Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
Tartarugas marinhas podem extinguir-se no Sal em 5 anos
Dentro de cinco anos, as tartarugas marinhas podem desaparecer por completo das praias do Sal, caso não haja uma diminuição do número de mortes desta espécie na ilha. Este é o panorama assustador traçado por ambientalistas e organizações de protecção e preservação das tartarugas marinhas careta-careta na ilha do Sal.
Mal arrancou a temporada de desovas do ano de 2011, a SOS Tartarugas, organização de protecção e conservação das tartarugas, já encontrou algumas carcaças nas praias do Sal. A situação é preocupante, sobretudo por causa do risco de extinção da espécie na ilha. Se a caça continuar, alerta a instituição, as tartarugas marinhas podem desaparecer por completo do Sal, num curto período de tempo, cinco anos.
Recentemente no lançamento do “Livro para Pintar sobre a biodiversidade”, destinado aos alunos do EBI, os ambientalistas descreveram uma situação preocupante na ilha do Sal. É que a caça vem aumentando, mesmo com a vigilância apertada. Em 2010, segundo os dados da SOS Tartarugas, foram mortos 42 animais, oito nas praias protegidas e 35 onde não há vigilância.
Os dados mostram que no ano passado deram à costa do Sal um total de 1760 tartarugas careta-careta, o que significa um aumento de 60 por cento em relação ao ano de 2008 e uma diminuição de 54 por cento quando comparado com o número de ocorrências em 2009. Foram identificados 566 ninhos e 120 tartarugas foram marcadas.
FONTE: A SEMANA
Artigos relacionados: