Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
VISITE-O ESTE SÁBADO
Navio-escola indonésio no Porto de Leixões
O navio-escola indonésio, KRI Dewaruci, chegou quinta-feira ao Porto de Leixões, Matosinhos, e aí pode ser visitado pelo público até hoje, sábado, 28 de Julho, contando com espetáculos de dança tradicional e comida indonésia.
Conhecido também por Dewa Ruci ou Dewarutji, o grande veleiro, que já esteve em Lisboa em 2005, fez a sua última paragem no Canadá, tendo de seguida realizado uma viagem de doze dias até chegar a Portugal, com 70 homens a bordo.
A chegada ao porto contou com a presença de Albert Matondang, embaixador da República Indonésia em Portugal, recebido com danças tradicionais indonésias.
Albert Matondang afirmou à Lusa que o navio "vai estar aberto ao público" até sábado, esperando-se a visita de 200 pessoas durante a receção de sexta-feira e um número ainda maior de visitas de público geral ao longo dos três dias.
Os visitantes poderão assistir a espetáculos de dança e provar comida tradicional, confecionada apenas com ingredientes indonésios.
Albert Matondang salientou ainda o facto de o Dewaruci participar em competições de grandes veleiros um pouco por todo o mundo, referindo os contactos já realizados entre a Indonésia e Portugal, com a visita do navio-escola português "Sagres" a Jacarta, em 2011.
"Estamos felizes e agradecidos à marinha portuguesa por nos assistirem e por darem as boas-vindas a estes navios. Por isso, esta é uma oportunidade para promover amizades e boas relações com a comunidade portuguesa", disse o embaixador.
Entre as muitas bandeiras no navio-escola, Albert Matondang afirmou desconhecer o significado da bandeira com o símbolo pirata, dizendo apenas que talvez tenha o intuito de "assustar os piratas para não fazerem nada de mal" aos homens a bordo.
Já o primeiro-tenente Yacob Trir, um dos oficiais a bordo, explicou que o significado da bandeira se deve não à associação de roubo de ouro e dinheiro realizado por piratas, mas sim ao roubo de "atenção" que desperta nas pessoas.
A rotina diária no grande veleiro envolve a manutenção do mesmo, mas também exercícios como o abrir e fechar de velas.
"Quando nos sentimos aborrecidos, fazemos exercício físico ou jogamos xadrez ou cartas", explicou Yacob Trir.
O oficial afirmou, em nome de todos, a expectativa de muitas visitas ao barco, afirmando que o navio se tornou "o embaixador da cultura indonésia", sendo esta uma forma de "as pessoas que vierem assim a poderem conhecer".
O navio foi construído na Alemanha, em 1953, por HC Stulcken & Sohn, embora a sua construção tenha sido iniciada em 1932 e suspensa com o início da Segunda Guerra Mundial.
As iniciais KRI significam Navio Militar da República da Indonésia, enquanto o nome Dewaruci representa o deus mitológico indonésio da verdade e da coragem.
Artigos relacionados: