Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
Ministro da Economia elogia aposta da Douro Azul na construção naval portuguesa
O ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, elogiou a aposta na produção nacional por parte da Douro Azul, empresa que explora navios turísticos no rio Douro e que, até 2014, pretende construir quatro navios-hotel e dois barcos rabelos.
De visita ao estaleiro da Navalria, em Aveiro, onde estão a ser construídos dois navios-hotel da Douro Azul, Álvaro Santos Pereira destacou a importância destes projectos serem integralmente produzidos em Portugal.
O governante salientou que investir na produção nacional é “apostar na economia portuguesa, no reforço das empresas nacionais, na criação e manutenção de postos de trabalho”.
“Este é um exemplo que queremos que se estenda a todos os outros projectos e que se generalize a todo o tecido produtivo português para conseguirmos todos juntos recuperar a economia nacional”, adiantou.
O ministro da Economia, que na manhã de sexta-feira foi alvo de fortes protestos na Covilhã, chegou aos estaleiros da Navalria com cerca de uma hora de atraso e abandonou o local logo após os discursos, sem falar com os jornalistas.
Os dois navios-hotel em construção nos estaleiros da Navalria representam um investimento de 22 milhões de euros e deverão ser entregues em Fevereiro e Março do próximo ano, para entrar em operação na temporada turística que decorre entre Março e Outubro.
Em declarações aos jornalistas, o presidente da Douro Azul, Mário Ferreira, disse que os dois navios já estão vendidos para o mercado norte-americano e australiano até 2018.
Além destes navios, a empresa prevê construir em 2014 mais dois navios-hotel e dois barcos rabelos, que, no total, deverão contribuir para a criação de 165 novos postos de trabalho.
Quanto a estes dois navios-hotel ainda sem destino de construção, Mário Ferreira referiu que estão a decorrer negociações, devendo ser feita a encomenda até Setembro.
O empresário admite, contudo, que o trabalho pode ser adjudicado à Navalria, adiantando que a empresa do grupo Martifer está “em grande vantagem”.
O presidente da Douro Azul, que estima que a empresa ultrapasse os 30 milhões de euros de facturação em 2014, diz que a estratégia é “investir para o cliente concreto”.
“O segredo tem a ver com a procura constante e permanente de novos mercados e que esses mercados se sintam cada vez mais satisfeitos com o nosso produto e com o serviço que prestamos aqui em Portugal”, concluiu.