Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Regulamento do Cais de Recreio do Funchal em consulta pública durante 30 dias

A Administração dos Portos da Madeira (APRAM) submeteu a consulta pública o projecto de “Regulamento do Cais de Recreio do Porto do Funchal”.
O projecto encontra-se em consulta pública pelo prazo de 30 dias úteis.

Náutica portuguesa navega até França com desafio para todas as estações

O sector náutico português participa no Salão Náutico de Paris, de 4 a 12 de dezembro, para promover no mercado francês a melhor oferta disponível em todo o território português, desde o litoral ao interior, das praias costeiras às praias fluviais, das marinas marítimas às fluvinas, dos estuários e albufeiras às lagoas e rios.

Venha ouvir os sons debaixo de água no Aquário Vasco da Gama

O Aquário Vasco da Gama (AVG), da Marinha Portuguesa, tem patente uma exposição temporária onde poderá ouvir sons captados debaixo d’água.
Esta é uma acção no âmbito do projeto FishNoise e tem como objetivo sensibilizar os visitantes para a importância do som no ambiente marinho e para alertar para a problemática da poluição sonora.

134º aniversário do Porto de Lisboa e 20º aniversário da Torre VTS

Este domingo, dia 31 de outubro, o Porto de Lisboa comemora o seu 134º aniversário, tendo preparado um vasto leque de iniciativas para assinalar a data. Paralelamente, comemoram-se os 20 anos da inauguração da torre VTS, que acompanha soberanamente os que entram e partem de Lisboa, usando o Tejo.

PREVISÃO DE CONDIÇÕES CLIMATÉRICAS ADVERSAS

TITAN DO PORTO DE LEIXÕES encerrado este fim-de-semana

A APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A., informa que, no seguimento do alerta laranja decretado pelo IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera, para os próximos dias, no território nacional, por razões de segurança e comodidade dos visitantes, o TITAN do PORTO DE LEIXÕES será encerrado ao público, no sábado e no domingo, dias 30 e 31 de outubro, bem como no feriado de dia 1 de novembro.

DIA DO PORTO DE VIANA DO CASTELO | 22 E 23 OUTUBRO | PARTICIPE!

A APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A., tem o prazer de convidar a participar nas celebrações do DIA DO PORTO DE VIANA DO CASTELO, que se realizam nos dias 22 e 23 de outubro.

Marina do Funchal será um espaço de referência da cidade

Os projetos na especialidade da nova Marina do Funchal, cujo projeto foi apresentado em setembro, com a presença do presidente do Governo Regional, decorrem a bom ritmo e tudo indica que a obra estará no terreno em meados de 2022.
Trata-se de um investimento de cinco milhões de euros do Governo Regional da Madeira, em contrato programa com a APRAM, S.A.
 

ESTE FIM DE SEMANA

Dia do Porto de Leixões com visitas guiadas ao Titan e ao Terminal de Cruzeiros

Este fim de semana celebra-se o Dia do Porto de Leixões, que este ano conta com visitas guiadas ao Terminal de Cruzeiros, ao renascido Titan e exposições várias.

Visite o Pavilhão de Portugal na Expo Dubai 2020 sem sair de casa

Dia 1 de Outubro arrancou a Expo Dubai 2020, que termina em março do próximo ano. É a primeira feira presencial no Médio Oriente e vai decorrer durante 182 dias nos quais são esperados cerca de 25 milhões de visitantes. A Expo 2020 Dubai será um palco privilegiado para Portugal mostrar “o que de melhor se faz no país”. Sob o mote “Portugal, um mundo no país”, o Pavilhão de Portugal conta com a participação de 40 empresas portuguesas.

Titan abre-se ao público no Dia do Porto de Leixões

Visitas guiadas e gratuitas, ao Terminal do Porto de Leixões e ao Titan, o enorme guindaste em ferro que marca a paisagem marítima de Matosinhos, acontecem nos dias 9 e 10 de outubro.

O Titan, o gigante guindaste em ferro, único no mundo, que tinha a capacidade de levantamento de 50 toneladas de pedra, e que permitiu a construção daquele que é um dos maiores portos da Península Ibérica vai estar, pela primeira vez, aberto a visitas, em mais uma edição do Dia do Porto de Leixões, em Matosinhos.

«Festival Gastronomia de Bordo» volta a Ílhavo em Outubro

O ‘Festival Gastronomia de Bordo em Ílhavo’ decorrerá, este ano, entre 22 de outubro e 21 de novembro. Além das propostas gastronómicas, e para todos os que gostam de comida, também será possível viajar pelo território aos locais emblemáticos das pescas e conhecer as tradições, crenças e até a inovação em torno dos pescadores, dos cozinheiros da pesca e das empresas de produção e de transformação alimentar e dos seus produtos.

Turismo náutico encerra temporada de verão com números record

O aluguer de barcos, que registou um aumento expressivo em 2020 como uma das opções de férias mais seguras apesar da pandemia, consolidou a sua posição como uma tendência este ano, à medida que o setor continua a crescer. Quem o diz é a Click&Boat, plataforma de aluguer de embarcações, que afirma que cada vez mais viajantes estão a escolher navegar para desfrutar de destinos de sol e praia longe das multidões e em pleno contacto com a natureza.

Marina de Vilamoura distinguida como Melhor Marina do Mundo em 2021

A Marina de Vilamoura foi distinguida pela The Yacht Harbour Association (TYHA) como melhor marina internacional de 2021, refletindo não só o nível de serviços prestados mas também a qualidade das infraestruturas que coloca à disposição dos proprietários de embarcações. A atribuição desta distinção da The Yacht Harbour Association, com o apoio da British Marine Federation, é resultado dos votos dos proprietários de embarcações, abrangendo centenas de marinas espalhadas pelo mundo inteiro com o nível máximo de ‘5 âncoras’.

FIGUEIRA DA FOZ - Novos passadiços na zona poente da marina

Investimento rondou os 30 mil euros

Estão concluídos os trabalhos de melhoria na zona poente da Marina da Figueira da Foz, que contemplaram a instalação de novos passadiços e a reabilitação dos já existentes, de forma a melhorar as condições de fruição de espaço. Os trabalhos decorreram ao longo do mês de julho, permitindo a reposição das “boas condições de uso da infraestrutura, relevante para a náutica de recreio”, refere o Porto da figueira da Foz. As melhorias efetuadas representam um investimento total de cerca de 30 mil euros, conclui a instituição.

Oceanário de Lisboa organiza passeio no Tejo para observação de golfinhos

O Oceanário de Lisboa propõe uma nova experiência: observar golfinhos no Tejo, num passeio de barco. Numa parceria com a Terra Incógnita, pode agora explorar a vida selvagem marinha ao largo de Lisboa.

Lisboa é a única capital europeia onde se podem observar golfinhos em meio selvagem. O Oceanário de Lisboa e a Terra Incógnita associaram-se para proporcionar uma experiência que dará a conhecer a riqueza da foz do Rio Tejo, acompanhado por um biólogo marinho.

INICIATIVA DO DIÁRIO DE NOTÍCIAS

Construções na Areia começaram a 6 de Setembro de 1952

10.30. Praia do Tamariz, no Estoril. 6 de setembro de 1952. A "equipa de exploradores" apresenta-se no areal, munida de todas as ferramentas indispensáveis: "Baldes, pás e picaretas (e muitos 'adereços' para embelezar as construções)". Elas vestem maillot ou "vestidinhos claros", "quase todas trazem chapéus brancos com fitas de cores berrantes". Eles aparecem "de tronco nu, um boné de pala na cabeça, por causa do sol". Têm entre seis e 15 anos. À volta, a multidão assiste.

Vilamoura recebe em 2023 «Conferência Mundial de Marinas»

A Associação Portuguesa de Portos e Marinas (APPR), vai acolher, no outono de 2023, a Conferência Mundial de Marinas do International Council of Marine Industry (ICOMIA), a realizar na Marina de Vilamoura.

Será a primeira vez que Portugal recebe esta conferência mundial, num concurso que contou com a participação de candidatos da Europa e EUA.

A bombordo

Virámos as costas à terra e zarpámos por águas calmas, desde o rio Douro ao Guadiana e também pelo mar. Onze sugestões para embarcar num passeio de barco , ou como não só de praia se faz o verão.

A família sesimbrense que faz farinha torrada, a «barra energética dos pescadores»

Doce “ancestral” que os pescadores levavam para o mar para ter força e energia, hoje a farinha torrada é uma marca registada e um ex-líbris da doçaria de Sesimbra.

A farinha torrada era um doce que praticamente todas as famílias faziam em casa, para consumo próprio. Os pescadores levavam-na para o mar e comiam-na como se fosse uma barra energética, por ser muito calórico e conservar-se facilmente graças ao açúcar com que era feito.

Praias de Ofir e de Suave Mar online para todo mundo

Agora já é possível visionar em tempo real, a partir de qualquer parte do mundo, as praias de Ofir e de Suave Mar, no concelho de Esposende.

Através do portal de turismo www.visitesposende.com ou do site do MEO Beachcam, qualquer cidadão pode aceder ao livestreaming captado através de duas webcams instaladas nestas praias. Este novo equipamento, instalado pelo Município e criado no âmbito do projeto “Esposende – Estação Náutica”, permite visualizar as praias 24 horas por dia, sete dias por semana e em tempo real. Deste modo, é possível confirmar as condições meteorológicas, o estado do mar e perceber a ocupação da praia, sendo que está prevista a instalação de mais duas webcams, nomeadamente na Praia de Apúlia e no Estuário do Cávado, em Esposende.

Total: 688