Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Final no Tamariz

Pais e mascotes fizeram a festa na areia

Dragão com uma cria valeu vitória. Orgulho paterno centrou-se nas esculturas, a alegria infantil nos bonecos

Maria João Silva, 15 anos, ainda se lembra bem da peça que, em 2011, lhe valeu um segundo lugar na final nacional das Construções na Areia. "Foi o Adamastor. Infelizmente, já não posso participar. Mas agora ajudo a minha irmã", desabafa, sem desviar o olhar do cavalo alado a que Maria Miguel vai dando forma no areal do Tamariz, no Estoril. Na sua estreia numa etapa decisiva do concurso que o DN há 60 anos organiza, é notória a insegurança da pequena ao dar continuidade a uma tradição familiar iniciada pela irmã mais velha.

"Eu nunca participei", conta o pai, que, por entre um e outro conselho, confessa sofrer tanto como a sua criança, que acabaria por ficar classificada em terceiro lugar. Não é o único. Na final da 55.ª edição da iniciativa, realizada ontem de manhã, não faltaram progenitores orgulhosos e... interventivos.

"Mariana, começa a bater", recomenda Carlos Caramujo à filha. "A ajuda é mais em termos de tempo", explica, ainda sem saber que a menina conquistaria, mais tarde, o oitavo e último prémio.

Do outro lado do recinto montado à beira-mar, Carmina esforça-se para tirar, à distância, uma boa fotografia à sobrinha, Leonor Arriaga. Não é por acaso que o faz de longe, numa estratégia de apoio bem diferente da de João Paulo e Carlos.

"Estão lá os pais. Ela fica muito nervosa quando está muita gente ao pé", revela, antes de voltar a centrar a sua atenção na menina, alheia aos muitos e constantes gritos infantis em seu redor.

"Max! Max! Max!", berram em uníssono várias crianças que não têm mais de quatro anos. "Eu adoro o Max. Eu adoro o super-herói", atira um deles, enquanto esperam que uma das mascotes dos gelados Olá que ontem se passearam pelo areal do Tamariz lhes aperte a mão. Mas foi talvez o representante do Canal Panda aquele que mais adeptos reuniu entre os mais pequenos.

"Onde está o Panda, ela está", confidencia Ana Teresa Patrício, referindo-se à filha de cinco anos. E gostaria a menina de participar nas Construções na Areia? Mas Cristiana já à procura o seu boneco preferido.

Nada que distraísse os 24 concorrentes que ontem acorreram ao Tamariz, depois de se terem destacado na sua praia. Durante uma hora, não houve quem parasse de trabalhar, perante o olhar constante e atento do júri. Com instrumentos mais ou menos profissionais, os escultores efémeros, com idades entre os 11 e os 14 anos, moldaram peças tão variadas como animais marinhos, automóveis ou personagens mais ou menos históricas.

No final, a vitória foi para o representante do Baleal, Luís Alves, que, na sua despedida, ganhou o concurso com a representação de um dragão e a sua cria.

fonte

 







Artigos relacionados:

  • Os escultores efémeros que recuperaram a fama
  • Construções na Areia começaram a 6 de Setembro de 1952
  • Construções na Areia arrancam esta sexta-feira, 3 de Agosto
  • Aprenda a fazer uma construção na areia. E ensine os miúdos
  • Telenovela ajudou ao sucesso das construções na areia
  • Festival anual de esculturas de areia
  • Areia cinematográfica
  • Varina vence final na Praia Azul de Espinho
  • Esculturas em areia de regresso a Silves
  • Festival desmistifica segredos das esculturas em areia
  • Festival Internacional de Escultura em Areia movimenta 40 mil toneladas