Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

CONSPIRAÇÃO TITANIC

O navio que nunca veio a pique!

O plano era genial: Afundar um sósia do Titanic, resgatar os passageiros e receber o dinheiro do seguro. Mas faltou ensaiar melhor.

Na virada de 14 para 15 de abril de 1912, o navio inglês Olympic bateu num iceberg e naufragou nas águas geladas do Oceano Atlântico, matando 1500 pessoas, no pior desastre marítimo de todos os tempos. A maior tragédia marítima da história não acabou com o Titanic, mas sim com o Olympic, o navio gêmeo da companhia de navegação White Star Line. Pelo menos é o que acreditam os defensores da teoria conspiratória envolvendo as duas embarcações, entre eles o britânico Robin Gardiner, autor dos livros The Titanic Conspiracy: Cover-ups and Mysteries of the World's Most Famous Sea Disaster (A Cospiração Titanic: Acobertamentos e Mistérios do Mais Famoso Desastre Marítimo do Mundo) e Titanic: The Ship that Never Sank (Titanic: o Navio que Nunca afundou), ambos sem versão em português.

A história é a seguinte: a White Star Line teria trocado os nomes dos seus transatlânticos para destruir, intecionalmente, o Olympic (na foto da direita), que havia sofido sérios danos depois de colidir com o cruzados HMS Hawke, em setembro de 1911. Como o Olympic não estava no seguro, a empresa teria armado um plano diabólico: trocar as identificações dos dois navios, enviar o Olympic travestido na estréia do Titanic, afundá-lo em local seguro, resgatar passageiros e tripulantes e receber a indenização contratada para o Titanic. Daí por diante, o verdadeiro Titanic seguiria carreira como Olympic. Genial, não? Mas, como se sabe, deu tudo errado.
Os adeptos da teoria apontam diversas evidências de que o naufrágio foi premeditado. A primeira é que o milionário J.P. Morgan, um dos sócios da White Star Line, desistiu de emba

Por que o dono do navio "praticamente 'unafundável'" - como era anunciado - perderia a viagem histórica do então maior transatlântico do mundo? A tese conspiratória diz que Morgan e seu sócio J.Bruce Ismay foram os autores do plano. O motivo? Grana, é claro. A White Star Line enfrentava dificuldades financeiras por causa da concorrência da Cunard Line, cujos navios Lusitania e Mauretania dominavam as linhas marítimas desde 1907. Em caso de acidente com o Titanic, a seguradora pagaria 750 mil libras, valor que cobriria as perdas com a colisão do Olympic e ainda deixaria a empresa com um navio novinho em folha para ligar a Europa aos Estados Unidos.

Para simular um acidente desse porte, os empresários precisariam da colaboração do capitão do Titanic, Edward J. Smith. O roteiro era perfeito. O Titanic afundaria ao final do quinto dia de viagem, próximo à costa americana. Assim, a tripulação teria tempo de enviar um sinal de socorro e esperar o resgate. Todos seriam salvos. Se Smith não soubesse do plano, dizem os defensores da teoria, como ele cometeria um erro tão primário, deixando o Titanic navegar a alta velocidade em uma região rodeada de iceberds? Ainda mais que Smith comandava o Olympic na ocasião do incidente com o HMS Hawke e poderia se sentir em dívida com os patrões.

Os mais radicais afirmam que ele recebeu uma generosa mala de dinheiro. O que morgan e Ismay não esperavam é que o acidadente acontecesse 24 horas antes do combinado, por precipitação de Smith. Talvez porque o capitação tenha sido obrigado por Ismay a acelerar o Titanic, para mostrar aos passageiros e à imprensa o potencial do novo transatlântico - versão contada pelo diretor James Cameron no filme Titanic, com Leonardo DiCaprio e Kate Winslet. Nesse caso, foi o próprio magnata quem colocou tudo - literalmente - por água abaixo.705 vidas foram salvas, 1502 vidas foram perdidas

BAILE DE NAVIOS

Nas suspeitas de Hardiner, havia mais gente envolvida na farsa. O capitão Stanley Lord (na foto da esquerda), outros dos conspiradores, ancorou o navio mercante Californian no local combinado, no Atlântico Norte. Quando o Titanic batesse no iceberg, foguetes coloridos anunciariam a hora de Lord simular o socorro ao transatlântico inglês. Só que outra embarcação estava na rota do acidente e foi abalroada pelo Titanic, pondo os dois a pique. Segundo Gardiner, o Titanic não se chocou contra um bloco de gelo, mas contra um dos barcos de resgate contratados para a trama.

Esse terceiro navio - jamais identificado, para não revelar o plano da White Star Line - estava com luzes apagadas e não foi avistado pela tripulação do Titanic. Assustados com a colisão inesperada, os oficiais ingleses mudaram a trajetória para o sul, afastando-se do Californian, estacionado ao norte, e não responderam aos foguetes brancos disparados pelo barco de resgate. Para piorar, um quarto navio - que nada tinha a ver com a história - passou perto do Titanic naquela hora. O capitão Smith achou que era o Californian vindo salvá-lo e não acionou os foguetes. Resultado dessas tristes coincidências: o acidente causou um rombo no casco, o Titanic afundou longe demais do ponto de encontro e o resgate atrasou.
 

Nem tudo nesse enredo macabro são meras suposições. Os sobreviventes realmente viram luzes próximas ao local do desastre, que tanto poderiam ser do Californian quanto daquele desconhecido quarto navio. Outra teoria diz que as luzes seriam de um submarino alemão que seguia o Titanic. De fato comprovado, sabe-se que 706 passageiros foram salvos pelo navio inglês Carpathia, da concorrente Cunard, que navegava a 96 quilômetros do Titanic. O Carpathia chegou antes do Californian, distante 31 quilômetros do local do naufrágio

Em sua sede por dinheiro, os conspiradores deixaram outras pistas. Havia pressa em trocar os objetos da verdadeira para a falsa embarcação, já que o dia do lançamento do Titanic se aproximava.

Um dos erros é fato: o Titanic zarpou com botes salva-vidas a menos. Ninguém precisaria usá-los, pois a intenção dos empresários era naufragar o navio perto das equipes de socorro. Para comprovar a teoria, só falta atar o último nó da trama: como os donos da White Star Line conseguiram transformar o Olympic num falso Titanic? Os funcionáriios da Harland & Wolff, construtora de navios, na Irlanda do Norte, compactuaram com o golpe? Para a Titanic Historical Society, a suposta cvonpiração surgiu por um erro da imprensa. Como existiam poucas fotografias do Titanic, os jornais ilustravam as matérias sobre o desastre com imagens do Olympic. Não teria demorado para alguém considerar o erro um complô. A sociedade histórica, evidentemente, discorda da versão alternativa.

fonte

VISITE OS RECURSOS DA APLOP (ASSOCIAÇÃO DOS PORTOS DE LÍNGUA PORTUGUESA), NA WEB
 

 







Artigos relacionados:

  • Carphatia chega a Nova Iorque com os sobreviventes
  • Afinal, o maior naufrágio do século aconteceu em Portugal
  • Os rostos da tripulação - 696 perderam a vida no naufrágio
  • Os heróis esquecidos do TITANIC
  • 100 anos depois, o mundo homenageia as vítimas do Titanic
  • Faltam poucas horas para a tragédia
  • Os momentos antes do embate fatal
  • Toca o sino de alarme três vezes e avisa a ponte: «Iceberg à nossa frente»
  • A primeira hora após o embate
  • A água já atinge o nome do Titanic pintado na proa
  • A banda pára de tocar
  • Não há mais ninguém para salvar
  • Aviso de grandes blocos de gelo aproximando-se perigosamente
  • Exposição viaja ao fundo do mar para descobrir o Titanic
  • Patrocínio de vodka Iceberg irrita família de sobreviventes
  • Busca por termo «Titanic» pode afundar o seu computador
  • «Primeiro foi Pompeia, depois o Titanic»
  • Três cães sobreviveram ao naufrágio
  • «Azamara Journey» ruma ao local da tragédia do Titanic
  • Enfermeira portuguesa com 500 passageiros a cargo
  • Armanda fã de Amália
  • Apostas a bordo: Chegamos terça ou quarta?
  • Navio obrigado a voltar para trás por doença de passageiro
  • A história do icebergue que afundou o Titanic começou há cerca de três mil anos
  • Icebergs ainda representam uma ameaça náutica
  • Dos growlers aos bergy bit
  • Cientistas explicam como se formam os icebergs
  • A tragédia do Titanic alguma vez passa pela cabeça de um passageiro num cruzeiro?
  • Por que flutua o Titanic?
  • Titanic, A Verdadeira História?
  • ATLANTIS, 1913 - disponível na íntegra, na web
  • Cruzeiro refaz viagem do Titanic 100 anos após a tragédia
  • Milhares de documentos sobre o Titanic publicados na web
  • Navio ao fundo, câmaras ao alto!
  • Como era Portugal em 1912
  • Alguns passageiros tinham chegado de Paris, nessa tarde
  • Edir Macedo afirma que a Ordem dos Jesuítas afundou o Titanic para começar a Primeira Guerra Mundial
  • Quatro portugueses morreram no naufrágio do Titanic
  • Inglês constrói réplica do Titanic com 120 mil palitos de fósforos
  • Destroços do Titanic protegidos pela UNESCO
  • 18 de Abril de 2012 - A dor de quem fica
  • Perfumes
  • 10 de Abril de 1912, 9:30 - Começa o embarque de passageiros
  • 25 de Março a 5 de Abril de 1912 - Preparativos para a partida
  • Centenas disputam um lugar para trabalhar no transatlântico
  • Navio inspeccionado por dois comandantes
  • Os ilustres que embarcaram, o fogueiro que fugiu e J. P. Morgan, que desistiu à última hora
  • Porque é que o colosso afundou?
  • Titanic - A História Completa
  • Um cão Chow
  • Gaita de foles
  • Ementa da última refeição arrematada por 91 mil euros
  • Novo museu Titanic com recriação multimédia do naufrágio
  • Livro revela vida conturbada do dono do Titanic depois do naufrágio
  • Atracção fatal
  • Ilustres do Titanic
  • White Star Line
  • Milhares de objectos já foram levados do navio!
  • O castelo que flutuava
  • James Cameron chegou ao ponto mais profundo do oceano
  • James Cameron diz que viu «paisagem lunar»
  • Os órfãos que escaparam ao naufrágio
  • Twitter reproduz viagem do Titanic em «tempo real»
  • Carta escrita a bordo do Titanic exposta em Belfast
  • Titanic com aplicação no IPAD
  • Lua «culpada» pelo naufrágio do TITANIC
  • 4 caixas de ópio
  • Pele de coelho
  • A maior maquete do navio até hoje construída
  • Novas fotos do Titanic, feitas com a mais alta tecnologia, mostram a carcaça do barco no fundo do mar
  • Menino ardina anuncia naufrágio do TITANIC
  • «Titânico, em todos os sentidos da palavra»
  • Media nacionais replicam estória divulgada no portal da APP
  • Colheres do Titanic e desenho de Rubens avaliados pela Christies no Estoril
  • Talheres do Titanic em Ílhavo?
  • Menu do Titanic leiloado por pequena fortuna, este sábado, 31 de Março
  • Homenagem a passageiro que cedeu lugar no salva-vidas
  • Grã-Bretanha emite moeda comemorativa do Titanic
  • «A experiência trágica do Titanic revelou que há um Direito das catástrofes»
  • Bilhetes para sessão especial de «Titanic» esgotaram em poucas horas
  • Há quem faça comparações entre os dois naufrágios
  • Titanic Universe
  • A música que se ouvia no Titanic
  • Milhares de objectos do Titanic vão a leilão em Abril
  • Inaugurado dois meses antes do naufrágio do Titanic
  • Em busca do navio perdido
  • O Twitter do início do século 20
  • O fim do SOS
  • CENTENÁRIO DO NAVIO - Filme volta aos cinemas em 3D a 6 de Abril de 2012
  • Titanic naufragou há 99 anos
  • A história do TITANIC
  • O Titanic e a rádio
  • Safaris no fundo do mar