Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
VISUALIZAÇÕES JÁ ULTRAPASSAM O QUARTO DE MILHÃO
Canal do Porto de Aveiro no Youtube atinge os 500 vídeos
O Canal do Porto de Aveiro no YOUTUBE (www.youtube.com/portodeaveiro) acaba de publicar o vídeo n.º 500, cifra assinalável no contexto regional e até mesmo a nível nacional.
“Praia da Barra – Fotos de outros tempos” e “Porto de Aveiro visto pelas crianças da Escola da Marinha Velha” foram os dois últimos vídeos publicados, entrelaçando assim passado e futuro, numa panóplia de reportagens videográficas bastante variada.
O interesse dos cibernautas corre a par com o número significativo de vídeos colocados pela empresa, tendo já ultrapassado as 250 mil visualizações. A 18 de Setembro, o canal do Porto de Aveiro registava 252.884 visualizações.
A estreia aconteceu a 10 de Agosto de 2007, há pouco mais de quatro anos, com 27 vídeos, todos reportando à Conferência “Qualidade Global dos Portos”.
Outras conferências, colóquios e workshops mereceram divulgação, neste período, a par de muitas outras iniciativas a cargo da APA e não só. O recheado programa comemorativo do bicentenário da abertura da Barra de Aveiro gerou a publicação de muitas dezenas de vídeos.
“No que diz respeito às conferências, muitas têm sido publicadas na íntegra, possibilitando a todos os que não puderam estar presentes o usufruto da totalidade de tais eventos” – lembra José Luís Cacho, presidente do Porto de Aveiro, acrescentando: “Trata-se, aqui, de verdadeiro serviço público que prestamos à comunidade portuária nacional, também ao meio académico e a todos os demais interessados nestas temáticas”.
O administrador frisa ainda o pioneirismo da iniciativa: “Em 2007 nenhuma administração portuária portuguesa estava no YOUTUBE. Fomos pioneiros neste domínio, o mesmo valendo para as redes sociais, como o Twitter e o Facebook”.
Reportagens dentro do país mas também no estrangeiro, como tem acontecido com o périplo ibérico da exposição “A Barra e os Portos da Ria de Aveiro - 1808 – 1932, no Arquivo Histórico da Administração do Porto de Aveiro”, que já esteve patente em Salamanca, Valladolid e Madrid.
O canal tem-se mostrado aberto à publicação de reportagens de eventos fruto da iniciativa da comunidade envolvente, como acontece, só para citar um exemplo, com as festividades da Senhora dos Navegantes.
O público juvenil não é esquecido, vejam-se as reportagens dos baptismos de mar e dos “Mini-Repórteres do Porto de Aveiro”.
Por último, de assinalar outro pormenor de relevo, e que passa pela digitalização de conteúdos existentes em formato analógico no Arquivo Histórico-Documental do Porto de Aveiro. Vale para várias horas de filmagens em VHS, já integralmente digitalizadas e publicadas no YOUTUBE, como para uma recente descoberta de dezenas de bobines de filmes em SUPER 8, filmagens da primeira metade do século XX e que brevemente serão também disponibilizadas ao público.