portugal.

24 DE JULHO

Marina da Horta regista entrada de iate n.º 1000

A Marina da Horta registou a 24 de Julho a entrada do iate com o número 1000 de 2012, sendo assim atingido um número mínimo de quatro dígitos que se mantém desde 1998. O iate 1000 a dar entrada na baía da Horta este ano foi o «Kalonek» de Grégory Gasnier, um veleiro francês registado em Douarnenez, navegando com dois tripulantes, desde a nova marina das Lajes das Flores para o porto açoriano de Ponta Delgada. A embarcação tem 10,93 metros de comprimento e 12 toneladas.

Fazer praia em Paris

Desde a semana passada, as margens do rio Sena, em Paris, contam com um cenário diferente. A Paris Plages é já uma iniciativa que marca a agenda de verão da capital francesa. Até 19 de agosto, é possível estender a tolha na areia e apanhar banhos de sol.
Aberta das oito da manhã até à meia-noite, a praia parisiense não vive só de banhos de sol. Há uma biblioteca móvel, aulas de dança, mini-golfe, entre outras atividades.

Total: 608