Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
CENSO DA VIDA MARINHA
Dez anos vasculhando os mares
Por dez anos, cientistas vasculharam os sete mares e descobriram que cada gota da imensidão marinha está repleta de vida. Boa parte da biodiversidade que o mar abriga é microscópica, pequena demais para ser vista. Há 20 mil tipos diferentes de bactérias em apenas um litro de água do mar. E apesar de minúsculos, os micróbios oceânicos produzem metade do oxigênio do planeta. Se fossem colocados juntos numa balança, pesariam mais do que todos os peixes.
A pergunta que rondava os cientistas era o número de espécies que haveria no oceano, mas esta não podia ser respondida. Ela também levada a discussões acaloradas entre cientistas. Algumas espécies eram contadas mais de uma vez, disse Jesse Ausubel, da Alfred Sloan Foundation, cofundador do esforço que envolveu 2.700 cientistas. O projecto de US$ 650 milhões obteve dinheiro e ajuda de mais de 600 grupos, incluindo vários governos e fundações privadas, corporações, organizações sem fins lucrativos, universidades e até cinco escolas de ensino médio.
Com o projeto, apesar de já termos perdido algumas espécies, ainda há tempo de reverter a situação, pois o número de extinções ocorridas no mar é relativamente pequeno. O Censo nos mostrou como o mar é, como ele foi e como ele poderá ser se decidirmos tomar conta do nosso ‘planeta oceano’. Os habitantes do mar nos alimentam, nos protegem das tempestades, são fonte de remédios e de muitos deleites, mas agora eles precisam de nós tanto quanto nós precisamos deles.
MAIS DETALHES AQUI
VEJA TAMBÉM
Galeria de fotos das espécies