Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
ESTE SÁBADO, NO PAVILHÃO DO CONHECIMENTO
A história do icebergue que afundou o Titanic começou há cerca de três mil anos
A 14 de Abril faz cem anos que o inafundável Titanic naufragou nas águas do Atlântico Norte durante a sua viagem inaugural.
Por que razão o comandante ignorou os alertas de icebergue? O que terá levado a tripulação a lançar à água os botes salva-vidas quase vazios? E por que foram ignorados os códigos luminosos de socorro enviados pelo navio?
Este sábado, o Pavilhão do Conhecimento relembra a história do navio mais famoso do mundo com actividades para toda a família, das 11.00 às 18.00.
A história do icebergue que afundou o Titanic começou há cerca de três mil anos, com a formação de um glaciar na Gronelândia. De seringa e gelo na mão, descubra como se forma um glaciar e porque são tão perigosos os icebergues.
Em 1910 a imprensa apelidou o Titanic de "inafundável". Mas como consegue um navio de 66 mil toneladas de aço flutuar? Construa em família um barco com materiais reciclados e veja se flutua.
O sistema de comunicação do Titanic era topo de gama. Através de telégrafos podia comunicar com outros navios num raio de 800 km. Venha construir um telégrafo e envie mensagens em código Morse.
Como seria navegar à noite em alto mar em 1912? Assuma os comandos dos simuladores da Marinha Portuguesa e experimente navegar no escuro desviando-se de obstáculos. E porque os acidentes com navios são ainda infelizmente uma realidade, entre no nosso laboratório, simule um acidente com um petroleiro e descubra como se combate uma maré negra.
Hoje, a quatro mil metros de profundidade, o Titanic mantém-se uma verdadeira lenda que fascina multidões. Mas sabia que há navios que são afundados de propósito? Descubra a ciência por trás do mergulho e conheça a equipa que pretende afundar quatro navios da Armada Portuguesa ao largo de Portimão.
O que causou o naufrágio do Titanic? Qual a sensação de descobrir um barco afundado? Entre as 16.30 e as 17.30, junte-se à conversa com os nossos convidados e conheça ainda a ciência da navegação desde o tempo das caravelas aos nossos dias.
A participação nestas actividades é gratuita e não requer inscrição. As Tardes Oceânicas regressam ao Pavilhão do Conhecimento no dia 19 de Maio.
VISITE OS RECURSOS DA APLOP (ASSOCIAÇÃO DOS PORTOS DE LÍNGUA PORTUGUESA), NA WEB
Artigos relacionados: