Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Royal Institute of Navigation distingue Oficial da Marinha Portuguesa

O Capitão-Tenente Vítor Plácido da Conceição foi agraciado com o prémio anual do Royal Institute of Navigation, que decidiu premiar os resultados alcançados no mestrado em "Tecnologias de Navegação" que o oficial da Marinha frequentou entre 2009 e 2011.

Foi através de carta do diretor do Royal Institute of Navigation que o Comandante Plácido da Conceição ficou a saber que tinha sido galardoado com o prestigiado prémio. Para o atual Comandante da corveta Baptista de Andrade esta distinção "constitui um forte incentivo pessoal e profissional para continuar empenhado na investigação e desenvolvimento das técnicas e métodos de navegação".

Para este alcobacense, atualmente a residir em Palmela, o momento é também de partilha aproveitando para "agradecer aos militares da Marinha Portuguesa, em particular aos oficiais Navegadores, pelos ensinamentos transmitidos e experiências partilhadas que foram determinantes para o resultado do mestrado." E realça ainda o empenhamento da Marinha "em assegurar a continuidade do conhecimento e do desenvolvimento das técnicas de navegação, respeitando a tradição dos navegadores Portugueses. Testemunho deste resultado é o facto dos 3 oficiais especializados em Navegação que já frequentaram este mestrado, todos foram agraciados com este mesmo prémio".

A entrega da medalha e do prémio realizou-se no mês de julho por ocasião da Assembleia Geral Anual do Royal Institute of Navigation, na Royal Geographical Society, em Londres.

O Comandante Plácido da Conceição frequentou o mestrado em “Positioning and Navigation Technology”, no Nottingham Geospatial Institute’s da Universidade de Nottingham, entre setembro de 2009 e novembro de 2011, em regime de part-time, tendo sido habilitado com o grau de Master of Science with distinction.

Informação adicional:

O Royal Institute of Navigation é uma associação científica britânica, de índole não-governamental e com estatuto de utilidade pública, destinada a congregar todos os que tenham interesse na navegação, a promover o desenvolvimento da navegação em todas as suas vertentes e a aumentar a perceção pública relativa à importância da navegação.

O Capitão-Tenente Vítor Plácido da Conceição ingressou na Escola Naval em 1989, especializou-se em “Navegação” em 2000. Ao longo da sua carreira já serviu em várias unidades nomeadamente na Fragata Álvares Cabral, na lancha fiscalização rápida Águia, que comandou de 1997 a 1999 e no Instituto Hidrográfico, entre outras. Desde 28 de Junho de 2012 é o Comandante do NRP Baptista de Andrade.