Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

VISUALIZAÇÕES JÁ ULTRAPASSAM O QUARTO DE MILHÃO

Canal do Porto de Aveiro no Youtube atinge os 500 vídeos

O Canal do Porto de Aveiro no YOUTUBE (www.youtube.com/portodeaveiro) acaba de publicar o vídeo n.º 500, cifra assinalável no contexto regional e até mesmo a nível nacional.
“Praia da Barra – Fotos de outros tempos” e “Porto de Aveiro visto pelas crianças da Escola da Marinha Velha” foram os dois últimos vídeos publicados, entrelaçando assim passado e futuro, numa panóplia de reportagens videográficas bastante variada.

O interesse dos cibernautas corre a par com o número significativo de vídeos colocados pela empresa, tendo já ultrapassado as 250 mil visualizações. A 18 de Setembro, o canal do Porto de Aveiro registava 252.884 visualizações.

A estreia aconteceu a 10 de Agosto de 2007, há pouco mais de quatro anos, com 27 vídeos, todos reportando à Conferência “Qualidade Global dos Portos”.
Outras conferências, colóquios e workshops mereceram divulgação, neste período, a par de muitas outras iniciativas a cargo da APA e não só. O recheado programa comemorativo do bicentenário da abertura da Barra de Aveiro gerou a publicação de muitas dezenas de vídeos.

“No que diz respeito às conferências, muitas têm sido publicadas na íntegra, possibilitando a todos os que não puderam estar presentes o usufruto da totalidade de tais eventos” – lembra José Luís Cacho, presidente do Porto de Aveiro, acrescentando: “Trata-se, aqui, de verdadeiro serviço público que prestamos à comunidade portuária nacional, também ao meio académico e a todos os demais interessados nestas temáticas”.
O administrador frisa ainda o pioneirismo da iniciativa: “Em 2007 nenhuma administração portuária portuguesa estava no YOUTUBE. Fomos pioneiros neste domínio, o mesmo valendo para as redes sociais, como o Twitter e o Facebook”.

Reportagens dentro do país mas também no estrangeiro, como tem acontecido com o périplo ibérico da exposição “A Barra e os Portos da Ria de Aveiro - 1808 – 1932, no Arquivo Histórico da Administração do Porto de Aveiro”, que já esteve patente em Salamanca, Valladolid e Madrid.
O canal tem-se mostrado aberto à publicação de reportagens de eventos fruto da iniciativa da comunidade envolvente, como acontece, só para citar um exemplo, com as festividades da Senhora dos Navegantes.

O público juvenil não é esquecido, vejam-se as reportagens dos baptismos de mar e dos “Mini-Repórteres do Porto de Aveiro”.

Por último, de assinalar outro pormenor de relevo, e que passa pela digitalização de conteúdos existentes em formato analógico no Arquivo Histórico-Documental do Porto de Aveiro. Vale para várias horas de filmagens em VHS, já integralmente digitalizadas e publicadas no YOUTUBE, como para uma recente descoberta de dezenas de bobines de filmes em SUPER 8, filmagens da primeira metade do século XX e que brevemente serão também disponibilizadas ao público.