Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Águas territoriais das Bahamas declaradas Santuário de Tubarões

A captura de tubarões bem como a venda, importação e exportação de produtos com origem em Tubarões foram proibidos em resposta ao apelo dos ambientalistas que no ano passado solicitaram um aumento de grau de protecção dos tubarões da região perante o anúncio de uma empresa local da intenção de começar a exportar carne de tubarão para Hong Kong.

Há cerca de um mês e por alturas da comemoração do Dia Mundial dos Oceanos foi emitido um alerta para o precário estado de conservação dos tubarões e raias do Mar Mediterrâneo já que quase 40% dessas espécies se encontram ameaçadas.

Para contrariar a sua tendência de declínio, a responsável do Palma Aquarium, o Aquário de Palma de Mallorca (Espanha), pediu leis que limitassem a pesca do tubarão e criação de reservas.

Recentemente, o Ministro da Agricultura das Bahamas avançou com estas medidas nas águas territoriais do arquipélago, ao proibir a pesca do tubarão, bem como a venda, importação e exportação de produtos de tubarão.

A medida surge na sequência de um apelo dos ambientalistas a uma intensificação da protecção dos tubarões, cuja pesca já tinha sido limitada após a proibição em 1993 da arte de pesca que se utilizava para o efeito, após o anúncio de uma empresa local da sua intenção de começar a exportar carne e barbatanas de tubarão para Hong Kong.

A principal ameaça aos tubarões é a captura para obtenção de partes utilizadas na gastronomia chinesa.

O novo Santuário de tubarões das Bahamas abarca 630 000 Km2 e vem estender o estatuto de protecção já existente nas Honduras, nas Maldivas e Palau.

Para reforçar a medida o governo anunciou também o aumento das multas associadas à pesca de tubarão de 3 mil dólares para 5 mil dólares americanos.

Segundo o Primeiro Ministro das Bahamas “Estas medidas estão em linha com o compromisso do governos de adoptar políticas e estratégias de conservação de forma a salvaguardar o ambiente marinho e terrestre”.

Por outro lado, o turismo de mergulho associado aos tubarões constitui uma importante fonte de receitas para o país, que ascendem a 80 milhões de dólares por ano, segundo noticiado pela BBC.
 

FONTE: NATURLINK