Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Novas normas europeias para poluição dos navios entram em vigor

Novas normas que entraram esta segunda-feira em vigor na Europa vão obrigar os navios a utilizarem combustíveis mais limpos, reduzindo a sua poluição.

 

Segundo uma directiva aprovada em Novembro, nenhum navio que circule em águas europeias pode utilizar fuelóleo com mais de 3,5% de enxofre – um dos ingredientes para as chuvas ácidas. Nos próximos anos, os valores devem cair progressivamente, até chegarem a apenas 0,5% de enxofre.

A poluição dos navios já é alvo de regulamentação há anos. Para as embarcações que utilizam os portos europeus, já há limites rígidos – 0,1% de enxofre, no máximo – desde 2010. O resultado foi uma queda de 66% na poluição junto aos portos, segundo um estudo do Centro de Investigação Comum da Comissão Europeia.

Mas, com milhares de navios a passarem pelas águas europeias todos os anos – com combustíveis com até 5% de enxofre, contra 0,001% no gasóleo e gasolina para automóveis –, o problema ainda se mantém. “Se nada for feito, em 2020 as emissões de enxofre provenientes da navegação nas zonas marítimas da União Europeia excederão as provenientes de fontes terrestres”, antevê a Comissão Europeia, num comunicado.

As novas normas aplicam-se a estes navios em trânsito. Já em 2015, há metas antecipadas para áreas sensíveis – mar Báltico, mar do Norte e canal da Mancha. Para aí passarem, os navios terão de utilizar fuelóleo com 0,1% de enxofre.

Combustíveis mais sujos poderão ainda ser usados, mas desde que haja sistemas de depuração dos gases de escape dos navios.

fonte

VEJA A PRIMEIRA GALERIA DE FOTOS DO VI CONGRESSO DA APLOP