Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

DE 5 A 8 DE MAIO DE 2013

Simpósio Internacional «Respostas dos Organismos Marinhos aos Poluentes» (PRIMO 17)

De 5 a 8 de Maio de 2013 realiza-se o Simpósio Internacional “Respostas dos Organismos Marinhos aos Poluentes” (PRIMO 17) organizado pelo Centro de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Algarve (CIMA).
Pretende-se que este simpósio possa proporcionar um espaço rico para troca de saberes, e produção de conhecimento, sobre respostas dos organismos aquáticos aos poluentes, em contexto internacional.

O sucesso deste encontro levou à realização de conferências bienais sucessivamente na Europa e nos EUA. A candidatura de Portugal à realização deste simpósio teve como outros candidatos a Noruega e o Japão tendo o comité organizador decidido que a reunião deveria ser realizada em Portugal face às suas tradições marítimas.

Esta conferência vai permitir a troca de informações sobre o estado-de-arte, partilha de conhecimento e trabalho em rede com foco em contaminantes “clássicos” e emergentes, modos de ação e compreensão dos efeitos nos ecossistemas e na biodiversidade. A metodologia a ser utilizada vai permitir reunir trabalhos científicos de reconhecida qualidade que proporcionarão um amplo debate sobre o impacto ambiental e os efeitos originados pela presença de diversos contaminantes nos ecossistemas aquáticos.

O mar é o suporte de uma grande gama de actividades socioeconómicas. Para ser possível manter estas atividades no futuro é essencial que a biodiversidade, a qualidade dos recursos do ambiente seja conservada, protegido e tenha uma gestão sustentável. No entanto, as atividades humanas têm tido uma intensa pressão nos ecossistemas marinhos, da qual se destaca a poluição química resultante da libertação de compostos para o ambiente marinho que tem levado há alteração do “bem-estar” dos sistemas aquáticos cujo impacto ecotoxicológico parece ser potencializado pelas alterações climáticas. Tais alterações conduziram ao estabelecimento de diversas normas da qual se destaca pela sua importância e atualidade a Diretiva Europeia da Estratégia Marinha.

VISITE OS RECURSOS DA APLOP (ASSOCIAÇÃO DOS PORTOS DE LÍNGUA PORTUGUESA), NA WEB
 

 

 

 


 







Artigos relacionados:

  • As correntes de contorno sobre talude e sopé continentais brasileiros
  • Ciclo da água: Do Oceano à Nossa Mesa
  • Encontro do Mar Português - Conhecimento, Valorização e Desenvolvimento
  • UAlgarve reconhecida pelo Governo Espanhol como Campus de Excelência Internacional do Mar
  • Workshop define estratégias para fortalecimento do Cluster do Mar
  • Energia das Marés motiva curso de Verão na Universidade do Algarve
  • Reunião do Projecto PORTONOVO, sobre a qualidade da Água em Zonas Portuárias