Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

INÊS SOUSA

Investigadora do CCMAR vence Prémio Científico Sesimbra

Inês Sousa, investigadora do Centro de Ciências do Mar (CCMAR), foi a grande vencedora da 4.ª edição do Prémio Científico Sesimbra, tendo recebido 10 mil Euros por ter conquistado o primeiro lugar. A estudante de Doutoramento apresentou um trabalho de investigação sobre a Conservação e Gestão da Biodiversidade no Parque Marinho Professor Luiz Saldanha: “Estudo do Efeito Reserva nas Comunidades Marinhas de Substratos Móveis”.

O estudo apresentado por Inês Sousa foi desenvolvido no âmbito do projeto LIFE-BIOMARES, do Centro de Ciências do Mar. O trabalho recebeu rasgados elogios por parte do representante do júri, Emanuel Gonçalves, que o destacou “tanto pela sua particularidade de investigação e rigor científico, como pela apresentação dos resultados obtidos”.

Os resultados deste trabalho trouxeram informação sobre a efetividade das medidas de proteção implementadas no Parque Marinho e revelam que estas estão a beneficiar as espécies piscícolas que vivem associadas ao fundo, o que leva a concluir que o Parque Marinho Professor Luiz Saldanha está a ter um papel efetivo na gestão sustentável dos recursos pesqueiros da região, de notável importância social e ecológica.

Inês Sousa tenciona dar continuidade ao estudo, no âmbito do seu doutoramento e o valor do prémio será aplicado diretamente em investigação e no apoio à participação em congressos/eventos de divulgação pública.

Para além do primeiro prémio, foram ainda entregues menções honrosas a outros trabalhos, onde se destaca igualmente o desenvolvido por Rita Borges, também investigadora do CCMAR, pelo estudo “Conhecer para Proteger – A Fase Larvar dos Peixes no Parque Marinho Professor Luiz Saldanha”.

O Prémio Científico Sesimbra contempla trabalhos de investigação originais diretamente relacionados com o concelho. É organizado pela Câmara Municipal de Sesimbra em colaboração com o Turifórum Sesimbra. O Prémio tem o valor de 10 mil euros e um dos seus objetivos é a divulgação do trabalho vencedor ao público geral.

A cerimónia de entrega do Prémio Científico Sesimbra decorreu no passado fim-de-semana no Cineteatro Municipal João Mota.

fonte