Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

ARQUIVO HISTÓRICO-DOCUMENTAL DO PORTO DE AVEIRO

Preservando a memória de um porto e de uma região

O Porto de Aveiro disponibiliza, desde 3 de Abril de 2009, na web, o portal do Arquivo Histórico-Documental da APA (AHDAPA). São milhares de documentos de inegável valia histórica à disposição de todos os cibernautas, numa iniciativa pioneira em Portugal, no que reporta às administrações portuárias.

A disponibilização ao público do portal do AHDAPA resulta de processo desencadeado pela Administração do Porto de Aveiro, a partir de 2006, processo tendente à inventariação, catalogação e conservação do espólio existente.
Um processo moroso, quer pelo elevado número de documentos disponíveis, quer pelo rigor exigido.

A disponibilização na web do primeiro lote dos milhares de documentos existentes corre a par da tendência hodierna de aproveitar as virtualidades da ciberesfera para alargar incomensuravelmente os espaços expositivos tradicionais, antes cingidos à apresentação física em sala.

O portal, desenvolvido pela credenciada empresa TELEFORMAR, é composto por oito núcleos, que se subdividem em 20 secções. “Cartografia”, “Manuscritos”, “Bibliografia”, “Periódicos”, “Não-periódicos”, “Artigos” e “Peças com História”, são algumas das secções disponibilizadas. Os audiovisuais marcam também lugar de destaque, com a disponibilização de milhares de fotografias, mais de duas centenas de vídeos e algumas dezenas de registos áudio.

Há ainda espaço para a disponibilização integral de todas as newsletters electrónicas difundidas pelo Porto de Aveiro, ultrapassando já a centena de edições.
A secção de “Clipping” é preenchida com recortes da imprensa escrita e documentos dos media electrónicos versando a actividade do Porto de Aveiro ao longo dos anos.

Lugar também para “Grafismos”, “Publicidade”, “Banners” e “Sites”. Por último, disponibilizam-se intervenções e apresentações efectuadas em iniciativas do Porto de Aveiro ou em actos que contaram com a participação de representantes da APA, S.A.

As Comunidades Portuárias, portuguesas e estrangeiras, os cientistas e os cidadãos em geral passaram a dispor de um instrumento de grande utilidade para consulta e apoio à investigação.
O portal assume, também, um papel de relevo na divulgação da história de uma actividade nobre como o é a actividade portuária. Funciona como instrumento fomentador de novas pesquisas, novas investigações em torno do espólio existente.

Importa salientar o pioneirismo da iniciativa, por se tratar da primeira administração portuária a webizar os conteúdos do arquivo histórico-documental à sua guarda. Liberta-se, assim, este valioso espólio da clausura que o agrilhoava em inútil penumbra, fomentando-se o seu usufruto pela comunidade.