Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
Navio-Museu Santo André em trabalhos de beneficiação
O Navio-Museu Santo André voltou a navegar, no dia 15 de maio, numa curta manobra entre o Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré, e os estaleiros da Navalria, onde serão realizados os trabalhos de reabilitação e beneficiação, com particular enfoque na estrutura geral do navio.
![]() |
Mar 2020 apoia os museus do mar: Museu do Peixe Seco
O “Museu (vivo) do Peixe Seco” é um projeto da Câmara Municipal da Nazaré que tem como principal objetivo a preservação da tradição ancestral da seca de peixe no areal da praia da Nazaré. Este projeto inclui a “Secagem de Peixe” e a requalificação do Centro Cultural da Nazaré (Antiga Lota).
![]() |
APL E APSS
Arquivo dos portos da região no Barreiro completa um ano em Junho
Desde que foi inaugurado no concelho do Barreiro, em Junho de 2019, o Centro de Documentação dos Portos de Lisboa e de Setúbal e Sesimbra (CDPLSS), com um novo espaço situado no Parque Empresarial Baía do Tejo, para “centralizar os arquivos intermédio e histórico dos três portos” num único equipamento, tem permitido a sua utilização em simultâneo pelas respectivas administrações, público em geral e pela comunidade científica para a realização de trabalhos académicos, onde é disponibilizada uma vasta documentação, produzida no âmbito da actividade das autoridades portuárias, para promoção e divulgação da história e da sua importância para o desenvolvimento da Área Metropolitana de Lisboa.
![]() |
21 DE MARÇO
Dia Mundial da Água 2020 no Museu Marítimo de Ílhavo
O Museu Marítimo de Ílhavo assinala o Dia Mundial da Água com um programa que incidirá sobre pedagogia ambiental e consciencialização ecológica, tendo como premissa “Que Água para o futuro?”.
![]() |
FIGUEIRA DA FOZ
Museu do Mar poderá ser instalado no Cabo Mondego
O Presidente da Junta de Buarcos e São Julião, em declarações ao DIÁRIO AS BEIRAS, revelou: “Játive uma boa novidade; o presidente da câmara disse que já tem um local”. Carlos Monteiro, acrescentou o autarca buarcosense, numa tertúlia pública em que participava, avançou com a hipótese de a autarquia instalar o ambicionado equipamento nas instalações da antiga fábrica de cal hidráulica do Cabo Mondego.
![]() |
ÍLHAVO
Requalificação do Navio-Museu Santo André adjudicada por 486 mil euros
A Câmara Municipal de Ílhavo aprovou a adjudicação dos serviços de beneficiação e reparação do Navio-Museu Santo André, polo museológico do Museu Marítimo de Ílhavo, pelo valor de 485.500 euros.
A primeira fase da reabilitação do Navio-Museu, com um prazo de execução de 3 meses, tem como objectivo garantir a sua manutenção, requalificação e melhoria das condições de segurança para as visitas.
![]() |
Unidades Culturais da Marinha receberam mais de 320 mil visitantes
As Unidades Culturais da Marinha registaram um total de 328917 visitantes no ano de 2019, o que representa um aumento de 3,6% em relação ao ano de 2018. Contribuíram para este número de visitantes o Aquário Vasco da Gama, a Biblioteca Central de Marinha, a Fragata D. Fernando II e Glória, o Museu de Marinha e o Planetário Calouste Gulbenkian.
![]() |
Centro de Mar do navio Gil Eannes acolhe Museu Virtual da Memória Marítima
O Centro de Mar, valência instalada a bordo do navio hospital Gil Eannes, está a sofrer uma empreitada de refuncionalização para acolher o novo Museu Virtual da Memória Marítima, uma infraestrutura para a promoção da Ciência e do Conhecimento do Mar de Viana, inscrita na Agenda de Ciência e de Conhecimento do município (quadriénio 2017-2021).
![]() |
Arquivo dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra
O acervo documental do Arquivo dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra integra documentos datados desde o século XIX à atualidade (fotografias, publicações), respeitantes à actividade dos portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra.
Trata-se de documentos únicos que perduraram ao longo dos tempos e que nos permitem conhecer a evolução da atividade portuária e da frente ribeirinha dos estuários do Tejo e do Sado.
![]() |
Museu de Marinha registou mais de 174 mil visitantes no ano 2019
O Museu de Marinha, em Lisboa, recebeu 174 898 pessoas no ano 2019. Este número representa um aumento de 2,5% em relação aos visitantes registados em 2018.
A atividade do Museu de Marinha incluiu exposições temporárias em parceria com entidades externas, como a “Marinha do Tejo”, “A tradição marítima de Chipre” e “Lisboa está na moda”, visitas teatralizadas, concursos literários, assim como várias apresentações de livros e cerimónias das quais se destaca a cerimónia que marcou o arranque das comemorações do V Centenário da circum-navegação de Fernão de Magalhães.
![]() |
Noruega vai ter um museu semi-submerso para observação de baleias
No Norte da Noruega, o novo museu vai permitir a observação da passagem migratória de baleias a partir de um edifício camuflado pela natureza e semi-submerso. The Whale abre em 2022.
![]() |
DOMINGO, DIA 17
Os novos ofícios: da pesca e da produção de sal à aquacultura
"Visita orientada Sentidos de Mar" à Algaplus, unidade local de produção de macroalgas e visita ao cais e bairro dos pescadores da Malhada.
![]() |
DE 15 A 17 DE NOVEMBRO
Dia Nacional do Mar 2019 no Museu Marítimo de Ílhavo
Em 2019, o Dia Nacional do Mar, que se assinala a 16 de novembro, é comemorado, pelo Museu Marítimo de Ílhavo, a 15, 16 e 17 de novembro, com várias iniciativas, sempre ancoradas nos temas de cultura marítima.
O destaque deste ano vai para “O Presente de César – Quem vai ao mar não voltará à terra”, uma peça do Teatro Viriato/CAEV, com encenação de Giacomo Scalisi e texto original de Sandro William Junqueira, um jantar com sobremesa de bacalhau com sabor a ficção… Os dramas vividos em família daqueles que partem para pescar um peixe em mares longínquos e os dramas daqueles que ficam. Tudo e todos unidos por um peixe: o Bacalhau.
![]() |
ESTE SÁBADO, 16 DE NOVEMBRO
O Porto Bacalhoeiro e as novas «secas» de Bacalhau
Sendo a tradicional seca do bacalhau ao ar livre, em Portugal, proibida, o que lhe sucedeu nas práticas que levam "aquele" bacalhau seco salgado à mesa dos portugueses? O que se deve ter em conta para escolher e apreciar o melhor bacalhau? O que acontece ao fiel amigo dos portugueses desde que desembarca dos atuais navios-fábrica do Porto Bacalhoeiro, na Gafanha da Nazaré, até que o encontramos a venda nos supermercados?
Venha saber, e provar, em detalhe nesta saborosa visita que conta também com as delícias preparadas pelo jovem talento culinário ilhavense Ricardo Marques.
![]() |
15 DE NOVEMBRO
AVEIRO - O Porto de Pesca Costeira, a Lota, os peixes e os pescadores
Visita às instalações da Docapesca no Porto de Pesca Costeira, incluindo a lota.
Conhece realmente o circuito do peixe? Conhece realmente por onde passou aquele peixinho que faz as suas delícias depois de cozinhado? Aproveite esta visita para saber as etapas entre a pesca e a venda ao consumidor final, para conhecer os protagonistas desta história - os peixes, e ainda para ter um vislumbre da vida dos pescadores costeiros em Portugal...
![]() |
ATÉ DOMINGO
Vela, Exposições e visitas às Gares no Porto de Lisboa
Este fim de semana, o Porto de Lisboa tem um programa animado, com diferentes iniciativas desportivas e culturais, que decorrem até domingo, dia 29 de setembro, com uma exposição no Arquivo do Barreiro, que se prolonga até 8 de novembro.
As Jornadas Europeias do Património 2019, subordinadas ao tema “Artes Património Lazer”, começaram dia 27 e terminam a 29 de setembro e o Porto de Lisboa irá, mais uma vez, associar-se a esta iniciativa, através da realização da exposição de fotografia “Do Vasto e Belo Porto de Lisboa”, em colaboração com a Ephemera - Biblioteca e Arquivo de José Pacheco Pereira.
![]() |
A 28 DE SETEMBRO, NO MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO
Festa dos Bacalhoeiros 2019
O Museu Marítimo de Ílhavo promove a 3.ª edição da Festa dos Bacalhoeiros, um encontro entre gerações de homens de todo o país que andaram ao bacalhau nos mares gelados do Atlântico Norte. Entre recordações e relatos de vivências, o programa inclui visitas ao Museu Marítimo de Ílhavo e ao Navio-Museu Santo André, performances teatral e musical e um almoço convívio.
![]() |
Catálogo online do acervo documental dos portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra já se encontra online
já se encontra disponível online o catálogo do acervo documental dos portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra. Este portal agregador de conteúdos permite a pesquisa e o acesso através de um único interface à informação dos acervos arquivístico e bibliográfico dos três portos.
![]() |
8 DE AGOSTO
82.º Aniversário Museu Marítimo de Ílhavo
Esta quinta-feira, 8 de Agosto, o Museu Marítimo de Ílhavo celebra o 82.º aniversário da sua fundação, que ocorreu em 1937. Neste dia, a entrada é gratuita no MMI e o público terá múltiplas razões para visitá-lo, com visitas guiadas, uma visita especial às Reservas e a visita Mergulhardor por Um Dia. Aproveitando, da melhor forma, o contexto do Festival do Bacalhau (que decorre de 7 a 11 de agosto) e a maior afluência de turistas em época balnear, de 8 a 11 de agosto, haverá transporte público gratuito entre as praias da Barra e da Costa Nova, com passagem pelo Navio-Museu Santo André e paragem no Museu Marítimo de Ílhavo.
![]() |
NO MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO | A 27 E 28 DE JULHO
Visitas à Bolina de Julho: botas de couro
Em Julho, o destaque das Visitas à Bolina são as botas de couro. No último fim de semana de cada mês, convidam-se todos a visitar o Museu Marítimo de Ílhavo através do olhar de um mediador, que dará a conhecer um pouco melhor as coleções expostas, sala a sala. Ao longo da visita, dá-se destaque a uma peça, colecção ou parte do edifício, numa descoberta conjunta entre visitantes e guia.