Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

EDP chama Repsol para primeira torre eólica flutuante em alto mar

A Repsol entrou no consórcio da EDP para o desenvolvimento da primeira torre eólica flutuante em alto mar, que já está instalada ao largo da Póvoa do Varzim. A empresa espanhola entra com a mesma posição da EDP - 31% - e assume-se como um dos pricipais investidores nesta obra de 23 milhões de euros.

“Este projeto junta tecnologias de energias renováveis e de plataformas ligadas ao petróleo e ao gás [uma especialidade da Repsol] e por isso esta é uma parceria natural com alguém que também tem como prioridade o offshore”, explicou ao DN/Dinheiro Vivo, o presidente executivo da EDP, António Mexia. E acrescenta: “Começámos por desenvolver isto sozinhos, mas é preciso juntar forças e chamar parceiros”.

A Repsol junta-se assimà canadiana Principle Power, que desenvolveu o conceito da torre e à portuguesa A.Silva Matos, responsável pela parte metalomecânica. Ambas participam com 9% num consórcio que junta ainda o Fundo de Apoio à Inovação do Governo português; a dinamarquesa Vestas, que forneceu a turbina eólica, e o Inovcapital, parceiro com 21%.

De acordo com António Vidigal, presidente da EDP Inovoção,a responsável pelo Windfloat, a possibilidade da Repsol se juntar a esta obra terá surgido da parceria que tem com a EDP num parque eólico no mar, no Reino Unido. “São grandes especialistas em plataformas petrolíferas, cuja tecnologia é flutante, e entram com a mesma participação da EDP num projeto que já está feito”, repara.

A Windfloat está em operação há cinco meses e meio, tendo sido instalada em alto mar em Outubro de 2011. Durante os primeiros cinco meses de funcionamento esteve a testar-se o comportamento inicial da torre; segundo António Vidigal, está acima das expectativas. Não só respondeu bem ao inverno e a ondas de 15 metros, como produziu para a rede elétrica nacional o equivalente ao consumo de mais de mil famílias.
 







Artigos relacionados:

  • Praia da Aguçadoura
  • Portugal tem turbina eólica flutuante pioneira no mundo
  • EDP já tem eólica flutuante
  • EDP investe 20 milhões em projecto eólico que pode criar 8 mil empregos
  • Solidal participa na instalação da primeira torre eólica flutuante no mar