Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Concurso para escolher as sardinhas das Festas de Lisboa gera contestação

O concurso para a escolha das sardinhas que vão ser a imagem das Festas de Lisboa está a gerar contestação, tendo chegado à entidade promotora várias queixas alegando que o regulamento nem sempre foi respeitado.

A Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC) diz que quando se avalia criatividade "há sempre subjectividade inerente" e classifica como "uma grandessíssima coincidência" o facto de os autores da sardinha vencedora trabalharem na mesma empresa de um dos jurados.

Estas explicações são da directora de comunicação e imagem da EGEAC, que integrou o júri que avaliou as 3526 propostas recebidas naquela que foi a segunda edição deste concurso. Rita Castel-Branco afirma que já contava com as referidas queixas, feitas através do Facebook e em vários casos por candidatos preteridos, e garante que aos seus autores serão enviadas respostas individuais.

Esta responsável explica que a "qualidade estética e técnica" e a "originalidade" foram os principais critérios para o júri premiar três sardinhas e eleger as 297 que estão em votação no Facebook até ao dia 16 de Abril. A que recolher mais votos nesse fórum juntar-se-á às vencedoras e, juntamente com as 149 propostas seguintes, integrará uma exposição a realizar durante as Festas de Lisboa.

"Ao avaliar criatividade há sempre subjectividade inerente, mas estamos convictos de que nenhuma das escolhidas sai fora do regulamento", acrescenta Rita Castel-Branco. Esta jurada elogia a "grande diversidade não só temática como também técnica" das sardinhas vencedoras, sublinhando que a primeira é uma ilustração, a segunda uma fotografia e a terceira um desenho a giz.

Aquela que arrecadou o primeiro prémio, no valor de 2500 euros, é da autoria de três elementos da Matilha Cycle Crew, um grupo criado para promover o uso da bicicleta na cidade. "Quisemos mostrar que as Festas de Lisboa, além do convívio das pessoas na rua, também podem ser uma oportunidade para pedalar. Até em Alfama", explica Fernando Augusto, que desenvolveu esta proposta com Micaela Vieira Neto e Patrick Ferreira dos Santos.

"O nosso objectivo era chegarmos às 150 sardinhas da exposição. Quando soubemos que ficámos em primeiro lugar foi uma histeria", confidencia Fernando Augusto, manifestando a esperança de que esta vitória possa ser também um veículo para promover o ciclismo em Lisboa.

Acontece que os três autores da sardinha vencedora trabalham na mesma empresa onde um dos jurados do concurso ocupa um cargo de direcção. "Foi uma grandessíssima coincidência", reage a directora de comunicação e imagem da EGEAC.

Rita Castel-Branco explica que as 3526 propostas foram apresentadas ao júri de forma anónima, ostentando apenas um número de identificação. E acrescenta que no caso em apreço o jurado em questão se absteve quando, na votação final, lhe foi comunicado quem eram os autores do trabalho.

Em segundo lugar ficou uma sardinha em xadrez vermelho e branco com uma nódoa de vinho tinto no lugar do olho (de Isabel Vaz e Nuno Dias) e em terceiro um peixe em ardósia com as palavras prato do dia (de Ana Maria Laranjeira de Carvalho). O júri, que segundo o regulamento do concurso devia ter cinco membros mas acabou reduzido a quatro dada a indisponibilidade de um dos indigitados para participar na primeira reunião de selecção de propostas, decidiu ainda atribuir 12 menções honrosas.

Segundo Rita Castel-Branco as sardinhas nasceram, como imagem de marca das Festas de Lisboa, em 2003 e nos primeiros anos foram desenvolvidas por um atelier de design. A partir de 2008 esse trabalho passou para as mãos de ilustradores e artistas plásticos convidados e desde 2011 a EGEAC optou por lançar concursos, numa iniciativa que considera ser "um sucesso". Para o ano a empresa promete novidades e uma comemoração à altura do décimo aniversário das sardinhas.

fonte

VISITE OS RECURSOS DA APLOP (ASSOCIAÇÃO DOS PORTOS DE LÍNGUA PORTUGUESA), NA WEB
 

 

 

 







Artigos relacionados:

  • Costa portuguesa perde 55% de sardinha em dez anos
  • Sardinhas ilustradas
  • As sardinhas de 2016
  • Sardinhas com estilo