Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




APDL apresenta Plano de Formação 2021

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) apresentou, esta quarta-feira, no seu Centro de Formação, o Plano de Formação para 2021.

A apresentação, realizada em formato digital, contou com a participação de mais de 40 participantes de várias entidades, designadamente, portos nacionais dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP); empresas do setor; Comunidade Portuária; IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional; entre outros.

A 25 DE FEVEREIRO

Seminário Clube Oficiais Marinha Mercante

O Clube de Oficiais da Marinha Mercante (COMM) promove a 25 de Fevereiro, pelas 15 horas, um Webinar COMM dedicado às opções que os jovens portugueses têm disponíveis nas carreiras do mar.
Oradores neste evento, o Presidente do Conselho Diretivo da Escola Superior Náutica Infante Dom Henrique Prof. Doutor. Luis Filipe Baptista e o Comandante Hugo Bastos, este na qualidade de professor da Escola Náutica e Administrador do armador português Mystic Cruises

WORKSHOP A 2 DE FEVEREIRO

Crowdfunding - Campanha, ferramentas e construção da comunidade

O projeto BLUE CROWDFUNDING, financiado no âmbito do programa de Cooperação Territorial INTERREG MED, surge da consciência de que a inovação da economia azul na área do mediterrâneo pode ser significativamente melhorada caso haja disponibilidade de mais fundos de investimento, considerando como uma das possíveis soluções o crowdfunding.
Neste contexto, vão ter lugar dois workshops nos dias 02 e 23 de fevereiro de 2021.

ESTA SEGUNDA-FEIRA

Ministro do Mar participa na iniciativa «Kids Dive Virtual: 1.000 mergulhos submarinos»

O Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, participa esta segunda-feira, 18 de janeiro, a partir das 10h00, na iniciativa “Kids Dive Virtual: 1.000 mergulhos submarinos?”. O Kids Dive é um projeto de educação e sensibilização para uma relação sustentável com o Oceano, promovido pelo MARE/ISPA.

ENIDH implementa novas «melhorias estruturais» nos seus sistemas informáticos

A Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (ENIDH) prossegue o seu plano de melhoria dos seus sistemas informáticos, tendo anunciado a implementação de «diversas melhorias estruturais» com vista a «garantir um melhor desempenho e resiliência na infra-estrutura informática da Escola, de modo a dar resposta à crescente necessidade de recursos assentes em plataformas digitais», detalha a escola.

ENIDH renovou certificação do seu Sistema de Gestão de Qualidade

A 5 e 6 de Novembro decorreu, por parte da empresa SGS, uma auditoria ao sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) da Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (ENIDH).

«A auditoria foi concluída com sucesso tendo sido renovada a certificação da ENIDH segundo a norma ISO 9001:2015 pelo período de três anos, sem que tenham sido registadas quaisquer não conformidades».

FORMAÇÃO ONLINE NA APDL

Inglês Marítimo - 18 a 26 de Novembro

Um melhor domínio da língua inglesa é cada vez mais essencial quer para a nossa vida profissional quer para a vida pessoal.
Por isso, e de acordo com o Plano de Formação para 2020, o Centro de Formação da APDL promove mais um curso de Inglês Marítimo.
O curso terá início a 18 de Novembro e será realizado à distância.

Navio escola britânico atracou no Porto do Funchal

Acostou ao final da tarde de terça-feira no Porto do Funchal o ‘Pelican of London’, um navio escola (veleiro) britânico que chega à Madeira proveniente do porto de Gibraltar.
O ‘Pelican of London’ tem a bordo 46 tripulantes e vai permanecer na Madeira até dia 7, sábado, estando previsto ‘soltar amarras’ por volta do meio-dia, para navegar até Santa Cruz de Tenerife.

7 A 17 DE DEZEMBRO

24 Horas de Gestão de Projetos

O 24 Horas de Gestão de Projetos é um evento online de formação em Gestão de Projetos, baseado em equipas, alinhado com a Metodologia PM2, especificamente desenhado para melhorar as competências dos participantes em técnicas de Gestão de Projetos, reforçar o trabalho em equipa, a liderança e a capacidade de comunicação.

Luís Baptista enaltece «excelente cooperação» entre a ENIDH e a Câmara de Oeiras

Luís Baptista, presidente da Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (ENIDH), deixou rasgados elogios à parceria existente entre a escola e a Câmara Municipal de Oeiras. Durante a sessão solene de abertura do ano lectivo, o presidente da instituição quase centenária assinalou a «excelente cooperação».

Projecto MaRINET2 abre inscrições para o décimo curso em renováveis oceânicas

Em colaboração com o MaRINET2, a Universidade de Edimburgo (UEDIN) e o WavEC Offshore Renewables (WAVEC) estão a organizar um curso intitulado “Reducing uncertainty in techno-economic analysis of ocean energy”. O curso de curta duração será o primeiro a ser feito online, de 17 a 19 de novembro.

Os cursos curtos, de dois a cinco dias de duração, são direcionados para investigadores do setor e académicos no setor de energia renovável offshore. Os cursos são organizados e lecionados pelos parceiros do projeto MaRINET2 e serão focados em três áreas: energia das ondas, eólica e das marés.

Bombeiros de Sines realizam formação nas instalações da APS

Os estagiários dos Bombeiros de Sines que se encontram a frequentar a Formação Inicial de Bombeiro, tiveram a oportunidade de praticar os seus conhecimentos no Campo de Treinos da Administração dos Porto de Sines e do Algarve.

Inserido no módulo de incêndio urbanos e industriais, os formandos desenvolveram em contexto industrial o que aprenderam durante a formação.

Medway Training leccionará curso de «Novos Responsáveis de Circulação Ferroviária nos Portos»

A empresa Medway vai passar a leccionar, através da sua Medway Training, o curso de Novos Responsáveis de Circulação Ferroviária nos Portos, na modalidade de Formação à Distância, em Espanha.

EU4OCEAN: PLATAFORMA DEDICADA À PROMOÇÃO DA LITERACIA DOS OCEANOS

Fórum Oceano participa como membro-fundador

A European Ocean Coalition (EU4Ocean) reúne a participação de diversas organizações, projetos e pessoas com trabalho desenvolvido na área da Literacia dos Oceanos. Apoiada pela Comissão Europeia, a plataforma visa contribuir, entre outros, para aumentar a consciencialização e o envolvimento dos stakeholders na gestão sustentável dos Oceanos e colocar o tema da Literacia dos Oceanos na agenda política, contribuindo para a implementação de políticas marítimas e a prossecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, em particular o ODS 14.

A 29 DE AGOSTO, EM PONTA DELGADA

Ao Leme com a Ciência

Embarque nesta viagem e venha conhecer São Miguel por uma perspectiva diferente: visto por mar e acompanhado de um conjunto de especialistas que o ajudarão a descobrir a beleza para além da paisagem, a riqueza da geo e biodiversidade costeira e marinha desta ilha!

EM PARCERIA COM A SONAE

Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) lança novo mestrado em Logística

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) abrirá, em Janeiro de 2021, um novo mestrado em Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento (LGCA).

Trata-se de uma «formação pioneira em Portugal, quer pelo seu carácter profissionalizante e metodologia de Aprendizagem Baseada em Projectos, quer pela conceção em parceria com a SONAE MC, especialista nesta área e uma das maiores entidades empregadoras em Portugal», vincou o IPS.

Praia Arenosa - Estuário do Sado

Os estuários são zonas de grande beleza natural, onde os rios se encontram com a água do mar. Fortemente condicionados pelas marés, são considerados como transição entre os habitats de água doce e os marinhos.

Os estuários funcionam como uma espécie de maternidade, ou seja, local de crescimento de juvenis de muitas espécies de peixes, como os robalos e douradas, que aí encontram as condições ideais de desenvolvimento no que respeita à alimentação e proteção.

INÍCIO ESTA SEGUNDA-FEIRA, NA ENIDH

CURSO DE ACTUALIZAÇÃO STCW PARA OFICIAIS DE MARINHA MERCANTE

Vai realizar-se, através do Centro de Estudos e Formação Especializada da ENIDH (CEFE), um curso de atualização STCW para oficiais da marinha mercante. O curso decorre de 27 a 29 de Julho.

APDL aposta na formação portuária

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) deu mais um passo para que o seu Centro de Formação se torne num dos centros de formação portuária mais importantes da Europa aprovando esta quinta-feira, 23 de julho, o lançamento de um concurso público internacional para aquisição de um Simulador para operação de pórticos e gruas para a atividade portuária, e de gruas e outros equipamentos para a construção civil.

MADEIRA

Funcionários das pescas recebem formação certificada

O secretário Regional de Mar e Pescas da Madeira destacou a “importância da formação profissional” para o “correcto manuseamento” dos produtos que são consumidos pela população. Teófilo Cunha falava nas instalações da Lota do Funchal, na entrega de certificados a oito funcionários da Direcção Regional de Pescas, indicando que a “formação profissional é um projecto para prosseguir por forma a garantir a higiene e segurança alimentar dos bens de consumo”.

Total: 765