Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
PONTO DE INTERROGAÇÃO
Quanto plástico é ingerido pelos peixes?
A grande quantidade de plástico colocada no mercado, todos os anos, está a contaminar os nossos oceanos. Um estudo realizado por especialistas da Universidade da Califórnia, em San Diego, estimou que só no Pacífico Norte são ingeridas pelos peixes entre 12 mil a 24 mil toneladas deste material.
Actualmente, quase todos os produtos que consumimos ou têm peças de plástico ou são embalados neste material. São colocadas no mercado, todos os anos, 250 milhões de toneladas de plástico, das quais apenas uma pequena percentagem é encaminhada para a reciclagem. A grande maioria está a contaminar o nosso planeta.
Os oceanos têm-se tornado ao longo dos anos uma grande lixeira dos nossos resíduos. Cerca de 7 milhões de toneladas de plástico têm como fim as grandes massas de água do planeta.
Um estudo, publicado na revista científica Marine Ecology Progress Series, estimou a quantidade de plástico que acaba por ser ingerida pelos peixes. A equipa de investigação, da universidade da Califórnia, viajou centenas de milhas numa volta pelo Pacífico Norte, na qual foram colhidas espécimenes de peixes, amostras de água e detritos marinhos a diferentes profundidades. Cerca de 9% dos peixes colhidos durante a expedição tinham pequenos pedaços de plástico nos seus estômagos.
A equipa estimou que só no norte do oceano Pacífico cerca de 12 mil a 24 mil toneladas de plástico são ingeridas pelos peixes. Contudo, apesar destes valores serem altos não incluem os peixes que morrem da ingestão de plástico e os que tiveram plástico a passar pelos seus sistemas digestivos. Pelo que os números ainda devem ser mais altos do que os estimados pelo estudo.
Por outro lado, estes grandes números apenas contam a história do Pacífico Norte mas os outros oceanos também apresentam problemas de poluição semelhantes.
Alguns especialistas apontam como principais responsáveis a própria infra-estrutura da gestão de resíduos e reciclagem e o crescimento exponencial do plástico no nosso quotidiano.
FONTE: NATURLINK
Artigos relacionados: