Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Aquário Vasco da Gama vence Prémio Defesa Nacional e Ambiente

O Aquário Vasco da Gama venceu o Prémio Defesa Nacional e Ambiente 2011 com o projeto designado por «Conservação ex-situ de organismos fluviais — reprodução em cativeiro e reintrodução do ruivaco-do-oeste», conseguindo reintroduzir no habitat natural 400 exemplares desta espécie, em vias de extinção, que é um peixe de água doce que só existe em Portugal.


A reprodução em cativeiro realizou-se no Aquário Vasco da Gama em tanques no exterior que simularam as condições naturais de ambiente e alimentação. A libertação dos ruivacos ocorreu no rio Alcabrichel em abril do ano passado, onde tinham sido capturados os progenitores.

“Um contributo exemplar para a preservação da biodiversidade e integração das preocupações ambientais na atividade militar” foi desta forma que o júri classificou o Projeto apresentado pelo Aquário Vasco da Gama, ao qual atribuiu por unanimidade o Prémio Defesa Nacional e Ambiente – 2011.

Para o Diretor daquele orgão de natureza cultural da Marinha, Capitão-de-mar-e-guerra José Jaime Gonçalves Ribeiro, a “atribuição do prémio Defesa Nacional e Ambiente 2011 reveste-se de especial importância para todos os que servem no Aquário Vasco da Gama pelo reconhecimento de um trabalho que requer rigor, conhecimento e dedicação, constituindo-se como um estímulo para um cada vez maior contributo em prol da conservação da biodiversidade do património natural português.”

O Prémio Defesa Nacional e Ambiente destina-se a galardoar a unidade, estabelecimento ou órgão das Forças Armadas que, de acordo com os princípios da Defesa Nacional, melhor contributo preste, em Portugal, para a qualidade do ambiente, numa perspetiva de desenvolvimento sustentável, através da utilização eficiente dos recursos naturais, da promoção de boas práticas de gestão de ordenamento do território e da proteção e valorização do património natural e paisagístico e da biodiversidade.







Artigos relacionados:

  • Aquário Vasco da Gama custou 60 contos de réis
  • Aquário Vasco da Gama comemora o Dia Internacional dos Museus
  • Balhacus, cabozes, apara-lápis e marachombas
  • Aquário Vasco da Gama liberta peixes para habitat natural