Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
DE 5 A 8 DE MAIO DE 2013
Simpósio Internacional «Respostas dos Organismos Marinhos aos Poluentes» (PRIMO 17)
De 5 a 8 de Maio de 2013 realiza-se o Simpósio Internacional “Respostas dos Organismos Marinhos aos Poluentes” (PRIMO 17) organizado pelo Centro de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Algarve (CIMA).
Pretende-se que este simpósio possa proporcionar um espaço rico para troca de saberes, e produção de conhecimento, sobre respostas dos organismos aquáticos aos poluentes, em contexto internacional.
O sucesso deste encontro levou à realização de conferências bienais sucessivamente na Europa e nos EUA. A candidatura de Portugal à realização deste simpósio teve como outros candidatos a Noruega e o Japão tendo o comité organizador decidido que a reunião deveria ser realizada em Portugal face às suas tradições marítimas.
Esta conferência vai permitir a troca de informações sobre o estado-de-arte, partilha de conhecimento e trabalho em rede com foco em contaminantes “clássicos” e emergentes, modos de ação e compreensão dos efeitos nos ecossistemas e na biodiversidade. A metodologia a ser utilizada vai permitir reunir trabalhos científicos de reconhecida qualidade que proporcionarão um amplo debate sobre o impacto ambiental e os efeitos originados pela presença de diversos contaminantes nos ecossistemas aquáticos.
O mar é o suporte de uma grande gama de actividades socioeconómicas. Para ser possível manter estas atividades no futuro é essencial que a biodiversidade, a qualidade dos recursos do ambiente seja conservada, protegido e tenha uma gestão sustentável. No entanto, as atividades humanas têm tido uma intensa pressão nos ecossistemas marinhos, da qual se destaca a poluição química resultante da libertação de compostos para o ambiente marinho que tem levado há alteração do “bem-estar” dos sistemas aquáticos cujo impacto ecotoxicológico parece ser potencializado pelas alterações climáticas. Tais alterações conduziram ao estabelecimento de diversas normas da qual se destaca pela sua importância e atualidade a Diretiva Europeia da Estratégia Marinha.
VISITE OS RECURSOS DA APLOP (ASSOCIAÇÃO DOS PORTOS DE LÍNGUA PORTUGUESA), NA WEB
Artigos relacionados: