Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

HOJE, SÁBADO E DOMINGO

«Santa Maria Manuela» na Marina Parque das Nações

Este majestoso veleiro está atracado na Marina Parque das Nações de hoje, dia 5, até 7 de Agosto, na comemoração da edição de 2011 do Festival dos Oceanos.

Com visitas abertas das 10h00 às 23h00, nos dias 5 e 6 e das 10h00 às 18h00, no dia 7 de Agosto, o "Santa Maria Manuela" promete embelezar a Marina e cativar os passantes a uma pequena visita.
O "Santa Maria Manuela" é um antigo lugre bacalhoeiro, construído em 1937 pela Companhia União Fabril, Lisboa (Portugal).

É Junto do gémeo "Creoula" que inicia a sua actividade na pesca do bacalhau, integrando a famosa "Portuguese White Fleet".

Parcialmente demolido em 1993, numa acção de onde apenas se preservou o seu casco, em 2007 a empresa Pascoal tornou-se a proprietária do baixel, dando início ao processo de reconstrução do "Santa Maria Manuela", finalizado em Maio de 2010.

Actualmente serve o treino de mar, com uma capacidade para 50 tripulantes, permitindo vivências únicas de participação activa.

A participação deste grande veleiro no Festival dos Oceanos enquadra-se na expedição científica SMM/MarPro 2011, que reúne universidades ibéricas (Campus do Mar) com o objectivo de monitorizar o mar português e estudo da sua biodiversidade.

No Festival dos Oceanos, esta mítica embarcação, terá o papel activo de se apresentar como mais que um museu expositivo, mas como um espaço interactivo, onde as actividades se anunciam num panorama lúdico e formativo.

Serão, de igual forma, realizadas palestras organizadas pela Expedição SMM/MarPro 2011, abertas ao público e mediante marcação no site do Festival dos Oceanos.

Nota: sem marcação prévia e nome a constar no check-list, à entrada, os visitantes não poderão assistir às palestras no salão multiusos.