Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
J.Canão distinguida com galardão PME Líder
A J.Canão, Lda, que se destaca no sector Transportes, Portos e Logística, sobretudo, por ter desenvolvido a Janela Única Portuária e a componente portuguesa do SafeSeaNet, renovou, recentemente, o estatuto PME Líder, que distingue as empresas nacionais com perfis de desempenho superiores.
Atribuído pelo Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI), “o Estatuto PME Líder visa reforçar a visibilidade das empresas de dimensão intermédia que integram o segmento mais competitivo da economia nacional, funcionando como selo de reputação e estímulo no prosseguimento de dinâmicas empresariais, que contribuam de forma sustentável para a criação de riqueza e bem-estar social”.
Para José Canão, director-geral da empresa, “esta distinção, num período de tão grandes dificuldades, é um motivo de orgulho, pois significa, o reconhecimento do bom trabalho realizado e, em simultâneo, um incentivo ao seu desenvolvimento com recurso a métodos inovadores”.
A J.Canão, sedeada em Viana do Castelo, desenvolve e implementa soluções globais de Software "chave na mão" e soluções "à medida", configuráveis e suportadas em tecnologias inovadoras, desde 1987.
Destaca-se, sobretudo, por ter desenvolvido a Janela Única Portuária para os portos de nove Administrações Portuárias nacionais e a componente portuguesa do SafeSeaNet.
O Livro Branco para os Transportes, divulgado em Março de 2011 e no qual a Comissão Europeia estabelece objectivos até 2050, considera que o “SafeSeaNet, sistema de informação e acompanhamento do tráfego de navios, tornar-se-á o núcleo de todos os meios de informação marítima pertinentes para a segurança no transporte marítimo e para a protecção do meio marinho contra a poluição causada pelos navios”.
A J.Canão tem vindo a reforçar a sua posição no sector Transportes, Portos e Logística também com novas soluções para Administrações Portuárias, Agentes de Navegação, Empresas de Estiva/ Concessionários, Operadores Logísticos, Parques de Contentores e Transitários. Estas, além das funcionalidades que permitem efectuar uma gestão eficaz e eficiente do negócio, possibilitam o controlo de Entreposto Aduaneiro, de Depósito Temporário de Mercadorias e de Armazém de Exportação com mensagens standard de ligação aos despachantes e à Alfândega, a integração com outros sistemas de informação da cadeia de negócio e a integração com a Janela Única Portuária.
Tem feito ainda uma grande aposta nas instituições de ensino superior com soluções nas áreas financeira, recursos humanos e de gestão de processos e documentos, além de desenvolver e implementar novos produtos de gestão global das Autarquias.
A J.Canão é certificada pela APCER segundo a NP EN ISO 9001, com o âmbito “Concepção, Design, Desenvolvimento, Consultoria e Outsourcing para projectos de Software e Hardware”, é Entidade Formadora acreditada pela Direcção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT); é PME Líder, Membro da Rede PME Inovação COTEC, Microsoft Gold Certified Partner e Oracle Gold Partner.
FONTE: Gabinete de Comunicação da J.Canão