Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




ESTE VERÃO NÃO QUERO DEIXAR DE...

Velejar no Tejo e ver Lisboa de um outro prisma

De manhã, à tarde ou à noite. Em grupo ou só na companhia do comandante. Se gosta de velejar, que tal um passeio de barco no Tejo, que lhe proporcionará um momento de 'relax', uma viagem diferente pela capital e pela Margem Sul, um momento íntimo com a natureza: do pôr do sol ao aparecimento da lua e das estrelas. Tirar fotos para mais tarde recordar...

RTP na Praia da Ribeira, no Azibo

As 7 Maravilhas — Praias de Portugal ajudam a divulgar e a promover o nosso património natural, reconhecido e apreciado pela sua beleza e diversidade. As praias candidatas constituem um património intangível, testemunho da nossa identidade nacional, e são fator decisivo na escolha de Portugal como destino turístico. A RTP partiu à descoberta das 21 praias de eleição de Portugal. Neste programa, destaque para a Praia da Ribeira, no Azibo.

RTP na Praia de Arrifana

As 7 Maravilhas — Praias de Portugal ajudam a divulgar e a promover o nosso património natural, reconhecido e apreciado pela sua beleza e diversidade. As praias candidatas constituem um património intangível, testemunho da nossa identidade nacional, e são fator decisivo na escolha de Portugal como destino turístico. A RTP partiu à descoberta das 21 praias de eleição de Portugal. Neste programa, destaque para a Praia de Arrifana.

Final no Tamariz

Pais e mascotes fizeram a festa na areia

Nada que distraísse os 24 concorrentes que ontem acorreram ao Tamariz, depois de se terem destacado na sua praia. Durante uma hora, não houve quem parasse de trabalhar, perante o olhar constante e atento do júri. Com instrumentos mais ou menos profissionais, os escultores efémeros, com idades entre os 11 e os 14 anos, moldaram peças tão variadas como animais marinhos, automóveis ou personagens mais ou menos históricas.
No final, a vitória foi para o representante do Baleal, Luís Alves, que, na sua despedida, ganhou o concurso com a representação de um dragão e a sua cria.
 

Levantada interdição nas praias de Odeceixe, Monte Clérigo e Amoreira

A Autoridade Marítima levantou a interdição nas praias de Odeceixe, Monte Clérigo e Amoreira, no concelho de Aljezur. As praias tinham sido interditadas depois de terem sido avistadas várias alforrecas conhecidas por caravelas portuguesas. Declarações do comandante dos portos de Portimão e Lagos.

CONSTRUÇÕES NA AREIA

Os escultores efémeros que recuperaram a fama

Miguel Cadilhe, Manuela Moura Guedes, Vera Nobre das Costa e Luísa Ducla Soares foram alguns dos petizes que, há anos atrás, se destacaram vencendo concursos de construções na areia, iniciativa do DN. A grande final decorre este domingo, no Tamariz. Miguel Cadilhe ganhou duas bicicletas, máquinas fotográficas e um colchão de borracha, para andar no mar.

INICIATIVA DO DIÁRIO DE NOTÍCIAS

Construções na Areia começaram a 6 de Setembro de 1952

10.30. Praia do Tamariz, no Estoril. 6 de setembro de 1952. A "equipa de exploradores" apresenta-se no areal, munida de todas as ferramentas indispensáveis: "Baldes, pás e picaretas (e muitos 'adereços' para embelezar as construções)". Elas vestem maillot ou "vestidinhos claros", "quase todas trazem chapéus brancos com fitas de cores berrantes". Eles aparecem "de tronco nu, um boné de pala na cabeça, por causa do sol". Têm entre seis e 15 anos. À volta, a multidão assiste.

PRAIAS DE PORTUGAL

Praia do Penedo Furado

A visita começa pelo local que dá nome à praia: o Miradouro do Penedo Furado prova que, afinal, há mesmo um penedo furado. Confirmada a razão do nome, a viagem prossegue. As quadras escritas na pedra entre os miradouros levam-nos em direcção à praia, onde se pode descobrir um fóssil com 480 milhões de anos. Situada na aldeia do Milreu, concelho de Vila de Rei (Castelo Branco), centro geodésico de Portugal, Penedo Furado tem uma temperatura de água que ronda os 22 graus. Por ali, ninguém resiste a dar um mergulho.

 

RTP na Praia do Vale do Rossim

As 7 Maravilhas — Praias de Portugal ajudam a divulgar e a promover o nosso património natural, reconhecido e apreciado pela sua beleza e diversidade. As praias candidatas constituem um património intangível, testemunho da nossa identidade nacional, e são fator decisivo na escolha de Portugal como destino turístico. A RTP partiu à descoberta das 21 praias de eleição de Portugal. Neste programa, destaque para a Praia do Vale do Rossim.

EM PENICHE, DE 1 A 7 DE SETEMBRO

«Semana Tanto Mar» conta com o apoio do IPTM

A Semana Tanto Mar está de volta em 2012. A equipa da Forum e a Caixa Geral de Depósitos prepararam uma semana inesquecível em Peniche, de 1 a 7 de Setembro. Iniciativa dedicada aos alunos do 10º, 11º ou 12º ano, que conta com o apoio do IPTM.

17 deixas a José Pedro Soares

José Pedro Soares, 35 anos, nasceu em Silves, residindo actualmente em Portimão. Desempenha as funções de Técnico Superior de Turismo na Portimão Urbis EM. No Facebook, é um dos responsáveis pelo espaço "Cluster do Mar". Solteiro, uma filha; aceitou o repto para reagir às 17 deixas que lhe propusemos.

RTP na Praia de Odeceixe

As 7 Maravilhas — Praias de Portugal ajudam a divulgar e a promover o nosso património natural, reconhecido e apreciado pela sua beleza e diversidade. As praias candidatas constituem um património intangível, testemunho da nossa identidade nacional, e são fator decisivo na escolha de Portugal como destino turístico. A RTP partiu à descoberta das 21 praias de eleição de Portugal. Neste programa, destaque para a Praia de Odeceixe.

7 MARAVILHAS — PRAIAS DE PORTUGAL

Depoimento de José Saldanha Lopes, Chefe de Estado-Maior da Armada

Portugal é - como o descreveu Miguel Torga - uma "nesga de terra debruada de mar", um território terrestre relativamente modesto, mas com uma imensa área marítima, que importa proteger e explorar.
A Marinha tem para com o país o compromisso permanente de garantir a salvaguarda da vida de todos os que usam o mar em trabalho ou em lazer, assumindo-o com sentido de missão, contribuindo para que todos os portugueses possam usar o seu mar em segurança, responsabilidade esta que nos enche de orgulho com base nas elevadas taxas de sucesso que apresenta, fazendo da Marinha um parceiro indispensável para a ação do Estado no mar.
 

RTP na Praia de Loriga

As 7 Maravilhas — Praias de Portugal ajudam a divulgar e a promover o nosso património natural, reconhecido e apreciado pela sua beleza e diversidade. As praias candidatas constituem um património intangível, testemunho da nossa identidade nacional, e são fator decisivo na escolha de Portugal como destino turístico. A RTP partiu à descoberta das 21 praias de eleição de Portugal. Neste programa, destaque para a Praia de Loriga.

7 MARAVILHAS — PRAIAS DE PORTUGAL

Depoimento de Manuel Pinto de Abreu, Secretário de Estado do Mar

A edição das 7 Maravilhas dedicada às Praias de Portugal vem acentuar a importância do Mar num momento em que o atual Governo apostou claramente neste setor, tendo criado um Ministério e um Gabinete de um Secretário de Estado dedicado ao Mar.

RTP na Praia do Penedo Furado

As 7 Maravilhas — Praias de Portugal ajudam a divulgar e a promover o nosso património natural, reconhecido e apreciado pela sua beleza e diversidade. As praias candidatas constituem um património intangível, testemunho da nossa identidade nacional, e são fator decisivo na escolha de Portugal como destino turístico. A RTP partiu à descoberta das 21 praias de eleição de Portugal. Neste programa, destaque para a Praia do Penedo Furado.

VALE DO ROSSIM

A praia mais alta de Portugal

A praia mais alta de Portugal fica a 1.500 metros de altitude, em plena Serra da Estrela. É a Praia do Vale do Rossim, uma das candidatas finalistas às 7 maravilhas na categoria de Albufeiras e Lagoas.

ESTE DOMINGO, 26 DE AGOSTO - PROGRAMA CIÊNCIA VIVA NO VERÃO 2012

Visite o Farol do Cabo Espichel

A Marinha/Autoridade Marítima Nacional, através da Direcção de Faróis, encontra-se a participar no programa “Ciência Viva no Verão - 2012”. As actividades consistem em palestras e visitas abertas ao público em geral, aos fins-de-semana.
As palestras têm início às 18:00, em Julho e Agosto, e às 17:45 em Setembro.
O programa teve início a 15 de Julho, terminando a 15 de Setembro. Ao todo, são 13 os faróis portugueses incluídos.
Destacamos o Farol do Cabo Espichel, um dos que pode ser visitado este domingo, 26 de Agosto, a par do Farol de Leça, Farol do Cabo Carvoeiro e Farol do Cabo de Santa Maria.

17 deixas a Luís Monteiro

Luís Monteiro, 38 anos, nasceu e reside em Portimão. Desempenha as funções de Técnico de Turismo do Município de Portimão e de Coordenador da equipa de promoção do Porto de Portimão. Casado, dois filhos; aceitou o repto para reagir às 17 deixas que lhe propusemos.

ÍLHAVO

Festival do Bacalhau com nota positiva

Nos cinco dias da atividade, foram consumidos 7.200 kg de bacalhau salgado seco nos dez restaurantes do Festival, mais 7% que em 2011, além de cerca de 4.800 Kg de derivados de bacalhau, num total de cerca de doze toneladas e de 28.000 refeições servidas.

Total: 608