Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




AVEIRO

Da Troncalhada aos clubes náuticos pelo Cais do Sal

O roteiro que propomos, em formato circular, desenvolve-se em torno de um núcleo de marinhas ainda no activo e de outras convertidas para actividades turísticas.

O início (e termo) é junto ao Ecomuseu da Marinha da Troncalhada, com passagem pelo CMIA – Centro Municipal de Interpretação Ambiental, pelas instalações dos clubes náuticos e pela nova estrada “Cais do Sal”.

Festa dos Bacalhoeiros, dia 24 de Setembro, no Museu Marítimo de Ílhavo

Dia 24 de setembro a Festa dos Bacalhoeiros regressa ao Museu Marítimo de Ílhavo. Vai ser um dia inteiro dedicado aos homens de todo o país que andaram ao bacalhau. Temos visitas, documentários, foto de campanha, almoço convívio, teatro e música.
Junte-se a nós e participe neste encontro de gerações!

Dia do Porto de Leixões 2022 celebrado com grande adesão da comunidade

A 14.ª edição do Dia do Porto de Leixões, celebrado domingo, 18 de Setembro, decorreu com grande sucesso, ao receber cerca de 20 mil visitantes.

A comemoração do Dia do Porto de Leixões 2022, contou com muita animação: malabaristas e animadores, concertos, peças infantis, espetáculos de dança, insufláveis, workshops, a exposição de fotografia "Sentir mais do que um Porto", culminando com o grande concerto de Bárbara Bandeira, que fez as delícias de crianças e adultos.

ESTE DOMINGO, 18 DE SETEMBRO

APDL celebra o Dia do Porto de Leixões

A APDL celebra, este domingo, 18 de Setembro, mais uma edição do Dia do Porto de Leixões, no Terminal de Cruzeiros de Leixões.
À semelhança dos anos anteriores, estão previstas diversas actividades, entre as quais se destacam as visitas guiadas à área portuária, em autocarro e numa embarcação, uma mostra de ciência do mar, exposições, espetáculos musicais e animações para todas as idades: a banda ambulante Supertronik, o espetáculo de ballet da Escola de Ballet do Porto, o showcase e workshop com os Momentum Crew, o espetáculo de dança da escola We Dance, o concerto intimista dos Andor Violeta e o grande concerto de encerramento, que estará a cargo da Bárbara Bandeira.

Associando-se à data, difundimos newsletter temática com os mais recentes artigos publicados no portal da APP sobre o Porto de Leixões.

Dia do Porto de Leixões comemora-se este domingo, 18 de Setembro

Este domingo, 18 de Setembro, o Porto de Leixões vai abrir as suas portas a toda a comunidade, celebrando mais uma edição do DIA DO PORTO DE LEIXÕES.

O programa do Dia do Porto de Leixões arranca às 10h00 e termina às 19h00, com visitas guiadas à área portuária em autocarros turísticos, a embarcações, ao Titan e ao Terminal de Cruzeiros.

Veja o mundo oceânico que brilha no escuro através de um mergulho noturno fluorescente

“Desde passeios em pranchas de paddle sobre águas cristalinas a festivais de pirilampos cintilantes, há entusiastas da natureza que viajam pelo globo para ver a bioluminescência. Contudo, este fenómeno apelativo, mais prevalente no verão, não é o único espetáculo hipnotizante de luzes proporcionado pelo reino animal.

Alguns viajantes estão a descobrir o vasto – e muitas vezes secreto – mundo da biofluorescência do oceano, uma paisagem marinha onde os peixes brilham em tons de verde-limão, os corais revelam tons de néon e os cavalos-marinhos iridescentes podem ser confundidos com seres extraterrestres.”

ÍLHAVO

Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira das gentes ligadas à ria e ao mar

Não é a festa mais antiga da região, nem a que arrasta mais gente, embora atraia multidões, quer para ver nas margens da Ria de Aveiro, quer para participar… de barco. A festa de Nossa Senhora dos Navegantes acontece habitualmente na tarde do terceiro domingo de setembro. Este ano será no dia 18. A hora pode variar um pouco porque depende das marés.

Três praias de Portimão vão crescer entre 20 a 40 metros

Os areais das praias dos Careanos, Amado e Três Castelos, em Portimão, vão aumentar entre 20 a 40 metros de largura, através do seu enchimento com areia proveniente da Praia da Rocha.

A obra é da responsabilidade da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), encontrado-se o projecto de execução em fase de avaliação de impacte ambiental até dia 30 do corrente mês.

10 praias em Portugal com águas cristalinas

Portugal está repleto de boas praias, quer sejam de mar ou fluviais. Fomos à procura daquelas junto à costa que se destacam por ter as águas mais cristalinas.

Se é fã de snorkel e não resiste a um bom mergulho, além de poder apreciar paisagens deslumbrantes, tem de conhecer estas praias – sempre com a ressalva de que as condições do mar (correntes, marés, ventos, algas, etc.) podem interferir na transparência das águas em qualquer praia.

Há mar e mar e estas praias portuguesas são para ir e voltar

Se se considera um apaixonado por praias, provavelmente, já fez uma lista que gostaria de visitar ou experiências para fazer antes de morrer. Pois bem, aqui tem uma lista de praias imperdíveis para começar a riscar quando viajar por Portugal.

São praias fantásticas, de norte a sul do país, sem esquecer as ilhas, que nos relembram que vivemos num cantinho do paraíso.

Festival do Bacalhau anima Ílhavo, tendo a Noruega como país convidado

O Festival do Bacalhau de Ílhavo decorre até 14 de Agosto, no Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré, “palco da melhor gastronomia, onde o bacalhau é preparado, de mil e uma maneiras, por 14 associações locais, herdeiros do conhecimento de uma longa história associada à pesca do bacalhau”.

O “fiel amigo” é “rei e senhor” de degustações, provas, concursos e showcookings.

Uma delas fica em Portugal

As praias mais insólitas do mundo

Não cumprem a imagem ideal que temos de praia, mas encantam pela diferença. Conheça algumas praias que fogem do habitual.

Melhores praias do Norte de Portugal

No litoral português cabem realidades muito distintas: das ventosas praias do Norte de Portugal, às cálidas águas algarvias, das orlas desertas aos areais muito disputados pelos turistas. Algumas delas ficaram já entre as 10 mais belas praias da Europa ou as 25 melhores do mundo.

Em cada região do país há boas praias para desfrutar o melhor do Verão. Neste artigo, concentramo-nos nas praias costeiras, ou seja, banhadas pelo Oceano Atlântico. Afinal, um Verão longo e muitas horas de sol convidam a longas caminhadas na areia, tardes entre mergulhos e leituras, sem esquecer os entardeceres inesquecíveis.

Porto de Setúbal na Feira de Santiago

O Porto de Setúbal volta a marcar presença na Feira de Sant’iago com um stand que aposta na divulgação da história do porto e a sua ligação ao crescimento e desenvolvimento económico da cidade e da região, e que pode ser visitado até final do certame, este domingo, 7 de agosto.

EM PORTIMÃO, DE 3 A 7 DE AGOSTO

Sardinha volta a ser «rainha» em festival onde se esperam 100 mil pessoas

A sardinha volta a ser “rainha” em Portimão, entre 3 e 7 de agosto, num festival onde são esperadas mais de 100 mil pessoas depois de dois anos suspenso devido à pandemia da covid-19.

“Esperamos ultrapassar os 100 mil visitantes, número alcançado na edição de 2019, para degustar este ex-líbris da cidade, num ano de retoma depois do interregno de dois anos”, disse à Lusa fonte da Câmara de Portimão, entidade organizadora do evento.

Negócios na costa alentejana que tiram proveito do mar

Cada vez mais negócios na costa alentejana tiram proveito do mar e atraem turistas à procura de aventuras. Desde o surf ao enoturismo subaquático, há um "mar" de possibilidades à espreita na região.

Entre as inúmeras atividades que se podem encontrar na costa alentejana, há também quem "plante" garrafas de vinho no fundo do mar, para serem depois "colhidas" a várias profundidades.

Meia centena de marcas reuniram-se em Vilamoura no International Boat Show

A Marina de Vilamoura foi anfitriã da 25.ª edição do International Boat Show. O evento, promovido pela Fundação AIP em parceria com a Marina, contou com a presença de cerca de 50 marcas nacionais e internacionais numa exibição ao ar livre.

A mostra decorreu em terra e no mar e levou a Vilamoura todas as tipologias de embarcações – novas e seminovas (brokerage) –, bem como marcas de acessórios, equipamentos e serviços integrados, permitindo ao público contactar com as principais referências da indústria.

MADEIRA

Governo Regional investe meio milhão de euros na marina do Porto Santo

A empreitada de reabilitação da Marina do Porto Santo vai melhorar a operacionalidade, reforçar e repor todos os postos de amarração existentes antes dos temporais dos últimos anos terem destruído vários equipamentos desta infraestrutura.

A presidente do Conselho de Administração da APRAM, S.A., Paula Cabaço garante que esta intervenção “não vai parar a atividade das embarcações marítimo-turísticas que utilizam aquela marina.” Adianta mesmo que durante as três semanas previstas para a montagem dos passadiços e equipamentos acessórios, assim como a instalação das redes de água e elétrica, as empresas marítimas turísticas, tal como os utentes residentes vão estar “isentos do pagamento da taxa mensal”.

RIA DE AVEIRO WEEKEND REGRESSA ENTRE 8 E 10 DE JULHO

O Ria de Aveiro Weekend (RAW) está de regresso à Região de Aveiro, com um programa de eventos que convida a descobrir o território através da cultura, do património, das artes, da música, das festas e da gastronomia. Entre 8 e 10 de julho, os 11 municípios que integram a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) celebram em rede a riqueza da Região nas suas mais diversas expressões, com particular enfoque no recurso turístico de maior relevância da região: a Ria de Aveiro.

Destaca-se a Grande Regata dos Moliceiros, um evento histórico e emblemático que se realiza no sábado, dia 9, e que terá um programa próprio de animação, nos pontos de partida e de chegada, com atividades musicais e educativas, que convidam o público a viver esta icónica tradição, na sua singularidade cultural e popular.
 

Caminho Marítimo de Santiago

Mais de mil pessoas visitaram Caravela Vera Cruz

O município foi o ponto de paragem do Cruzeiro Inaugural do Caminho Marítimo de Santiago, colocando o território no roteiro de turismo náutico e religioso.

A Caravela Vera Cruz, a embarcação mais emblemática do Caminho Marítimo de Santiago, chegou ao Porto Bacalhoeiro, na Gafanha da Nazaré, e foi recebida pelo Executivo da Câmara Municipal, pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, pela Administração do Porto de Aveiro e pelas seis estações náuticas da Ria de Aveiro.

Total: 688